quinta-feira, 14 de março de 2013

JMJ pode sofrer mudanças na agenda

A eleição do novo Papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, deve provocar alterações na agenda da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) — maior evento católico direcionado a jovens, cuja 28ª edição acontece no Rio, de 23 a 28 de julho. A afirmação é do vice-presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, dom Antônio Augusto. Segundo ele, os organizadores brasileiros da JMJ vão sugerir ao novo Papa um calendário mais extenso na visita à cidade

— Vamos a Roma na primeira oportunidade para conhecer o novo Papa, convidá-lo para a Jornada e apresentar uma agenda mais ampla — disse dom Antônio, em entrevista por telefone ao GLOBO, referindo-se a uma viagem em conjunto com o arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL, dom Orani Tempesta. — Os compromissos centrais da Jornada e sua estrutura se mantêm, mas outros momentos, que ainda vamos estudar, podem mudar. Vamos sugerir isso a ele. Mas é claro que ele vai dizer se é possível.

Segundo dom Orani, em coletiva de imprensa na tarde de ontem, o fato de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, ser latino-americano, faz com que aumente consideravelmente o interesse dos jovens de países vizinhos ao Brasil em vir ao Rio para o evento.

— É muito simbólico, porque a primeira Jornada Mundial da Juventude, e única na América Latina até agora, foi na Argentina. Creio que qualquer que fosse o Papa eleito, ele já atrairia uma maior curiosidade para o evento, que provavelmente será a primeira ou uma das primeiras viagens internacionais do Pontífice. Mas por ele ser latino-americano, acredito que aumente o deslocamento de pessoas de países vizinhos para o Rio — opina dom Orani. — Creio que o Papa Francisco poderá ter mais compromissos do que se poderia pensar para Bento XVI, que tinha dificuldades por conta da idade. É claro que ele (Francisco) não vai apostar corrida no Flamengo, pois tem 76 anos, mas tem saúde.

O arcebispo do Rio, porém, levantou um possível problema por conta do aumento do público da JMJ em julho: a logística de transporte.

— Temos alguns gargalos nessa vinda de mais pessoas, como o número de voos e de ônibus (partindo do mundo todo). É claro que vai haver um interesse maior do público em vir à Jornada, mas não vai ser possível aumentar muito mais o que se tem. Creio que isso exigirá da prefeitura e dos governos estadual e federal (por conta de nossas fronteiras), um trabalho de logística para poder receber todo mundo.

Dom Antonio Augusto também demonstrou cautela em relação ao maior número de jovens no Rio:

— Nossa preocupação é que o espaço físico não é elástico. Não podemos tumultuar a cidade e criar condições para que ocorra um risco de segurança. Vamos ter que trabalhar agora com o comitê organizador para ver o que é possível fazer.

Jovens se manifestam nas redes sociais

O aumento do interesse dos jovens pela Jornada Mundial da Juventude já pôde ser medido a partir de ontem à tarde no Facebook. De acordo com Regiane Calixto, missionária que administra as redes sociais do evento religioso, a página em português da JMJ, cujos seguidores somam mais de 300 mil pessoas, teve um aumento de cerca de cinco mil fãs nas últimas 24 horas.

— Hoje (ontem) foi a maior festa na web, os jovens ficaram muito felizes e a interação nas redes sociais foi enorme. Colocamos uma foto com os dizeres “habemus papam” na página e, em menos de dez minutos, mais de dez mil pessoas compartilharam — conta a mineira Regiane, missionária da comunidade Canção Nova, que está no Rio há um ano e meio trabalhando para a JMJ.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeal Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa

 
Cardeal Jorge Mario Bergoglio é argentino e escolheu o nome Francisco. É o primeiro Papa latino-americano.

O nome do novo Papa da Igreja Católica foi anunciado às 20h14 , (horário de Roma, 15h14 horário de Brasília), desta quarta-feira, 12 de março. O anúncio foi feito da sacada central da Basílica de São Pedro pelo primeiro cardeal da ordem dos diáconos: Cardeal Protodiácono Jean-Louis Tauran. 

Cardeal Jorge Mario Bergoglio é jesuita e tem 76 anos.

 BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!!

HABEMUS PAPAM

A IGREJA NO MUNDO INTEIRO CELEBRA:

TEMOS UM NOVO PAPA!!


A Igreja já tem um novo Papa. O sinal de fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina agora há pouco, indica que os cardeais reunidos no Conclave desde a última terça-feira, 12, elegeram o sucessor de Bento XVI. 

Em alguns minutos o nome do novo Pontífice será anunciado da Sacada da Basílica de São Pedro, pelo cardeal protodiácono Jean-Louis Tauran, o primeiro cardeal criado na ordem dos cardeais diáconos. No mesmo local, o Papa fará seu primeiro pronunciamento.

Por que uma fumaça anuncia o novo Papa?

O mundo inteiro está com os olhos voltados para uma pequena chaminé instalada na Capela Sistina, Vaticano. Mas o que esta chaminé tem de importante para atrair tanta atenção? Trata-se do lugar de onde sai o primeiro sinal de que foi eleito o novo Papa. 

A fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é, na verdade, a queima das cédulas dos votos realizados pelos Cardeais em Conclave. 

Segundo Ambrógio Piazzoni, subsecretário da Biblioteca Vaticana, antigamente quem dava a notícia do novo Papa eram os sinos da cidade de Roma que tocavam em toda a cidade. Com o passar dos anos, alguém percebeu que a fumaça da queima dos votos antecipava este anúncio.

“A fumaça é um detalhe recente que começou a ser usado na metade do século passado. Alguém percebeu que, quando se queimava as cédulas, elas soltavam a fumaça. Viu também que, unindo a palha umida, a fumaça mudava de cor. Desta forma, decidiram antecipar esta informação [do novo Papa] dada pelos sinos à comunidade cristã de Roma e de todo mundo”, disse Piazzoni. 

Sobre o detalhe da fumaça branca ou preta representar o negativo e o positivo, o professor explica que foi algo que ganhou força nos últimos tempos, mas não se pode afirmar como fundamento histórico. “Eu não sei se tem algum significado da fumaça ser branca ou preta. De fato, quando se queima o papel a fumaça é preta, mas se é colocada a palha umida, a fumaça fica branca, e assim começamos a diferenciar. Se queremos dar um significado à fumaça branca ou preta como possitivo ou negativo podemos dar, mas não sei se foi essa a intenção primeira da fumaça”, conclui o Ambrógio.

Fumaça preta: cardeais ainda não elegeram o Papa

Uma nova fumaça preta saiu na chaminé da Capela Sistina na manhã desta quarta-feira, 13. O sinal emitido às 7h38 (horário em Brasília) indica que os 115 cardeais que têm direito ao voto no Conclave ainda não elegeram o novo Papa da Igreja católica.

As atenções estão voltadas para a chaminé desde ontem, 12, quando os cardeais iniciaram as votações. A primeira fumaça preta saiu às 15h41 (horário em Brasília), conforme já era esperado, uma vez que se tratava do primeiro dia de votação.

Estão sendo realizadas duas votações pelo turno da manhã e duas à tarde. Porém, a fumação é liberada após cada turno, e não após cada votação. Nesta terça-feira, haverá uma nova votação no período da tarde, sendo que a próxima fumaça, que pode ser branca ou preta, deve sair às 15h (horário de Brasília).

segunda-feira, 11 de março de 2013

Fumaças das votações do Conclave sairão às 8h e às 15h

Os 115 cardeais eleitores se transferirão para o Domus Santa Marta (local que hospeda os cardeais durante o Conclave), às 3h (7h em Roma) da próxima terça-feira, 12. A informação foi divulgada, oficialmente, pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, na manhã deste sábado, 9. Além disso, está prevista para as 8h e as 15h (horário brasileiro, às 12h e 19h em Roma) – com a possibilidade de variação de uma hora a menos caso as votações sejam concluídas antecipadamente – a produção da famosa fumaça que sai da chaminé, localizada no teto da Capela Sistina, após a conclusão de cada votação do Conclave.

No primeiro dia de Conclave, 12, os cardeais seguirão a seguinte programação: 

Às 6h (10h em Roma), é celebrada a Missa Pro Eligendo Pontifice, a qual abre oficialmente os trabalhos do Conclave. 
Às 11h45 (15h45 em Roma), os cardeais saem do Domus Santa Marta e se dirigem ao Palácio Apostólico. 
Às 12h30 (16h30 em Roma), os cardeais fazem a procissão da Capela Paulina, localizada no Palácio Apostólico até a Capela Sistina. 
Às 12h45 (16h45 em Roma), acontece o juramento e, logo em seguida, o Extra Omnes, por meio do qual é dada a ordem para que somente os cardeais eleitores permaneçam no local. 

Logo em seguida, será realizada uma reflexão presidida pelo Cardeal Prospech Grech e, depois, a primeira votação.

Conclave começa amanhã

A Sala de Imprensa Vaticana informou, às 17h40 (13h40 no horário de Brasília), a data do Conclave, o qual se realizará na terça-feira, 12 de março. Na parte da manhã, será celebrada a tradicional Missa Pro Eligendo Pontifice e, à tarde, os cardeais ingressam na Capela Sistina. 

O Colégio Cardinalício tomou a decisão na oitava Congregação Geral realizada na tarde de hoje, às 17h (13h horário do Brasil). Depois de 40 minutos, jornalistas do mundo inteiro, que fazem a cobertura deste momento histórico, tomaram conhecimento do anúncio. 

Como se realizará o Conclave? 

Na manhã do dia 12 de março, será realizada a Missa Pro Eligendo Pontifice, ou seja, uma celebração solene na Basílica de São Pedro que abre oficialmente o Conclave. À tarde, os cardeais ingressam na Capela Sistina e, logo em seguida, o mestre das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice profere a famosa frase latina Extra Omnes, por meio da qual ordena que somente os cardeais eleitores permaneçam para a votação. 

Preparação para o Conclave 

Em coletiva de imprensa realizada às 13h (9h horas no Brasil), o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, já havia sinalizado que a data do Conclave poderia ser divulgada ainda hoje. Lombardi informou que a Capela Sistina já está sendo preparada para a eleição do novo Papa e será aberta aos jornalistas neste fim de semana. 

O porta-voz da Santa Sé também apresentou aos jornalistas imagens exclusivas do local onde os cardeais eleitores ficarão hospedados durante as votações. O edifício Domus Sanctae Martha, que foi construído durante o pontificado de João Paulo II, abrigará os cardeais durante as votações, os quais estão proibidos de manter qualquer tipo de contato pela internet ou pelo telefone celular. O Vaticano já providenciou, inclusive, bloqueios de comunicação desde que se iniciaram as congregações que antecediam o Conclave e se iniciaram no dia 4 de março.