sábado, 5 de junho de 2010

Quando o que parecia impossível se torna realidade...


“Talvez faça algum tempo desde que você vem sendo afligido por alguma situação ou coisa que o fez desejar ter o poder de acabar com a causa de seu sofrimento.

Talvez você já venha tentando de tudo, seguindo fielmente as dicas e experimentando novas técnicas e idéias, na esperança de encontrar, ao menos, algum alívio para sua dor. Mas a questão é que a chave para se vencer o mal, qualquer que seja ele, não é uma idéia, estratégia ou coisa, e sim uma pessoa: Jesus! Só Ele detém o poder de anular as forças de destruição e morte que agem neste mundo.

O que você não tem forças para mudar, as realidades que lhe são impossíveis superar, todas as tramas da vida que foram aos poucos apagando a sua esperança perdem o seu poder na presença de Jesus.

Contra todas as portas que lhe foram fechadas, Deus coloca, hoje, à sua frente, uma porta aberta que ninguém pode fechar (Ap 3, 8). Jesus é a porta, e quem entra por essa porta encontrará segurança, liberdade e não lhe faltará nada (cf. Jo 10,9). Quem poderá medir a gratidão de uma pessoa que, sendo perseguida por furioso inimigo, vê que alguém lhe abriu a porta de casa e lhe oferece proteção?

Porque não temos forças de chegar até Deus, Ele veio a nós; porque temos um inimigo, que nos ataca e nos assola com toda espécie de males, Deus se pôs ao nosso lado na luta de nos fazer vencer.”


Extraído do livro Vencendo aflições – Alcançando milagres, de Márcio Mendes.

Liturgia diária

9ª Semana Comum
EVANGELHO
Marcos 12, 38-44


Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: "Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação".
41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: "Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver". 

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mundo real...


Estamos vivendo um período em que procuramos suprir nossas carências no mundo virtual. Damos incondicionalmente do nosso tempo e oferecemos muito de nós. Nos abrimos, enviamos flores virtuais, abraços virtuais, palavras de consolo, infinitos bons dias e boas noites. Trazemos sonhos e oferecemos nossa amizade sem nos questionar. Sabemos pouco uns dos outros, mas isso não tem importância. Quando a porta do mundo virtual se abre, entramos e não nos preocupamos em saber se existe uma porta de saída. 

Enquanto isso, ao nosso lado, na nossa vizinhança, na nossa cidade e, mesmo, dentro da família, as pessoas vão sendo deixadas. Nos esquecemos do bom dia diário, do sorriso luminoso que pode iluminar o dia de alguém, de um olhar sincero do "pode contar comigo" que escrevemos tantas vezes a quem não conhecemos. 

Mas quando Deus permitiu que a internet fosse criada, foi para que mais portas se abrissem e não que outras fossem fechadas. Penso que Ele queria que nos abríssemos para o mundo, mas que jamais desejou que nos fechássemos em nossa casa. 

Então, por que não trocar de vez em quando algum tempo diante do pc por uma boa xícara de café com alguém que conhecemos? No lugar de um e-mail de bom dia que vai ficar guardado numa caixinha virtual, um caloroso bom dia por telefone que vai ficar guardado no coração. Uma boa gargalhada a dois, três ou mais pode ser ainda mais saudável que uma solitária diante de uma tela.

Experimente de vez em quando voltar ao mundo real. Ser uma bênção virtual é enriquecedor e nos traz grandes satisfações. Mas se, além disso, podemos ser uma bênção real e uma real bênção, nossa missão de ser anjos na terra vai estar sendo maravilhosamente cumprida.

[Letícia Thompson]

Liturgia Diária

9ª Semana Comum
EVANGELHO
Marcos 12, 35-37


35Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?" E uma grande multidão o escutava com prazer.

COMENTÁRIO
"A felicidade plena está no encontro com Cristo."
Jesus ensinava, e a multidão ouvia-o com satisfação. Aqui encontramos três sentenças de Jesus: a primeira é uma oração de louvor, possui o selo da oração de Jesus. Ela é dirigida ao pai como Senhor do céu e da terra.
Na segunda, o Pai conhece o filho em profundidade e o revela em dois  momentos culminantes de sua vida, nos quais, por meio da voz celeste, revela a sua condição de filho único e amado: isso aparece no Batismo e na Transfiguração.
A terçeira éa frase de Jesus "Meu Pai tu me entregou", que está em relação com a designação "Deus está entre nós". Jesus é a presença de Deus na terra.
Esse encontro nas palavras de Cristo manifestava o quanto ele conhecia o ser humano e quanto o amava.
Com isso, Cristo nos manifesta que o centro de noso coração deve ser de Deus. E ele, Cristo, que é o coração do mundo, deve ser o coração do nosso coração de homem. Por isso é que Cristo atrai todos a si. Todo homem encontra em Cristo a realização de seus mais íntimos e amplos anseios.

"Grande paz Têm, Senhor, aqueles que amam vossa lei." Salmo 118(119),165a

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corpus Christi

 
O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que lea se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

 


A Paróquia de Santa Maria Madalena fará sua celebração às 16:00h na Igreja Matriz, saindo depois em caminhada até a Capela da Sagrada Família. Você membro de Pastoral, deve ir com sua camisa.

Liturgia Diária


CORPUS CHRISTI
EVANGELHO
Lucas 9, 11b-17


Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.
12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto".
13Mas Jesus disse: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Eles responderam: "Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente".
14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: "Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta".
15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. 

COMENTÁRIO
"Dá-lhes vós mesmos de comer."
A eucaristia é a presença de Jesus ressuscitado, é um mistério de fé que manifesta e consuma a unidade de Deus com os homens. Deus se fez homem. Deus deseja estar com todos, servindo, acolhendo, sendo comunhão.
Crer e celebrar a Eucaristia provoca na sociedade efeitos concretos de comunhão. A Eucaristia é o prolongamento de encarnação de Cristo nos séculos. A Eucaristia multiplica Deus no mundo. Este mistério está no coração da Igreja, que o entende como síntese e ápice de toda sua missão e fundamento de todo seu ser. É o amor que faz ver e conhecer profundamente esse mistério. E a fé deve ser iluminada pelo amor.

"Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec." Salmo 109(110),4bc

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Liturgia Diária


9ª Semana Comum
EVANGELHO
Marcos 12, 18-27


Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19"Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão".
20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!"
24Jesus respondeu: "Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: 'Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados".

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sou humano demais pra compreender...


"O que me fascina em Jesus não é sua capacidade de ressuscitar os mortos, de curar os cegos, os paralíticos. O que me fascina Nele é sua capacidade e coragem de dizer que Deus é Pai. Um Pai que tem preferência pelos piores homens e mulheres deste mundo. Um Pai que ama os que não merecem ser amados, que abraça os que não merecem ser abraçados e que escolhe os que não merecem ser escolhidos. Um Pai que quebra as regras ao nos desconsertar com seu amor tão surpreendente. Um Pai que não quer se ocupar com os erros que você cometeu até o dia de hoje, porque o amor que Ele tem por você é um amor cheio de futuro. Ele não está preso ao seu passado e a Ele não interessa o que você fez ou deixou de fazer de sua vida. Para Ele o que importa é o que você ainda pode fazer!"

[Pe. Fábio de Melo]

Que cada um de nós possamos, nos dias de hoje, se espelhar nas atitudes de JESUS. Que Ele sim, seja direcionamento de nossas escolhas. Que possamos olhar as pessoas um pouco mais devagar, sem estereótipos ou preconceitos, pois só assim, podemos nos aproximar daquilo que o Senhor quer para nós.
Chega de apontar o dedo, a hora é de se olhar no espelho, e tentar enxergar o que de Cristo há em nós. Se o vazio permanecer, e os erros forem demais, reveja os conceitos, mude as atitude, deixe de lado o que de mal existe... Vire a página.

É tempo de recomeçar...

"Sou humano demais pra compreender
humano demais pra entender
Este jeito que escolheste de amar quem não merece
Sou humano demais pra compreender
humano demais pra entender
Que aqueles que escolheste e tomaste pela mão
Geralmente eu não os quero do meu lado."


Liturgia Diária

São Justino, Mártir
EVANGELHO
Marcos 12, 13-17


Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: "Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?"
15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: "Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja". 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: "De quem é a figura e inscrição que estão nessa moeda?" Eles responderam: "De César".
17Então Jesus disse: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". E eles ficaram admirados com Jesus.

COMENTÁRIO
"A resposta de Jesus."
No imposto devido a César, a sutileza parece ser a seguinte: não há medida comum entre Deus e César, entre o Reino de Deus e a estrutura político-econômica. O conflito entre religião e vida é um processo que devemos - como Jesus - saber distinguir: dar a cada um o que lhe pertence, isto é, não misturar as coisas.
Muitas vezes, a religião é usada para interesses políticos,outras vezes, pretende-se desligar a religião da política. É necessário um novo relacionamento entre fé e política. Uma política sem fé é tão perigosa quanto o fanatismo de uma religião. Toda fé, toda religião, consciente ou inconscientemente, possui uma função política, mas não partidária.
Não se pode conceber a fé fora da realidade histórica em que se vive. Nossa fé deve ser transformadora da realidade para que o Reino de Deus aconteça.

"Senhor, fostes nosso refúgio de geração em geração." Salmo 89(90),1

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mãe da Vitória, Mãe do Senhor


"Assim como Maria, devemos deixar que o Espírito Santo nos ajude a ser amigos íntimos de Cristo. Assim como Maria, não devemos ter medo de trazer Cristo ao mundo em tudo o que fazemos – no casamento, na vida de solteiro, no estudo, no trabalho, na profissão. Através de nós, Cristo quer ir a muitos lugares e entrar em muitos corações".

João Paulo II (Wadowice, Polônia, 18-Mai-1920 – Vaticano, 2-Abr-2005)

 SHOW O FAROL - Batista Lima - Mãe da Vitória

AVE MARIA, MÃE DE DEUS!


Ave Maria!
Mãe plena,nossa mãe,
luz da manhã, mãe serena…

Mãe de Deus,alegria do mundo,
mensageira da paz…

Mãe da hora primeira,
guia do nosso caminho,
fiel companheira, ao longo da nossa jornada…

Mãe do amor maior,de toda a doçura
do mundo, mãe de Jesus,
mãe de toda a esperança…

Ave Maria!
Nossa mãe protetora, a vós rogamos:
iluminai-nos sempre,em nossos passos…

Amém!

Liturgia Diária


VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA
EVANGELHO
Lucas 1, 39-56


39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


COMENTÁRIO
"Seguir o exemplo de Maria."
O mês de maio e dedicado ao culto filial a Maria. A festa de hoje revela um modelo de vida cristã. A grandeza de maria está no fato de ter sido escolhida por Deus, acreditado na sua Palavra e ter dado a resposta através de um sim.
Maria vai até Isabel. Esse encontro é um dos exemplos mais belos do evangelho, de amor recíproco, cada uma se alegra com a legria da outra.
Nesse episódio, pela primeira vez uma pessoa humana, Maria, leva Cristo aos homens e lhe torna possível a sua obra de santificação. É a primeira missão de Maria, é sua nova tarefa em relação a Cristo.
O exemplo de Maria que visita Isabel nos ensina que o amor é um gesto concreto, eficaz, oportuno. Trata-se mais do que um sentimento, de umadecisão de ir ao encontro do outro e compartilharas alegrias e dores.


"É grande no meio de vós o Santo de Israel." Isaías 12,6b


A Paróquia de Santa Maria Madalena celebrará hoje, às 19:00h na Igreja Matriz, o encerramento do mês Mariano. PARTICIPE!!

domingo, 30 de maio de 2010

Liturgia Diária


Santíssima Trindade
EVANGELHO
João 16, 12-15


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.
13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.