sábado, 17 de abril de 2010

Projeto EJC e Projovem: primeiro encontro aconteceu neste sábado


Iniciou na manhã de hoje (sábado) o primeiro encontro, considerado como marco inicial de um projeto idealizado pelo EJC, com o apoio da coordenação do Projovem de Teixeira.

Os trabalhos tiveram início por volta das 09h00, com a acolhida aos participantes e palavra inicial da coordenadora do programa, Joana D’arc (Vaninha). Em seguida cada membro do EJC fez a sua apresentação mostrando as expectativas em relação ao trabalho, bem como os jovens participantes também puderam apresentar-se.

Dando prosseguimento, o EJC proporcionou momentos de animação promovendo uma maior interação entre os membros do Projovem, e aplicou dinâmicas grupais. 

Logo após o lanche foram divididos três grupos, onde os participantes teriam que expor o tema “A juventude nos dias de hoje” de acordo com a criatividade, através de paródia, encenação, poesia, texto, etc. Para encerrar, depois das apresentações das atividades grupais foi exibida uma palestra do Pe. Fábio de Melo intitulada: “Quem tem um amigo, tem um anjo”.

O primeiro dia de trabalho foi avaliado de maneira muito positiva pelo EJC e coordenação do Projovem, com um bom engajamento dos participantes. O intuito do projeto é que sejam realizadas atividades do tipo em períodos mensais, abordando sempre temas do cotidiano relacionados ao público-alvo, como maneira de orientá-los e partilhar experiências.

Confira mais fotos do Encontro: 



Apresentação do EJC


Jovens do Projeto


Equipe de Animação


Grupo 1


Grupo 2


Grupo 3


Apresentação Grupo 1


Apresentação Grupo 2


Apresentação Grupo 3 


Liturgia diária

2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 6, 16-21


16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. 
20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo. 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

EJC inicia projeto com o Projovem de Teixeira

Terá início amanhã (sábado) um projeto que será executado pelo EJC, em parceria com a coordenação do Projovem aqui da cidade.
O trabalho visa a realização de palestras e outros tipos de atividades a respeito de temas do cotidiano, com os jovens que participam do Programa, e será realizado em um sábado de cada mês.
Amanhã, a primeira atividade alusiva ao projeto iniciará no Salão do CAPS a partir das 09h00.


Que Deus nos abençoe em mais uma missão!
Contamos com as orações de todos...

Liturgia diária

2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 6, 1-15


Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 
5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Liturgia diária

2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 3, 31-36


31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.
35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Programa "Jovens com Cristo" será apresentado nessa quarta-feira


O programa Igreja em Missão, da Paróquia de Santa Maria Madalena, hoje estará sob responsabilidade do Encontro de Jovens com Cristo. Com isso o programa “Jovens com Cristo”, assim denominado quando o EJC comanda o horário, tem a duração de uma hora e busca evangelizar através de leituras bíblicas, músicas, mensagens e reflexões.
O momento também proporciona interação entre ouvintes e apresentadores, através de pedidos musicais e partilha da Palavra de Deus.
Você internauta também pode juntar-se a nós no programa “Jovens com Cristo”. É só acessar www.teixeirapb.com.br, e acompanhar a programação via internet. A transmissão do programa acontece sempre a partir das 17:00h pela Rádio Comunitária Teixeira FM, e hoje terá a apresentação de Rejânio Lima.

Liturgia diária

2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 3, 16-21


16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

COMENTÁRIO
"Amor traduzido em obras."
O tema do texto de hoje é o amor de Deus traduzido em obras. A primeira evidência do amor de Deus é ele nos ter enviado seu Filho em condições humanas. Uma segunda evidência de seu amor é a atitude de salvar e perdoar, sem castigos.
Deus nos ama. Ama cada um de nós profundamente e eternamente. É esse amor que salva o mundo. O relato do evangelho de hoje apresenta três pensamentos interligados:
1 - O amor que o Pai tem para com o mundo, a ponto de enviar seu Filho, e este dar sua vida em sacrifício (morte na cruz) para que o mundo seja salvo;
2 - O acontecimento da salvação e da condenação: quem crer não é condenado, quem não crer já está condenado;
3 - E por fim, o juízo, que não é um fato exterior ao homem. Consiste na resposta que ele dá quando Cristo o interpela se aceita caminhar na luz ou prefere viver nas trevas.

"Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu." Salmo, 33(34),7a

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sem prejudicar o amor


O respeito com o nosso próximo é muito importante aos olhos de Deus. E é isso que o Senhor ensina a Santa Teresa d’Ávila:

”Quero que prestes muita atenção, a fim de que o demônio e tua fraca inteligência não te façam obrigar outras pessoas a viver como tu vives”, escreve a doutora da Igreja.

O que nós vivemos em nossa conversão e busca de santidade não deve, de maneira alguma, ser norma para quem caminha ao nosso lado. O que é uma inspiração interior para mim, não precisa sê-lo para o outro. Se nós formos impelidos a fazer uma espécie de sacrifício ou jejum, não devemos ficar julgando alguém que não faça o mesmo. Normalmente, as murmurações e as críticas prejudicam o aperfeiçoamento no amor.

Vamos respeitar os passos que cada pessoa é capaz de dar. Sejamos compreensivos com o caminho de cada uma! Tomemos cuidado para que o demônio não nos engane no julgamento de alguém, julgamento este que poder vir camuflado de amor fraterno.

Não nos esqueçamos de que Deus é por nós e de que Ele nos pede que não julguemos nosso próximo, mas sim, que o amemos.

Peçamos ao Espírito Santo o dom da sabedoria e do discernimento para agirmos reta e santamente no trato com as pessoas.

FONTE: www.cancaonova.com.br

Liturgia Diária


2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 3, 7b-15

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

COMENTÁRIO
"Contemplativos: como Jesus."
"Damos testemunho daquilo que vimos." A narrativa de hoje continua a temática de ontem. Jesus falava autoritariamente do Reino de Deus porque ele vivia em união com o Pai, contemplando as realidades do Reino.
A testemunha cristã que anuncia o Reino é sempre fruto da contemplação. Os evangelizadores cristãos, para serem acreditados, devem ser contemplativos, como era Jesus. Precisamos possuir a experiência da fé daqueles que evangelizamos.
Todo cristão, para não dizer todo ser humano, todos os "Nicodemos" são colocados diante de um dilema, de uma opção: ir ao encontro de Deus (Jesus), fazer a experiência, romper com o passado, dessa forma obter a vida eterna ou rejeitá-la.
Diante da revelação de Jesus, ninguém permanece neutro. Se a pessoa não tem fé, a reação é não acreditar, mas, se a tem, a reação é acreditar nele. Estamos diante de uma descrição do acontecimento salvífico.

"O Senhor é rei e se revestiu de majestade, ele se cingiu com um cinto de poder." Salmo 92(93),1a

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Liturgia diária

2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 3, 1-8


1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.


COMENTÁRIO
"Com nascer da água e do Espírito?"
No evangelho de João, nos capítulos de 3 a 4, há tres personagens que vão ao encontro de Jesus: Nicodemos, a samaritana e o oficial do rei. O primeiro deles é Nicodemos. O diálogo se desenvolve entre o binômio carne-espírito e de uma má compreensão das expressões "do alto", que é o sentido empregado por Jesus, e "de novo", a forma compreendida por Nicodemos.
Nicodemos vai a Jesus, ele é um fariseu, o grupo religioso mais importante entre os judeus. Ele representa o Judaísmo oficial,membro do Sinédrio, que tinha por missãovigiar a doutrina presente nos seus contemporâneos no território de sua jurisdição.
O que significa "nascer outra vez"? Significa viver e agir conforme os princípios da fé e do amor. Isso quer dizer, em outra dimensão, que Jesus nos transforma por dentro,de modo que podemos viver para eus e para os outros.
Nicodemos simboliza cada um de nós cristãos que, muitas vezes "envergonhados", silenciamos nossa fé porque sua manifestação prejudicaria nossos interesses, nossa situação social e até o peregrinar de nossa vida no dia a dia.

"Felizes, entretanto, todos os que nele confiam". Salmo 2,11d

domingo, 11 de abril de 2010

Liturgia diária

2º Domingo da Páscoa
EVANGELHO
João 20, 19-31


19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” 
Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 
28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”
29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.


COMENTÁRIO
"A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, eu também vos envio."
No primeiro encontro com os discípulos, após a ressurreição, Jesus lhes diz, por duas vezes: "A paz esteja convosco"! A presença do Espírito Santo é sempre assinalada pela paz, um de seus principais dons.
O Ressuscitado aparece aos discípulos: cria uma nova humanidade. A Páscoa cristã é a celebração do início de uma nova humanidade, que nasce do Espírito do Cristo ressuscitado.
O sopro de Jesus simboliza o Espírito, princípio da nova criação. Como é narrado no livro do Ato dos Apóstolos (1,8), o dom do espírito é sempre sinal de missão. Na força do Espírito, serão eles portadores daquela salvação que Jesus, como Cordeiro, realizou na sua Paixão e que se concretiza no perdão dos pecados.
Toda a nossa vida de cristãos está sob o sinal do Espírito recebido no batismo e na crisma, o nosso Pentecostes. Nela, devemos amadurecer os "frutos do Espírito": amor, paz, alegria, paciência, espírito de serviço, bondade, confiança nos outros, mansidão.
Se esperávamos uma transformação milagrosa, mudemos nosso modo de pensar. É que o Espírito santo não age assim. Desenvolve-se qual pequena semente plantada em nosso coração: cresce lentamente, sem estardalhaço, mas produz frutos abundantes.
Os últimos dois versículos (vv.30-31) apresentam a finalidade do evangelho de João. Ele foi escrito conforme um critério seletivo e visa a apresentar não uma biografia, mas o sentido da pessoa e da missão de Jesus. A finalidade é levar os leitores a fé em Jesus, reconhecendo-o como o Messias, Filho de Deus.


"Louvai o senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia". Salmo 117(118),1