sábado, 30 de outubro de 2010

Liturgia Diária

30ª Semana Comum 
EVANGELHO 
Lucas 14,1.7-11


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8”Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

COMENTÁRIO
"Quando deres uma ceia, não convides teus amigos, nem os vizinhos, nem os parentes, mas os pobres, os aleijados, os coxos."

A luta por status é um espetáculo cotidiano em nossa sociedade. Por causa disso, quantas intrigas, corrupções, extorsões vemos no mundo. Também nós, muitas vezes, como os comensais observados por Jesus, achamos que a posição é que faz o homem. Orientados por falsos valores que somos capazes de assumir e defender, invertemos posições e significados em nossa vida, o que nos afasta cada vez mais da verdade, da justiça, do amor.
Jesus nos orienta a ir ao encontro dos reais valores, nos ensina a ser audaciosos. Não nos deixemos enganar por padrões de comportamento que dão a ilusão de grandeza, quando, na verdade, nos prendem a etereótipos. No modo de Deus entender tudo, há uma determinada ordem que nem sempre combina com os nossos critérios.

Onde estamos colocando os nossos talentos?



Quando nos colocamos em oração - entendendo oração como intimidade e diálogo entre duas pessoas que se amam (o Senhor e eu, eu e o Senhor) –, logo nos deparamos com uma grande dificuldade: o que dizer a Deus? Muitas e muitas vezes, no momento da nossa oração, somos invadidos por pensamentos e lembranças, os quais temos até medo de imaginar que possam existir e vir até nós.

Quero dizer que tudo aquilo que o Senhor quer nos falar neste diálogo de amor, que é a oração, não é acerca dos dons, talentos e virtudes que venhamos a possuir; quanto a isso, no máximo Ele quer que agradeçamos e coloquemos tudo a serviço dos irmãos, pois tudo é graça d’Ele. O que Deus quer conversar conosco, na oração, é sobre aquilo que não veio d’Ele, ou seja, nossas misérias, infidelidades, pecados e feridas. Por isso Deus quer curar e transformar todos esses males que temos em nós, em carismas, em vida, em dom.

Contudo, não quero me ater às realidades próprias da nossa oração, mas a tudo aquilo que é dom, virtude, talento, capacidade; realidades que são puro dom, pura graça, pura gratuidade de Deus em nossa vida, para que possamos colocar tudo a serviço dos irmãos. Tudo o que temos, que é presente de Deus, Ele nos deu para que possamos nos santificar, nos tornando canais de santificação para nossos irmãos.

Um dos maiores pecados existentes é o da omissão; maior não no sentido de materialidade de pecado, mas no sentido dos efeitos que ele nos causa, como a paralisação da capacidade de amar a partir dos talentos que Deus nos deu.

Onde estamos colocando os dons que Deus nos deu para a nossa santificação e a santificação dos nossos irmãos? Quantas pessoas estão escondendo seus dons e talentos dentro das vasilhas e embaixo das camas do preconceito, da prostituição, da preguiça e da indiferença religiosa!?

Entendamos que a nossa felicidade passará pelo bom uso dos dons e talentos que Deus nos deu, mas nós reclamamos muito das situações que se encontram em nossa sociedade, no nosso mundo. As dificuldades pelas quais passamos não são porque os maus possuem força, mas porque os cristãos não são melhores, não são santos.

Santidade é colocar tudo aquilo que temos de melhor a serviço dos irmãos, nos gastando por amor a eles e colocando nossas misérias no coração de Jesus para que Ele nos cure para melhor servirmos aos outros. 

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Encontro com Bento XVI reúne 100 mil jovens no Vaticano

"Existe mais: cresçamos juntos" é o tema do encontro nacional dos jovens da Ação Católica, que terá seu momento culminante neste sábado, 30, na Praça São Pedro, no Vaticano. Cerca de 100 mil jovens, de toda a Itália, se encontrarão com o Papa Bento XVI e terão oportunidade de dialogar com o Pontífice. 
Para o assistente da Ação Católica para os Jovens, Dom Dino Pirri, "essa escolha do Papa de dialogar com os jovens e responder às suas perguntas, indica que também as crianças e os adolescentes podem ser protagonistas do próprio caminho, das próprias escolhas, e podem dar testemunho de fé autêntica – o que sabem fazer também ao mundo dos adultos".
Ao centro do encontro, está o desafio da educação das crianças e adolescentes, assunto levantado diversas vezes pelo próprio Papa.
Os jovens estarão acompanhados de 10 mil educadores, 500 sacerdotes assistentes e 50 bispos. Além da Itália, outros países foram convidados para participar do evento: Rússia, Romênia, Argentina, Burundi, Terra Santa e Espanha.
Após o encontro com o Papa, os jovens terão outros dois momentos de festa e testemunho na Piazza di Siena e Piazza del Popolo, em Roma. 


[FONTE: www.cancaonova.com]

Liturgia diária

30ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 14, 1-6


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 
5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso. 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Liturgia diária

São Simão e São Judas Tadeu
EVANGELHO
Lucas 6, 12-19


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. 

Rosa de Saron lança seu mais novo DVD


Aconteceu dia 10 de Setembro, em São Paulo, a gravação do segundo DVD da banda de Rock Católico ROSA DE SARON.
 
Com pessoas vindas de todos os cantos do Brasil (Porto Alegre, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, etc..) formou-se ali uma verdadeira Nação Rosariana, que manteve-se incansável e cantou de forma incrível, com a mesma disposição, da primeira até a última música, impressionando alguns convidados da imprensa, por tamanha energia e participação.
 
A banda também ficou muito satisfeita com a participação do público: “Com certeza, a participação da galera será o diferencial do nosso DVD, seremos sempre muito gratos a todos que compareceram essa noite e aos que não puderam vir, mas estavam com o coração aqui, nosso público é fantástico!” comentou a banda após o show.
 
Um dos momentos altos do show foi a participação de uma das grandes vozes da música brasileira, o cantor Maurício Manieri, na música “Rara Calma”, que declarou-se muito feliz pela oportunidade de dividir o palco com Guilherme de Sá, considerado por ele, o maior vocal do rock nacional da atualidade.

O DVD Rosa de Saron horizonteVIVOdistante só chega as lojas dia 05 de Dezembro, mas vocês já podem ir curtindo a capa antecipadamente.
 

Aborto é falsa e ilusória defesa dos direitos humanos, diz Papa


Bento XVI recebeu os bispos do Regional Nordeste 5 às 11h (em Roma - 7h no horário de Brasília) da manhã desta quinta-feira, 28, por ocasião da visita ad limina.

O Papa expressou uma firme condenação às estratégias políticas que tentam apresentar o aborto como direito humano.

"Seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até a morte natural. [...] Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático é atraiçoado nas suas bases".

A indicação do Papa está inserida na temática central do discurso, que girou em torno da missão da Igreja de fermentar a sociedade com o Evangelho, através do qual "ensina ao homem a sua dignidade de filho de Deus e a sua vocação à união com todos os homens, das quais decorrem as exigências da justiça e da paz social, conforme à sabedoria divina", afirmou.

O Santo Padre também defendeu o dever de os bispos emitirem juízo moral também em matérias políticas quando "os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem". No entanto, ressaltou que "o dever imediato de trabalhar por uma ordem social justa é próprio dos fiéis leigos. [...] O vosso dever como Bispos junto com o vosso clero é mediato".

A necessidade de melhor auxiliar a formação dos fiéis leigos no seu compromisso cristão e sócio-político foi salientada, de modo especial no que diz respeito ao bom uso do direito do voto. "Isto significa também que, em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum. [...] Neste ponto, política e fé se tocam", expressou.

Deus na sociedade

Bento XVI disse que uma sociedade pode ser construída apenas "respeitando, promovendo e ensinando incansavelmente a natureza transcendente da pessoa humana". Nesse sentido, defendeu que Deus deve encontrar lugar nas dimensões da esfera pública, em particular através da educação religiosa e ensino confessional e plural da religião também na escola estatal.

"Queria ainda recordar que a presença de símbolos religiosos na vida pública é ao mesmo tempo lembrança da transcendência do homem e garantia do seu respeito. Eles têm um valor particular, no caso do Brasil, em que a religião católica é parte integral da sua história".

O Bispo Emérito de Viana (MA), Dom Xavier Gilles de Maupeou d'Ableiges, fez o discurso de saudação ao Papa em nome do episcopado. O Pontífice, por sua vez, agradeceu o zelo e dedicação dos bispos, indicando os grandes problemas de caráter religioso e pastoral. "O quadro geral tem as suas sombras, mas tem também sinais de esperança", disse.

FONTE: www.cancaonova.com


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Liturgia diária

30ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 13, 18-21


Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

EJC de Teixeira realiza II Retiro da Juventude

"Jovens, fazendo a diferença em tempos difíceis" - esse foi o tema do II Retiro da Juventude realizado este final de semana aqui na cidade de Teixeira. O evento aconteceu na Escola Municipal José Elias de Amorim, tendo início no sábado à noite e perdurando por todo o dia de ontem.


Na ocasião aconteceram momentos de oração, louvor com o Ministério de Música do EJC, descontração, trabalhos em grupo, palestras, apresentação de peça teatral entre outros.


Assim como no ano passado, o retiro aconteceu por iniciativa dos jovens que compõem o Encontro de Jovens com Cristo, com apoio da Paróquia de Santa Maria Madalena e demais pessoas da comunidade.


O objetivo maior de atividades como esta é a evangelização dos jovens, fazendo-os enxergar novos horizontes e conceitos de vida.


O encerramento do retiro aconteceu com a celebração da Missa, onde todos os participantes saíram em caminhada para a Igreja Matriz.


Em breve estaremos postando todas as fotos do evento.