sábado, 13 de abril de 2013

Papa Francisco completa um mês de Pontificado

Neste sábado, 13, completa-se um mês da eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio à Cátedra de Pedro.

Desde os primeiros momentos de seu Pontificado, o Papa Francisco conquistou as pessoas com sua simplicidade, ternura e espontaneidade.

Eis algumas de suas palavras: “Quero lhes pedir um favor. Caminhemos todos juntos, cuidemos uns dos outros, cuidem da vida, da natureza, das crianças e dos idosos. Que não haja ódio, brigas, deixem de lado a inveja, não firam ninguém. Dialoguem, que entre vocês viva o desejo de cuidar uns dos outros. Deus é bom, sempre perdoa, compreende, não tenham medo Dele; é Pai, aproximem-se Dele. Rezem por mim.”

No encontro com os jornalistas na Sala Paulo VI, o Pontífice recordou as palavras do arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, seu grande amigo, que o convidou a não se esquecer dos pobres, logo após sua eleição.

“Aquela palavra entrou aqui – disse, indicando a cabeça – ‘os pobres, os pobres’. Aí, pensei em Francisco de Assis e depois, nas guerras. E Francisco é o homem da paz, o homem que ama e tutela a Criação. Francisco é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre. Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e pelos pobres!”, disse Francisco.

O ecumenismo, compromisso com os pobres e o impulso para a nova evangelização estão entre os temas que o novo Papa colocou no centro de seu ministério, neste primeiro mês de Pontificado. Numa das audiências gerais realizadas nas quartas-feiras, Francisco destacou que “a fé se professa com as palavras e com o amor” e recordou o papel fundamental das mulheres nos Evangelhos.

“Isso é bonito, e esta é um pouco a missão das mulheres, mães e avós. Testemunhar a seus filhos e aos netos que Jesus está vivo, que Ele ressuscitou. Ele é a esperança que enche o coração. Mães e mulheres, avante com este testemunho”, exortou.

Na Missa de posse da Cátedra do Bispo de Roma, celebrada na Basílica de São João de Latrão, no último domingo, 7, o Papa Francisco disse: “Amados irmãos e irmãs, deixemo-nos envolver pela misericórdia de Deus; confiemos na sua paciência, que sempre nos dá tempo; tenhamos a coragem de voltar para sua casa, habitar nas feridas do seu amor deixando-nos amar por Ele, encontrar a sua misericórdia nos Sacramentos. Sentiremos a sua ternura, sentiremos o seu abraço, e ficaremos nós também mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor.”

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vida: faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!


“Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (Jo 10,10)

Este foi o tema da Jornada Mundial da Juventude de 1993, em Denver, nos Estados Unidos. Vinte anos depois, estamos celebrando mais uma JMJ e, nesse tempo pascal, é preciso refletir sobre o significado da vida.

“Diferentes línguas têm diferentes palavras para expressar o que ninguém jamais deseja perder em qualquer circunstância, o que constitui a expectativa, o anseio e a esperança de toda a humanidade. Mas não há palavra melhor do que ‘vida’ para resumir de forma abrangente a maior aspiração de toda a humanidade. ‘Vida’ indica a soma total de todo o bem que as pessoas desejam, e ao mesmo tempo, o que o torna possível, acessível e duradouro”, disse João Paulo II em sua mensagem para a JMJ de Denver. 

A Páscoa é o centro de toda a vida da Igreja, e celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida. “No mistério da sua cruz e ressurreição, Cristo destruiu a morte e o pecado, e construiu a ponte que separa todas as pessoas de uma nova vida nele. ‘Eu sou a ressurreição e a vida’, proclamou. ‘Quem crê em mim, ainda que morra, virá para a vida, e quem está vivo e crê em mim nunca morrerá’ (Jo 11,25)”, citou João Paulo II.

Dessa forma, devemos viver em Cristo e passar essa fonte de vida aos irmãos, afinal nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, amor que promove. É isso que dá sentido à vida e que marca o coração de todos os jovens peregrinos que participam de uma Jornada Mundial da Juventude, um momento intenso e verdadeiro, que convida todos a viverem no Cristo, chamando dos mais ricos aos mais marginalizados para essa celebração da fé, festa da vida.

“Vocês podem encontrar a resposta por si mesmos, se vocês realmente tentarem viver fielmente no amor de Cristo (cf. Jo 15,9). Então vocês vão experimentar pessoalmente a verdade dessas palavras dele: ‘Eu sou... a vida’ (Jo 14,6) e vocês serão capazes de trazer esta mensagem de alegria e de esperança para todos. Cristo fez-lhe os seus embaixadores, os evangelizadores primários de seus contemporâneos”, disse o beato João Paulo II.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Batista Lima e o show Católico - Unidos pela Fé

O Cantor da banda Limão com Mel, Batista Lima, continua com seu trabalho paralelo as atividades da banda e faz seu show Católico na cidade de São José do Egito. Intitulado de UNIDOS PELA FÉ, o novo show do cantor acontecerá na noite de hoje na cidade pernambucana e a entrada é 1kg de alimento.

A banda Limão com Mel, sempre teve um trabalho voltado à caridade, realizando seu primeiro show de cada turnê em prol dos mais carentes. Com a missão assumida por Batista, atendendo ao chamado do Senhor, a banda elevou esse trabalho ainda mais, uma vez que, quase todos os músicos da Limão, acompanham o cantor nesse projeto de evangelização.

Vamos juntos, hoje à noite, louvar e agradecer a DEUS!!

Diocese se prepara para viver a Festa de Pentecostes

Aconteceu no último sábado, 06 de abril, a primeira reunião geral em preparação à Festa de Pentecostes, na sala de reunião da Cúria Diocesana de Patos. Padre Francisco das Chagas, Coordenador Diocesano da Pastoral Litúrgica, motivou a todos os presentes a um momento orante e Dom Eraldo Bispo da Silva deu uma palavra de acolhida a todos os coordenadores de equipes deste evento religioso, que a cada ano vem sendo celebrado com bastante êxito.
Após a apresentação da pauta, feita pelo coordenador, os presentes foram a partir da memória da avaliação 2012 , pontuando sugestões para o trabalho das equipes em 2013.

Foi apresentado pela equipe de Pastoral Litúrgica o Roteiro da Celebração 2013, a constituição das equipes de trabalho e encaminhada as atividades das equipes e suas tarefas (que vão previamente fazer a agenda das atividades das suas reuniões).
A próxima reunião geral acontecerá no dia 11 de maio( Sábado) às 9:00h na Cúria Diocesana.

Após as comunicações, o Padre Francisco encerrou a reunião e a partir de agora as equipes já começam a trabalhar para o bom êxito do evento.

FONTE: Pascom Diocesana

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Peçamos ao Senhor o essencial

Iniciemos esta semana pedindo ao Senhor a graça de sermos cheios do Espírito Santo para que saibamos o que O agrada e, em tudo, realizemos a vontade d’Ele, como rezamos na oração que Jesus nos ensinou: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”. Mas, ao mesmo tempo, nos perguntamos: “Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu?” (Sb 9,16c).

A própria Palavra do Senhor põe, em nossos lábios, esta resposta em forma de oração: “E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a sabedoria, e se do mais alto dos céus, vós não lhe enviais vosso Espírito Santo?” (Sb 9,17)

Nossa Senhora, em uma de suas aparições, disse que nós pedimos muitas coisas ao Senhor, mas esquecemos de pedir o essencial: o Espírito Santo. Não nos cansemos de pedir a Ele, ao longo de todo este dia, que sejamos cheios do Seu Santo Espírito.

Vinde Espírito Santo, vinde com força, vinde com poder!

Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago