sexta-feira, 19 de abril de 2013

Paróquia é lugar de vivência da fé.



Na véspera do encerramento da 51ª Assembleia Geral da CNBB, estiveram presentes com a imprensa, para uma entrevista coletiva, o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor de Oliveira Azevedo, o Arcebispo de Manaus (AM), Dom Sérgio Castriani e o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa. A temática abordada foi o tema central da assembleia "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia".

Dom Sérgio Castriani, presidente da Comissão responsável pelo trabalho sobre o texto do tema, falou que o texto foi aprovado como estudo e será enviado às paróquias, comunidades e regionais para que haja um processo de participação de todos, para que todos possam refletir. 

O Arcebispo de Manaus disse que, embora haja alguns fatores que atrapalhem a renovação da paróquias, como a ausência, em muitos casos, de um plano de pastoral, em muitas paróquias há liturgia viva e participativa, com atenção voltada à juventude, grupos que participam ativamente da vida paroquial. "O empenho todo, deste ano, até outubro, será envolver todas as comunidades do Brasil, se possível, nessa reflexão profunda e intensa sobre a paróquia como instituição que evangeliza, é missionária e servidora da vida".

Já Dom Alberto comentou um aspecto que chamou a atenção dos bispos: o fato de que o tema central tenha recuperado muitas coisas do documento da Conferência de Aparecida. O arcebispo de Belém citou uma carta que o Papa Francisco enviou à Conferência Episcopal da Argentina por ocasião de sua reunião. "Ele insiste que o rumo a ser seguido pela Igreja na América Latina, nesse período, é justamente um trabalho a partir e com os elementos da Conferência de Aparecida", disse.

Sobre a questão das paróquias e comunidades, Dom Walmor destacou que, ao tratar desses assuntos, abre-se um horizonte no sentido de uma presença mais qualificada e adequada na vida das pessoas nos diferentes ambientes e circunstâncias. Para ele, o tema central oportunizou a todos como Igreja uma reflexão sobre a questão da paróquia, fazendo constatar a necessidade de muitas modificações, particularmente com relação aos que tem responsabilidade de liderança. 

Ao mesmo tempo, o tema também serviu, segundo o arcebispo de BH, como um desafio para encontrar uma remodelagem daquilo que é a paróquia, uma presença mais incidente da Igreja na vida das pessoas, sobretudo as mais pobres. "A paróquia não é apenas uma estrutura burocrática, mas lugar para vivência da fé, do diálogo, do cuidado com a vida e do anúncio ao mundo do Evangelho de Jesus Cristo". Ele concluiu dizendo que acredita que a assembleia proporcionou diálogos ricos e avanços significativos no caminho da Igreja no Brasil.

Nos informes apresentados, logo no início da coletiva, o porta-voz da Assembleia, Dom Dimas Lara Barbosa, disse que, no período da manhã, foi lançada a nova versão do Catecismo da Igreja Católica em português. Além disso, os bispos falaram, entre outros assuntos, sobre a Campanha da Fraternidade e Campanha de Evangelização. À tarde, as discussões são referentes aos trabalhos da Comissão de Bispos Eméritos e Organismos do Povo de Deus.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dom Eraldo fará encerramento da Páscoa Jovem

Em contato com a equipe do ejcteixeira.com, o nosso Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, revelou que não só estará presente na Páscoa Jovem, como também celebrará a Missa de encerramento do evento, que acontece domingo (21), na cidade de Santa Luzia. Ele revelou que está muito feliz em poder participar desse primeiro grande evento com a juventude da Diocese. Dom Eraldo está em Aparecida-SP, onde acontece a Assembléia Nacional dos Bispos do Brasil.

A Pascoa da Juventude, antes promovida por algumas foranias, hoje é evento certo no calendário da Diocese, que realiza o encontro, no intuito de envolver cada vez mais os jovens.

As inscrições para os paroquianos de Teixeira continuam abertas até o próximo sábado (manhã), na secretaria da Paróquia e na rádio Teixeira Fm. Corra e garanta já a sua... Vagas Limitadas.

O ônibus sairá da praça Cassiano Rodrigues, domingo, às 6h da manhã.

Abaixo você confere toda a programação da Páscoa Jovem:


terça-feira, 16 de abril de 2013

Papa emérito Bento XVI completa 86 anos nesta terça-feira

O Papa emérito Bento XVI completa 86 anos de vida nesta terça-feira, 16. Suas virtudes e qualidades se tornaram marcas em seus quase oito anos de Pontificado, que seriam completados nesta sexta-feira, 19. 

Para homenageá-lo, os bispos presentes na 51ª Assembleia Geral da CNBB, destacaram as qualidades e marcas deixadas pelo Papa emérito. 

A brandura e paternidade de Bento XVI foi destacada pelo Bispo emérito de Campos dos Goytacazes (RJ), Dom Roberto Gomes Guimarães. Ele recordou que após sua eleição, no Conclave de 2005, alguns ficaram receosos, por ele ser alemão, de que fosse muito rígido e, no entanto não foi assim. "Foi um Papa de uma brandura extraordinária, e portanto naquela missão dele de pastor de toda Igreja, fi uma qualidade que se destacou e que era muito necessária".

Outro aspecto destacado por Dom Roberto é a sabedoria de Bento XVI. "É um grande teólogo e, ao mesmo tempo, teve essa visão de pastorear a Igreja em todo o mundo. Se fôssemos numerar tudo aqui seria uma palestra: 'o perfil de Bento XVI'". 

O bispo auxiliar da Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, recordou que, entre tantas marcas deixadas por Bento XVI, está a seriedade na questão da vocação do cristão, "de discípulo-missionário". "Ele reforçava muito isso, e toda vez que falava à juventude, valorizava esse aspecto. Um dos pontos que ele sempre trabalhava: não tenham medo ou seja, sejamos convictos da vocação e ousados na nossa transmissão, abordagem no nosso trabalho missionário". 

Os ensinamentos sobre a racionalidade da fé, foi destacada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Segundo ele, Bento XVI foi um grande teólogo que demonstrou que, "se a fé tem um coração, uma adesão, também tem bases racionais que precisam ser aprofundadas". 

"Diante de um mundo que muitas vezes não raciocina em tantas coisas, esse grande homem, esse grande teólogo, ajudou justamente a colocar essas bases para aquele que realmente acredita, aquele que reza, que tem uma religião, tem uma certa racionalidade naquilo que faz e possa aprofundar sua fé racionalmente, além de sua adesão a Jesus Cristo e a uma vida nova". 

Desde o fim de seu Pontificado, no dia 28 de fevereiro, Bento XVI permanece na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde aguarda o término das reformas no Mosteiro Matter Ecclesiae, no Vaticano, onde irá residir.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aberta as inscrições para a PÁSCOA JOVEM 2013

Domingo, dia 21 de abril, o setor juventude da Diocese de Patos, estará realizando na cidade de Santa Luzia, a Páscoa da Juventude. Você é o nosso convidado especial para participar desse grande momento. Vamos juntos com toda a juventude anunciar, como Madalena: O SENHOR RESSUSCITOU!!

Aos jovens da cidade de Teixeira, as inscrições estão abertas até o próximo sábado, na rádio Teixeira FM e na Secretaria da Paróquia. O ônibus sairá da praça Cassiano Rodrigues, às 06 da manhã do domingo.

Lembramos aos jovens que haverá almoço no evento, no valor de R$ 5,00, como também faremos nossa contribuição com o motorista do ônibus. VAGAS LIMITADAS até o limite da capacidade de transporte do ônibus.

Corra e garanta já a sua!!


domingo, 14 de abril de 2013

Faltam 100 dias para JMJ 2013

É com grande expectativa que os jovens de todo o mundo celebram hoje, a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá, esse ano, no Rio de Janeiro e terá a presença do Santo Padre, o Papa Francisco. 

Na cidade sede, muitas atividades vem acontecendo desde a sexta-feira (12) e, no dia de hoje, haverá diversas ações envolvendo os esportes. Às 15h00, Dom Orani João Tempesta,, Arcebispo do Rio de Janeiro, celebrará uma Missa de Ação de Graças, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Na cidade de Teixeira, não acontecerá nenhum evento para simbolizar a contagem regressiva, mas essa data já está mexendo com os jovens que que vão para a JMJ. A comunidade de Madalena, que tem como característica a presença viva dos jovens na Igreja, estará representada nesse grande evento da Igreja Católica pelo Pe. José Nildo Lopes, Dona Pequena, Rejanio Lima, Jéssica Lira, Samuel Marques, Arthur Batista, Isabelle Lira, Jéssica Machado, Felipe Amorim, Junior Lira e Arthur Marques.

Alguns desses jovens ainda continuam fazendo suas atividades, no intuito de arrecadar o dinheiro para suas despesas. A grandiosidade desse momento Santo também passa por sua generosidade. Então não fique de fora e colabore nas ações.

FALTAM 100 DIAS...