sexta-feira, 30 de março de 2012

Via-Sacra emociona público presente


EMOÇÃO... Esse era o sentimento expresso no rosto de cada participante da última Via-Sacra da Juventude. Durante toda a Quaresma, os jovens se reuniam às sextas-feiras de fronte a Igreja Matriz, para em caminhada, reviverem a Via Crúcis, refletindo todo o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. 

Nas preparações para o evento, surgiu à ideia de encenar o momento, e assim, mais de 20 jovens se empenharam contra o tempo, para que pudessem preparar um momento tão épico. 

Já ultrapassava às 19h de hoje, quando a comunidade jovem de Madalena saía percorrendo as principais ruas da cidade, trazendo aos olhos de todos os presentes, a mais comovente e verdadeira história de Amor desse mundo. 

Foi a primeira vez que a Paróquia realizou uma encenação desse tipo. Alguns presentes, até pediram que fosse dramatizado novamente durante a Semana Santa. Uma jovem, que acompanhou de perto cada momento, relatou: “Foi lindo... Só tinha visto algo parecido na televisão. Muito emocionante”. 



É com o sentimento de dever cumprido que o EJC de Teixeira agradece, primeiramente a DEUS, que mesmo diante nossa pequenez e sem sermos dignos de tal ato, nos permitiu realizar mais uma Obra de Evangelização. Agradecemos também a todos que fazem a Paróquia de Sta. Maria Madalena, em especial ao Pe. José Nildo, pela confiança depositada nas ovelhas jovens do rebanho. Enfim a todos os participantes e colaboradores, que de alguma forma ajudou e contribuiu para que mais um momento como esse fosse realizado. 

Que tenhamos uma Semana Santa de oração e penitência, que possamos aprender a Amar mais, perdoa mais, sentir mais, obedecer mais, respeitar mais... E que DEUS se faça presente em todos os momentos dessa, que é a Semana mais importante na vida do Cristão Católico. 

Que JESUS continue nos abençoando!!

Via-Sacra (Parte III)



















Via-Sacra (Parte II)














Via-Sacra (Parte I)



 

























EJC de Teixeira realizará hoje encenação da Via-Sacra


O EJC, Encontro de Jovens com Cristo, da Paróquia de Santa Maria Madalena, em Teixeira, irá realizar hoje a encenação da Via-Sacra.

Durante todas as sextas-feiras do período quaresmal os jovens rezavam a Via-Sacra percorrendo as principais ruas, e hoje (sexta-feira, 30) para encerrar, farão a dramatização e reflexão dos caminhos percorridos por Cristo desde a sua condenação até a morte, lembrando também a Ressurreição.

O que é a Via-Sacra

Por “Via Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte
2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez
4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5ª Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez
8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9ª Estação: Terceira queda de Jesus
10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz
12ª Estação: Jesus morre na cruz
13ª Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe
14ª Estação: Jesus é enterrado


Convide seus amigos, familiares e vizinhos para participar desse momento de reflexão e oração. A Via-Sacra sairá às 19h da Igreja Matriz, e passará por ruas do centro da cidade.

Quaresma

Texto 06

Preparação para a Confissão

Preparação remota: Educamo-nos na fé pelo estudo da Palavra de Deus, do Catecismo e demais obras e documentos da Igreja, assim como com a leitura e a imitação da vida dos santos, a vivência dos sacramentos, a participação na Santa Missa e o seguimento aos ensinamentos de Cristo.
Preparação imediata: Fazer o exame de consciência antes da confissão. Ir a um lugar tranquilo, preferivelmente diante do sacrário, para orar. Só Deus pode iluminar nossa realidade e nos dar os meios para responder à graça.

Contemplamos a vida de Jesus e Seu amor manifesto na Cruz. "Contemplai ao que transpassaram" (cf. Jo 19,37). Como tenho respondido a tanto amor e a tantas graças? Examinamos nossa vida diante da lei de Deus. Por isso ajuda fazer um exame escrito que nos recorde o que esquecemos. Recordamos que não se trata de sugestões, Deus nos deu MANDAMENTOS. Quebrá-los é quebrar nossa aliança com Deus e cair em pecado.

Não se trata tão somente de enumerar pecados, mas sim de descobrir a atitude do coração e com dor por nossos pecados, FAZER O FIRME PROPÓSITO DE NÃO VOLTAR A COMETÊ-LOS.

Sempre há áreas nas quais somos mais fracos e requerem atenção especial, mas se compreendermos que Cristo - não a cultura - é o exemplo que devemos seguir –, veremos que em tudo temos muito o que crescer.

A confissão só pode ser feita diante de um sacerdote.


Exame de consciência com base nas três rupturas

Examine-se - ajudado por estas perguntas - quais pecados você cometeu desde sua última confissão? Trate de não ficar no exterior, mas sim nas atitudes do coração e as omissões.

Ruptura com Deus: Amo verdadeiramente a Deus com todo meu coração ou vivo mais apegado às coisas materiais? Preocupei-me por renovar minha fé cristã com a ajuda da oração, da participação ativa e atenta da Santa Missa dominical, a leitura da Palavra de Deus, etc.? Guardo os domingos e dias de festa da Igreja? Cumpri com o preceito anual da confissão e a comunhão pascal? Tenho uma relação de confiança e amizade com Deus, ou cumpro somente com ritos externos? Professei sempre, com vigor e sem temores, minha fé em Deus? Manifestei minha condição de cristão na vida pública e privada? Ofereço ao Senhor meus trabalhos e alegrias? Recorro a Ele constantemente, ou só O busco quando necessito d'Ele? Tenho reverência e amor para o nome de Deus ou O ofendo com blasfêmias, falsos juramentos ou usando Seu santo nome em vão?

Ruptura comigo mesmo: Sou soberbo e vaidoso? Considero-me superior a outros? Procuro aparentar algo que não sou para ser valorizado pelos outros? Aceito a mim mesmo ou vivo na mentira e no engano? Sou escravo de meus complexos? Que uso tenho feito do tempo e dos talentos que Deus me deu? Eu me esforço por superar os vícios e inclinações más como a preguiça, a avareza, a gula, a bebida, a droga? Caí na luxúria com palavras e pensamentos impuros, com desejos ou ações impuras? Realizei leituras ou assisti a espetáculos que reduzem a sexualidade a um mero objeto de prazer? Caí na masturbação ou a fornicação? Cometi adultério? Recorri a métodos artificiais para o controle da natalidade?

Ruptura com os irmãos e com a criação: Amo de coração o meu próximo como a mim mesmo e como o Senhor Jesus me pede que O ame? Em minha família colaboro em criar um clima de reconciliação com paciência e espírito de serviço? Tenho sido um filho obediente a meus pais, prestando-lhes respeito e ajuda em todo momento? Preocupo-se em educar na vida cristã meus filhos e de respirá-los em seu compromisso de vida com o Senhor Jesus? Abusei de meus irmãos mais fracos e indefesos, usando-os para meus interesses? Insultei meu próximo? Escandalizei-o gravemente com palavras ou com ações? Se me ofenderam, sei perdoar, ou guardo rancor e desejo de vingança? Compartilho meus bens e meu tempo com os mais pobres, ou sou egoísta e indiferente à dor de outros? Participo das obras de evangelização e promoção humana da Igreja? Eu me preocupo pelo bem e a prosperidade da comunidade humana em que vivo ou passo a vida preocupado tão somente comigo mesmo? Tenho cumprido com meus deveres cívicos? Pago meus tributos? Sou invejoso? Sou fofoqueiro e enganador? Difamei ou caluniei alguém? Violei segredos? Fiz julgamentos temerários sobre outros? Sou mentiroso? Causei algum dano físico ou moral a outros? Inimizei-me com ódios, ofensas ou brigas com meu próximo? Tenho sido violento? Procurei ou induzi alguém ao aborto? Tenho sido honesto em meu trabalho? Usei corretamente a criação ou abusei dela com fins egoístas? Roubei? Sou justo na relação com meus subordinados tratando-os como eu gostaria de ser tratado por eles? Participei do negócio ou consumo de drogas? Caí na fraude ou estelionato? Recebi dinheiro ilícito?...


Esse foi nosso último texto sobre a Quaresma. Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre esse tempo tão importante para a nossa Igreja.

Que tenhamos uma Semana Santa de Penitência e Oração... PAZ E LUZ!!

quarta-feira, 28 de março de 2012

EJC dramatizará a Via-Sacra


Nesta sexta-feira (30) o EJC-Teixeira irá realizar a encenação da Via-Sacra. A meditação dos caminhos percorridos por Cristo sairá às 19h da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, e percorrerá as ruas do centro da cidade.

O EJC convida todos os jovens e pessoas em geral para se fazerem presentes, e assim caminharem juntos refletindo a dor e o sofrimento de Jesus, que demonstrou profunda obediência e um infinito amor por todos nós!

terça-feira, 27 de março de 2012

Amar é querer bem


Ouvimos e falamos muito sobre o amor, sobre o seu significado, sua importância e como demonstrá-lo. Criamos diversas maneiras de expressar esse sentimento, de fazê-lo vivo em nossos relacionamentos. Falamos do amor de Deus. Porém, se formos descrever o que é amar, uma resposta simples e exata talvez não seja encontrada imediatamente. Então, o que é amar afinal? Amar nada mais é do que querer bem. É de nossa natureza desejar bem a quem amamos, às pessoas que estão à nossa volta e que nos são queridas. Mas se é assim, por que invadimos a liberdade do outro, impomos limites e regras que podem desrespeitá-lo de alguma forma, querendo que tudo seja feito do nosso jeito? Desta forma, acabamos causando a infelicidade dele e nos contrapomos à realidade de amar.

Só seremos capazes de sanar as faltas afetivas de nossos corações se permitirmos a ação do Espírito Santo em nosso ser, pois sem Ele é impossível. Só assim estaremos abertos para nossa grande missão que é o amor. Jesus nos deixou este mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amo” (Jo 15,21). Não é preciso exemplo maior de amor do que o de nosso Senhor: amor incondicional, sem cobranças, sem interesses. É Ele quem nos pede para amarmos de tal maneira, para termos um sentimento puro e isento de interesses próprios.

Temos de Deus, por amor, uma auxiliadora: Maria Santíssima. Com Sua simplicidade, doçura, pureza e amor, Ela nos ensina o novo de Deus. Foi esse amor ao Pai que a fez prosseguir ao lado de Seu Filho na Cruz, onde Ela sofreu com amor e por amor.

Como diz uma música, a menor intenção de ser melhor já é amor. Então, o que temos a oferecer aos outros é aquilo que de melhor possuímos; e mesmo que consideremos pouco, em Deus se torna o nosso maior e melhor amor.

Nascemos para amar. Ser amado é consequência, pois, como nos diz Jesus, “viemos ao mundo para servir, não para sermos servidos”. Precisamos amar verdadeiramente, mesmo que isso não nos traga nenhum acréscimo ao ego, nenhum retorno. Devemos ter no coração o sentimento de simplesmente, de querer bem ao outro e sermos capazes de doar nosso sangue, se preciso for, por aqueles que amamos. Também não podemos hesitar em nos entregar a Quem que nos ensinou o amor e nos amou primeiro.

FONTE: http://www.cancaonova.com

segunda-feira, 26 de março de 2012

Liturgia Diária

Anunciação do Senhor
EVANGELHO
Lucas 1,26-38


Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 25 de março de 2012

Reconcilia-se com a sua história

É difícil compreender o Salmo de hoje que diz: “do coração atribulado está perto o Senhor (Sl 33)”, porque normalmente não sentimos consolação quando nosso coração está atribulado, quando há alguma inquietação em nós ficamos atribulados, e isto gera em nós uma angústia. Porém, é justamente nos momentos de tribulação que experimentamos o consolo de Deus. Para isso é preciso deixar-se ser cuidado pelo Senhor, e isto é a verdadeira cura interior.

Mas para sermos curados é preciso conhecermos o Senhor, isto requer comunhão com Ele, quando isso acontece nos apropriemos Dele e Ele de nós. Somos convidados então a deixar que Cristo tome posse de mim, através do conhecimento para que sejamos curados. Esta é a primeira dica para nossa cura interior.

Precisamos acolher este amor porque Jesus não nos ama da boca para fora, Ele nos ama ao ponto de dá a vida por nós, este amor é gratuito. Assim, buscar, possuir, deixar o Senhor nos dominar, tudo isso nos conduzirá para que Ele de fato nos conduza a sua vontade. Para isso é preciso deixarmos o pecado, romper com tudo o que nós afasta de Jesus.

Inúmeras vezes paramos nas pequenas coisas e ficamos girando toda a nossa vida diante das situações dolorosas, esquecemos do amor do Senhor. Não podemos ficar preso nas dores apenas, precisamos tomar posse da nossa história, mesmo com as dores, e entregá-la a Jesus, pois seu amor é maior que tudo. A chave para sermos curados é amar, e amar significa sairmos de nós mesmos e doarmos aos outros.

Conhecer a Deus e buscá-lo é o caminho para nossa cura. Precisamos então reconhecer o Senhor, em todas as situações, mesmo aquelas mais dolorosas, pois somente Ele é capaz de te oferecer o consolo que precisamos.

Outro ponto que devemos observar para sermos curados é nos conhecermos, pois sabendo quais são as nossas feridas permitimos que o Senhor nos cure. Pois quando você tomar posse de toda a sua história e entregá-la ao Jesus você perceberá a obra de salvação Dele em sua vida.

O curado para amar é aquele que acima de tudo deixou o Senhor entrar em seu coração, em sua intimidade, e tomar posse de tudo, na certeza que ele sana, cura, todos os fatos da nossa história. Peça ao Senhor que cure toda a sua história, rogue a Ele a graça de se perdoar.

Se reconcilie com você mesmo e com Jesus, perdoe aquelas pessoas que você precisa perdoar, deixe o Senhor caminhar na sua história.

Queridos, não somos coitados, porque o amor de Deus é muito grande por nós. E somente Ele possui o domínio sobre nós. Que o Senhor entre em nossa vida e realize sua obra em nossa vida.

Deus nos abençoe!!

[Pe. Reinaldo Cazumbá]