sexta-feira, 11 de junho de 2010

Só cinco minutos...



No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem. Ela disse:
 
- Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador.

- Um bonito garoto – respondeu o homem – e completou: – Aquela de
vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha. 

Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.

- Melissa, o que você acha de irmos?

- Mais cinco minutos, papai. Por favor. Só mais cinco minutos!
 
O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração. Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:

- Hora de irmos, agora?
 
Mas, outra vez Melissa pediu:

- Mais cinco minutos, papai. Só mais cinco minutos!

O homem sorriu e disse:

- Está certo!

- O senhor é certamente um pai muito paciente – comentou a mulher ao seu lado.
 
O homem sorriu e disse:

- O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele. Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa. Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta. Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-lá brincar…

Em tudo na vida estabelecemos prioridades.
Quais são as suas? 
Lembre-se: nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!

Dê, hoje, a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo!

Liturgia Diária


Sagrado Coração de Jesus
EVANGELHO
Lucas 15, 3-7


Naquele tempo, 3Jesus contou-lhes esta parábola: 4”Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: `Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!`7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Liturgia Diária

10ª Semana Comum
EVANGELHO
Mateus 5, 20-26


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.
22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. 

COMENTÁRIO
"Relações fraternas."
O preceito "não matarás" não se refere somente à morte física. Existem formas mais sutis de matar: a tensão do enfrentamento, o insulto, a desqualificação.
A antítese é completada com um exemplo: trata-se de um convite à reconciliação constatnte dentro da comunidade. Mateus não perde ocasião para exortar sobre a necessidade da urgência do perdão mútuo e da reconciliação.
É preciso decidir-se pela fé e pela conversão. O perdão fraterno não pode ser adiado. Converter-se é seguir a Jesus no amor que ele tem pelos outros.
Não é suficiente apenas não ofender seriamente ou não ferir alguém; precisamos amar o próximo como a nós mesmos. Adorar a Deus, em si mesmo, não pode tomar o lugar da caridade, pois, nesse caso, a adoração seria vazia.
Uma das novidades da lei de Cristo é condicionar o valor da religião às exigências da fraternidade.

"A vós, ó Deus, covém o louvor em Sião." Salmo 64(65),2a

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Diocese de Patos faz remanejamento de Padres


O bispo da Diocese de Patos, D. Manoel dos Reis de Farias anunciou oficialmente mais um remanejamento dos padres de algumas paróquias.

Sempre que isso acontece os paroquianos fazem seus questionamentos sobre a saída de seus orientadores espirituais, algo normal, tendo em vista a aproximação e a participação destes na comunidade. Mas a atitude episcopal faz parte da rotina da instituição católica.

Uma dessas atuais mudanças será a do Diácono Washington, que deixará a nossa Paroquia (Sta. Maria Madalena), indo assumir a paróquia de Olho d´água. Também destacamos as mudanças ocorridas com o Pe.Expedito, Pe. Francisco das Chagas e com o Pe. Marciel, que também já serviram a nossa comunidade.

Confira as mudanças:

• Diácono Washington assumirá a Paróquia de Olho D´água no dia 08/08/2010;

• Pe. Maciel assumirá a Paróquia de Santana dos Garrotes em 26/09/2010;

• Pe. Francisco das Chagas assumirá a Paróquia de Piancó no dia 08/08/2010;

• Pe. Expedito assumirá a a Paróquia de Água Branca em 16/07/2010;

• Diácono Antônio Abreu permanecerá na Paróquia de Juru, sendo empossado como padre no dia 17/07/2010;

• Pe. José Ronaldo assumirá a Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos no dia 17/07/2010;

• Pe. Rogério (atual vigário de São Mamede) assumirá a Paróquia de São Sebastião na cidade de Patos no dia 18/07/2010;

• Pe. Flávio e Diácono Alexandre assumirão a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Patos no dia 04/08/2010;

• Pe. Luiz Gonzaga assumirá a Paróquia de Condado no dia 26/09;

• Pe. Pedro Custódio (ex-Vigário de São Mamede, atualmente em Condado) ficará na Diocese de Patos.

Liturgia Diária


Bv. José de Anchieta
EVANGELHO
Mateus 5, 17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.
18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

 

terça-feira, 8 de junho de 2010

O que precisa melhorar em mim?


Há momentos na nossa vida nos quais precisamos tomar firmes decisões para avançarmos e crescermos como pessoas maduras e capazes de dar respostas diferentes, principalmente quando a situação se apresenta diferente do que nós a imaginávamos.

Hoje é o dia de pararmos e nos revermos. Um termômetro maravilhoso para avaliarmos como estamos é este: Quando chegamos em casa ou no ambiente de trabalho ou em qualquer outro ambiente, o que a nossa presença gera? As pessoas que convivem conosco ficam mais felizes com nossa presença a cada dia ou as fazemos infelizes com o nosso temperamento difícil e a nossa falta de educação? Elas sentem a nossa falta quando não estamos presentes ou dão graças a Deus pela nossa ausência?

Sejamos verdadeiros com nós mesmos e peçamos a luz do Espírito Santo para que enxerguemos o que em nós precisa mudar e a coragem de assumirmos a nossa verdade, para que sejamos sal e luz.

“Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13a.14a).

Senhor, faz de nós o sal da terra e a luz do mundo.

[Luiza Santiago]

Liturgia Diária


10ª Semana Comum
EVANGELHO
Mateus 5, 13-16

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. 

COMENTÁRIO
"Discípulos: sal, luz e testemunhas."
A narrativa de hoje é uma continuação do Sermão da montanha. Jesus nos dá a linha-mestra de seu ensinamento: a Boa-Nova ("Evangelho") que veio anunciar. Jesus parte de elementos práticos e concretos que podem ser compreendidos por todos: compara a vida de um Cristão com o sal e com a luz.
Compreendamos ou não, Deus nos ama, está em nós, nos chama, nos salva e nos oferece um entendimento e uma luz que não se parece nada com o que podemos achar nos livros ou escutar nos sermões.
Se ousarmos avançar sem medo na solidão do nosso próprio coração; se corrermos o risco de compartilhar com o outro essa solidão que há na busca de Deus em nós, então chegaremos à luz.
O homem moderno pode descobrir para além da linguagem, para além das idéias, que Deus se encontra na simplicidade da confiança pura. É a falta deluz no coração do homem que o impede de chegar ao essencial da vida, do ser.

"Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face." Salmo 4,7

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tudo se resolve pela mudança do coração

 
Há dois sistemas, e eles são opostos. De um lado, o sistema de César, o sistema deste mundo: o sistema do príncipe deste mundo, o maligno. De outro lado, o sistema de Deus, o sistema do Evangelho. Não dá para servir a Deus e a este mundo. Não é possível ser de Jesus e do príncipe deste mundo! É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências: é questão de coração. E Deus vê o coração.

Enquanto permanecermos ligados ao sistema do mundo seremos influenciados por ele e não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ambos [sistemas] são radicalmente opostos. É preciso fazer uma escolha: ou estamos no sistema do mundo ou estamos no sistema de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Todo-poderoso precisamos estar no sistema d'Ele. Se continuarmos no do mundo, seremos tratados pelo mundo e do jeito que o mundo trata. Para deixarmos de ser vítimas desse sistema temos que deixá-lo de lado e nos colocarmos no sistema de Deus.

Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção, na busca do dinheiro; no momento em que eu me decido a deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida e: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).

Não falo de um “evangelho de prosperidade”, que diz que, se eu for à igreja e fizer isso e mais aquilo, se ajudar essa e mais aquela obra, se der uma boa contribuição para tal igreja ou tal obra, Deus irá me dar como recompensa a prosperidade ou um emprego. Não é assim! Não falo de comprar Deus! Porque “os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração” (cf. 1Sm 16,7b). Não me adiantará fazer belos discursos ou oferecer grandes ajudas financeiras se meu coração não estiver no sistema de Deus.

Os homens veem as aparências: fazem belos discursos, belas apresentações, mas Deus vê o coração! Na hora em que eu me decido sinceramente por deixar o egoísmo e parto para o sistema de Deus, que é amor, doação; se decido ter um coração generoso como o de Deus, se quero ser simples, humilde, mesmo não o sendo completamente, eu já estou no sistema de Deus.É aí que tudo começa a concorrer para o meu bem. Por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego e tudo o mais está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração!

[Monsenhor Jonas Abib]
 

domingo, 6 de junho de 2010

Liturgia diária

10º domingo do Tempo Comum
EVANGELHO
Lucas 7, 11-17


Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava.13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: "Não chores!"14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: "Jovem, eu te ordeno, levanta-te!" 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: "Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo".
17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.