sábado, 18 de dezembro de 2010

Uma sociedade que não aceita o sofrimento é desumana, diz Papa


"Uma sociedade que não consegue aceitar os sofrimentos e não é capaz de contribuir, mediante a compaixão, para garantir que o sofrimento seja compartilhado e levado também interiormente, é uma sociedade cruel e desumana”, destacou o Papa Bento XVI em sua mensagem enviada neste sábado em ocasião do XIX Dia Mundial do Doente que acontecerá em fevereiro de 2011.

Se, de fato, cada homem é nosso irmão, ainda mais o fraco, o sofredor e o necessitado de cuidados devem ser centro de atenções, para que nenhum deles se sinta esquecido ou marginalizado.

Em sua mensagem, o Santo Padre convida a refletir sobre o tema “pelas suas chagas fostes curados”, recordando que é precisamente através das chagas de Cristo que se pode ver, com olhos de esperança, todos os males que afligem a humanidade. “Somente um Deus que nos ama ao ponto de tomar sobre si as nossas feridas e nossa dor, sobretudo a dor inocente, é digno de fé”, enfatizou o Pontífice.

Encorajando especialmente os doentes a serem testemunhas de fé por meio do sofrimento e da vida, Bento XVI pediu que esses se tornem “mensageiros de uma alegria que não teme a dor, da alegria da Ressurreição”.

Voltando-se aos jovens que espera na Jornada Mundial da Juventide 2011, em Madri, Espanha, o Papa enfatizou que a Paixão e a morte na Cruz não devem causar medo, pois são sinais do imenso Amor de Deus. “Frequentemente a Paixão, a Cruz de Jesus causam medo, porque parecem ser a negação da vida. Na realidade, é exatamente o contrário! A Cruz é o 'sim' de Deus ao homem, a expressão mais alta e mais intensa do seu amor e a fonte de onde brota a vida eterna”, explicou. 

E também a todos os jovens, doentes e saudáveis, o Papa reforçou o convite para criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta só, mas perto de Deus e parte da grande família dos filhos seus. 

Este Dia Mundial do Doente, reforçou o Pontífice, convida também as Autoridades, afim que invistam sempre mais energias nas estruturas sanitárias que são de ajuda e de sustento aos sofredores, sobretudo, aos pobres e necessitados.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Liturgia Diária


3ª Semana do Advento
EVANGELHO
Mateus 11 1-17


1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Ba­bilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zo­robabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze. 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DVD's Católicos já são recordes de vendas


Diversas bandas de vários segmentos conquistam um público fiel, o que faz com que em lançamentos de suas obras, essas rapidamente sumam das lojas por um tempo. Nao é diferente o que acontece com artistas que dedicaram o seu dom ao Senhor. Nesse final de ano, um dos artigos mais comprados para presentes de Natal é o novo DVD do Pe. Fábio de Melo, ILUMINAR, que destaca-se como recordista de vendas em todas as lojas de cd's e DVD's. Outro que, mesmo estando ainda em pré-venda, é uma grande pedida do público, devido o grande sucesso já nas rádios de todo o Brasil é o novo DVD da banda Rosa de Saron, HORIZONTE VIVO DISTANTE. Ambos os DVD's foram lançados no mês de dezembro. Ofereça você também, àqueles que ama com um desses DVD's e torne sua casa, uma casa de louvor e adoração. Para os que curtem as canções do Pe. Fábio de Melo, do Rosa de Saron e outros músicos católicos, sintonizem via web, na rádio católica de maior sucesso no brasil, a cristoatividade: www.cristoatividade.com Abaixo você confere como ficaram os vídeos de lançamento de cada DVD:

DVD ILUMINAR - PE. FÁBIO DE MELO

DVD HORIZONTE VIVO DISTANTE - ROSA DE SARON

Liturgia Diária


3ª Semana do Advento
EVANGELHO
Lucas 7, 24-30


24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

13 de Dezembro: Dia de Santa Luzia


O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz.

Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.


Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do "não" para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.


Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.


Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores:
"Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade".

SANTA LUZIA, ROGAI POR NÓS!!

                    

Liturgia Diária

Santa Luzia
EVANGELHO
Mateus 21, 23-27


Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos ‘do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”.
27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.