sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Santa Teresinha do Menino Jesus

A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.


Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.


O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.


Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"


Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja. 


Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


[FONTE: www.cancaonova.com]

Liturgia diária

Santa Terezinha do Menino Jesus
EVANGELHO
Lucas 10, 13-16


Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. 

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".


São Miguel


O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)


São Gabriel


O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.


São Rafael


Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). 


São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!


[FONTE: www.cancaonova.com]

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CERIS começa atualização de dados da Igreja Católica no Brasil

Com o objetivo de atualizar os dados da Igreja Católica no Brasil, o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em parceria com a Promocat Marketing Integrado, convoca as dioceses, arquidioceses, institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica masculino e feminino para participar e responder ao Censo da Igreja 2010.


Em 2008, a Promocat realizou o Censo apresentando novidades no novo Anuário Católico impresso. Segundo o secretário geral da CNBB e diretor-presidente do CERIS, Dom Dimas Lara Barbosa, a equipe de pesquisa necessita da “indispensável” colaboração das dioceses e organismos para realizar o Censo para o Anuário 2011/2012.


“Para que a pesquisa seja fiel aos dados enviados, como primeira ação, a diocese ou congregação deverá cadastrar um ou dois responsáveis que responderão as perguntas do Censo da Igreja Católica 2010 e manterão seus dados atualizados”, explica Dom Dimas.


Já o processo de reformulação do Censo Anual da Igreja Católica no Brasil (Caic-Br) está em fase de informatização, como explica o coordenador geral do Censo, Dom Hugo da Silva Cavalcante. “Estamos na etapa de informatização da pesquisa realizada pela CERIS. Por isso, incentivar a utilização da internet buscando atualizar as renovações do Censo por meio do portal www.guiacatolico.com é, também, muito importante para continuarmos avançando”, destacou.


A Promocat Marketing Integrado é a única empresa contratada e autorizada a realizar a pesquisa, o tratamento dos dados, o arquivamento, a editoração, a publicidade e comercialização do Anuário impresso. “A participação de toda a Igreja no Censo Anual é fundamental para o seu sucesso e o alcance dos seus objetivos”, diz Dom Dimas, em carta enviada a todos os bispos do Brasil.


O cadastro poderá ser feito diretamente pelo e-mail cadastro@guiacatolico.com ou pelo telefone (11) 2099-6688.


Mais informações no site www.guiacatolico.com/blog.


[FONTE: www.cancaonova.com]

Liturgia diária

26ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 9, 51-56


51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de sama ritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.