sexta-feira, 23 de março de 2012

Liturgia Diária

4ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 7,1-2.10.25-30


Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas.10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas. 
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar?26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”. 
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.  

- Palavra da Salvação
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vídeo Oficial da Jornada Mundial da Juventude

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira escolhida para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013. O evento que foi idealizado pelo Papa João Paulo II, reúne jovens de países e culturas diferentes para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo.

A Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013 tem uma página e perfis oficiais nas redes sociais. O site: www.jmjrio2013.com.br, que está disponível em português e inglês conta com notíciais sobre o evento, agenda, vídeos e galeria de fotos.

Jornalistas que pretendem cobrir o evento e pessoas interessadas em participar e procuram por um alojamento podem preencher um formulário no site para receber informações e dicas de hospedagem.

Nos perfis nas redes sociais, fã page, Orkut, YouTube e Twitter (hashtag #Rio2013) os usuários podem acompanhar as novidades além de interagir e trocar experiências.

Links relacionados:


Confira o vídeo oficial da apresentação do logo Jornada mundial da juventude Rio 2013

quarta-feira, 21 de março de 2012

Quaresma

Texto 05

Exame de Consciência

Precisamente por sermos pecadores, ficamos cegos diante de nossos pecados. Satanás quer nos fazer ver que não há mal no que fazemos. Então o coração se endurece, torna-se insensível às exigências do amor. Por isso é tão importante a conversão do coração.

"Por isso, como diz o Espírito Santo: "Se escutardes hoje MINHA voz, não endureceis o coração... Atenção irmãos! Que nenhum de vós tenhais um coração mau e incrédulo [...]" (Hb 3).

Deus é um Pai amoroso que nos faz ver o pecado para nos dar a graça do arrependimento e nos perdoar. Porque nos quer livres. No entanto, o demônio não quer que vejamos nosso pecado. Mas se procurarmos o caminho de Deus, o maligno tratará de nos acusar com nossos pecados para que desanimemos e voltemos atrás. Podemos discernir então a diferença. Deus mostra o pecado para libertar e perdoar; o demônio o esconde, mas quando o mostra é para que nos desesperemos e nos distanciemos de Senhor. Devemos rejeitar energicamente estes pensamentos e ir à confissão com toda confiança no perdão de Deus Pai. Deus SEMPRE nos perdoa quando há arrependimento.

É muito proveitoso fazer exame de consciência diário e também, com toda humildade, nos abrir a que pessoas próximas de nós nos corrijam. "Se examinássemos a nós mesmos, não seríamos condenados" (I Cor. 11, 31)

O exame se faz diante de Deus, escutando Sua voz na consciência.

terça-feira, 20 de março de 2012

Maria nos acolhe em seu colo de Mãe

Meu irmão, minha irmã, é isso que Maria, a Mãe de Jesus, quer lhe dizer hoje; ela se aproxima de você como seu filho mais novo e diz:

“Meu filho, olha para tua Mãe. Aos pés da cruz, colocaram sobre meus joelhos o Corpo torturado de meu Filho Jesus, e eu o abracei. Embora estivesse com o coração despedaçado, louvei ao Pai, entreguei meu Filho morto ao Senhor, e o preparei para a ressurreição. E eu agora o tomo em meu colo e digo: não volte atrás, não ceda. Hoje não é o rei - mas pior: o mundo inteiro! - contra meu Filho, dizendo a você que goze a vida sentindo todos os prazeres, que se entregue à bebida, às festas e se esqueça de Deus".

Mas você não foi feito para o mal, para o pecado. Deus o criou para o amor. Você não foi concebido para a bebida, os tóxicos, o jogo; para o roubo, para se aproveitar dos outros e assim ganhar mais; nem para a mentira e a hipocrisia, o ódio, o rancor; para a revolta consigo mesmo e com sua família... Não. Você foi criado para amar! Deus é amor e habita em seu coração, e você no fundo percebe isso.

Ao cometer um erro, você se sente mal, mas não tem coragem de mudar a situação, pois o mundo o aliciou demais. O mundo apresentou o pecado "caramelado" e, por causa desse "caramelo", você vai à infelicidade.

A Santíssima Virgem Maria está lhe dizendo: “Meu filho, minha filha, veja o que o pecado fez com você. Mas eu que sou Mãe, tomo-o no colo, como tomei o Corpo de meu Filho estraçalhado na cruz".

Monsenhor Jonas Abib

Que tal falar de oração com as crianças?


Este é o tema abordado pela revista Canção Nova Kids de março: oração.

O clima é de muita alegria, afinal, essa obra foi idealizada com todo o carinho para os nossos pequenos. A diversão e o aprendizado sempre fazem parte dos assuntos tratados por essa publicação. Neste mês ela convida o público infantil a adquirir o hábito de conversar sempre com Deus.

Nesta edição as crianças também aprenderão a importância de preservar a água, sobre o valor da Santa Missa e São José, pai do Menino Jesus, cuja festa é celebrada no dia 19 deste mês. 

A revista Canção Nova Kids está sempre recheada de ensinamentos bíblicos. São páginas repletas de diversão, evangelização e aprendizado.

Você ainda não cadastrou nenhuma criança para receber essa publicação em casa? Acesse clubinho.cancaonova.com ou ligue (12) 3186-2600 e faça isso agora.

OBS.: Essas revistas infantis vêm com boletos bancários para que os pais ou responsáveis pelos pequenos efetuem a doação do sócio kids. Toda a arrecadação será revertida na evangelização de nossas crianças.

segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de Março: Dia de São José


Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. 

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria. 

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!!


Liturgia Diária

São José, Esposo da Virgem Maria
EVANGELHO
Mateus 1,16.18-21.24a


16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. 

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, senhor.