quinta-feira, 15 de julho de 2010

São Boaventura - O Santo do Dia


O santo de hoje foi bispo e reconhecido doutor da Igreja do Cristo que chamou pescadores e camponeses para segui-lo no carisma de Francisco de Assis, mas também homens cultos e de ciência. São Boaventura era um destes homens de muita ciência, porém, de maior humildade e conhecimento de Deus, por isto registrou o que vivia.

Escreve ele: "Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça". 

Boaventura nasceu no centro da Itália em 1218, e ao ficar muito doente recebeu a cura por meio de uma oração feita por São Francisco de Assis, que percebendo a graça tomou-o nos braços e disse: "Ó, boa ventura!". Entrou na Ordem Franciscana e, pela mortificação dos sentidos e muita oração, exerceu sua vocação franciscana e sacerdócio na santidade, a ponto do seu mestre qualificar-lhe assim: "Parece que o pecado original nele não achou lugar". 

São Boaventura, antes de se destacar como santo bispo, já chamava - sem querer - a atenção pela sua cultura e ciência teológica, por isso, ao lado de Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino, caracterizaram o século XIII como o tempo de sínteses teológicas.

Certa vez, um frei lhe perguntou se poderia salvar-se, já que desconhecia a ciência teológica; a resposta do santo não foi outra: "Se Deus dá ao homem somente a graça de poder amá-Lo isso basta... Uma simples velhinha poderá amar a Deus mais que um professor de teologia". O Doutor Seráfico, assumiu muitas responsabilidades, como ministro geral da Ordem Franciscana, bispo, arcebispo, até que depois de tanto trabalhar, ganhou com 56 anos o repouso no céu.

São Boaventura, rogai por nós!


                    

Liturgia Diária

São Boaventura
EVANGELHO
Mateus 11, 28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

COMENTÁRIO
"Deus é nossa esperança, vida e salvação."
O coração de Deus tem sempre tempo para amar para nos amar, e é nossa esperança, vida e salvação. Nossos corações não tem tempo para amar porque estão sobrecarregados pela solicitação das nossas ambições, pelo desejo do êxito, pela sede do dinheiro, por nossos rancores e invejas e, também, por nossas paixões.
Felizes aqueles que descobrem que amar com o amor com que Deus nos ama requer tempo. A fidelidade a um semelhante amor exige que nos coloquemos e perseveremos na escola daquele que seguiu entre os homens um caminho de amor, cujo termo foi a cruz.
É o segredo do amor que, iluminando, aquecendo com sua chama os que dele se aproximam, revela-lhes o esplendor do amor, da misericórdia, das compaixões, do perdão de Deus.
Se tudo é possível a Deus, se as impossibilidades do homem abrem caminho às suas possibilidades, se cremos que a Deus é possível acolher favoravelmente a oração de Jesus Cristo pelos seus discípulos, que todos sejam um, porque sabemos que ele é amor, amor paciente, sempre a recomeçar no respeito às liberdades que ele mesmo fortifica.

"Do céu, o Senhor contemplou a terra." Salmo 101(102),20b

domingo, 11 de julho de 2010

Comunicado!

Nesta terça-feira (13/07) acontecerá a abertura da Festa Religiosa de Santa Maria Madalena. Como em todos os anos, acontecerá a carreata de abertura, com representação de todas as pastorais, movimentos e serviços.


Pedimos a todos que compareçam à Praça Cassiano Rodrigues às 17h30, com as respectivas camisas, para nos dirigir-mos até a concentração no pátio do Posto Pedra do Galo.


"Vamos com Madalena, nos alegrar!"