sexta-feira, 21 de maio de 2010

Determinismo genético



Sempre que uma pessoa afirma, confiantemente, "eu sou assim...", note que ela está simplesmente procurando uma desculpa para um comportamento que ela própria sabe não ser o melhor.

Quando faltam argumentos e uma razão real, objetiva e emocionalmente integrada, alguns somente repetem o velho e "seguro" chavão: "eu sou assim..." e continuam a fazer as coisas da mesma forma. Isso é chamado de “crença no determinismo genético”. Quem diz isso abdica de qualquer responsabilidade sobre si mesmo, jogando a "culpa" na genética ou nos deuses, como se a própria pessoa não tivesse meios de alterar sua vida.

Existe um meio melhor...

Quem diz “eu sou assim...”, faz de conta que não está pensando, faz de conta que não possui liberdade de escolha, faz de conta que há algo programado dentro dela, e que não existem meios de alterar essa programação. A quase totalidade das pessoas que insistem em dizer “eu sou assim...”, têm receio de mudar e são complacentes com elas próprias, agindo como uma avestruz, colocando a cabeça em um buraco no chão...

Mas nós nunca "somos" coisa alguma. Sempre estamos. 

Estamos jovens, 
estamos sadios, 
estamos acordados, 
estamos educados, 
estamos esforçados, 
estamos atentos, 
estamos felizes e assim por diante.

O que "está" pode ser mudado, mas o que "é" não pode. Há uma enorme diferença entre "ser e estar".

Quando dizemos que estamos sem dinheiro, estamos solitários, estamos tristes, estamos sem imaginação, estamos com problemas... Deixamos claro para os outros (e para nós mesmos) que esta é uma condição transitória e que estamos trabalhando para mudar o quadro.

Dizer: "eu estou acima do peso" é muito diferente de dizer "eu sou gordo".

Quando usamos o verbo "ser", definimos uma condição de vida que independe de nossa vontade. 

Sou do planeta Terra: é uma condição imutável.
Estou na França: é uma condição transitória.

Escute o que você diz para os outros e para sua própria mente. Se você disser algo começando com a frase "eu sou assim mesmo..." Verifique imediatamente se não está somente tentando explicar o inexplicável para seu próprio coração. 

Não tente se enganar, porque, no fundo, você vai saber que é uma afirmação falsa.

Somente quem muda, sobrevive.

Como diz William Shakespeare: "Ser ou Não Ser? Eis a questão".

Neste caso, é a sua questão, porque é a sua vida.
 
Reflita!

[Maria Antônia Barros Rosa]

Liturgia Diária

7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 21, 15-19


Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

COMENTÁRIO
"Você me ama? Então, siga-me."
No início desse capítulo lemos sobre sete apóstolos pescando numa noite infrutífera. A noite quer indicar, em contraste com o dia, a ausência de Jesus ou do Espírito.
Neste diálogo com Pedro, à margem do lago, Jesus ensina-nos o que é a essência de ser cristão e o significado da vida espiritual:
Pedro, você me ama?
Sim, Senhor.
Então, siga-me.
Amar é servir. Dizer a alguém "Eu o amo" é propor-se a serví-lo com fidelidade. A missão de Pedro é um primado de serviço porque é um primado de amor.
Quem ama mais é o primeiro e portanto está sempre disposto a construir a unidade com todos. Para isso, é preciso adiar seus interesses pessoais em favor e a serviço de Deus no próximo.
A ressureição de Jesus, a garantia de sua presença no meio de nós, que cremos em seu nome, a eficácia da luz e da força do Espírito Santo nascem e acontecem dessa disposição de amar a todos como uma maneira concreta de dizer SIM a Deus.

"Noz céus estabeleceu o Senhor o seu trono." Salmo 102(103),19a

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Começaram os trabalhos de pintura da parte externa da Igreja de Sta. Mª Madalena



Dando continuidade aos trabalhos de reforma e pintura externa e interna da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, na última segunda-feira dia 17, começou os trabalhos de pintura externa da Matriz. A Igreja será pintada com cores ligadas a imagem de sua padroeira Santa Maria Madalena.

Segundo o Padre José Nildo (vigário administrador da paróquia), vários estudos foram feitos e em parceira com Padre Expedito (vigário da Igreja de Nossa Senhora da Guia – Patos), chegaram a essa conclusão, de valorizar as cores contidas na imagem da padroeira.

Desde do mês de abril que estão sendo feitos os trabalhos de restauração do teto da igreja, que inclui também a troca de caibros e linhas.

A Campanha para reforma e pintura interna e externa da Igreja de Santa Maria Madalena foi aberta oficialmente no dia 11 de abril, a abertura foi logo após a celebração da missa da manhã, o evento foi denominado “Dia D” da Campanha dos Devotos de Santa Maria Madalena.

A campanha tem o objetivo de conseguir levar adiante o projeto da pintura e reforma da Igreja, com apoio dos paroquianos e também das pessoas que moram em outras cidades e estados, mas que são devotos de Santa Maria Madalena. Todo o trabalho ficou orçado em R$ 70.000,00 (setenta mil reais).


FONTE: www.teixeira1.com

Jugo suave


Em conhecida passagem do Evangelho, Jesus afirma:

"Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo."

O convite é tentador, pois o Mestre promete alívio para as dores humanas. Também garante repouso para as almas, ao afirmar que seu jugo é suave e seu fardo é leve. Em um mundo turbulento, alívio, repouso, suavidade e leveza são autênticos tesouros. Em meio à correria da vida moderna, é possível ser rico de tudo, menos de paz.

Por vezes, as tarefas e os compromissos surgem esmagadores. Na busca de sucesso e de bens materiais, as pessoas perdem a noção do que realmente importa. As horas de trabalho são multiplicadas, talvez desnecessariamente. Para comprar um carro mais novo ou uma casa maior, abre-se mão de um precioso tempo de repouso ou meditação.

A convivência familiar torna-se algo secundário. Garante-se que os filhos tenham acesso às melhores escolas, mas se abre mão de transmitir-lhes valores. Os jovens são instruídos, mas não educados.

Para lucrar bastante, profissionais deixam de lado a ética. Passam a ter vergonha de si próprios, enquanto ganham muito dinheiro.

Com o objetivo de terem companhia, ainda que temporária, muitas mulheres abdicam de sua dignidade feminina. Para parecerem modernos, jovens aceitam experimentar cigarros, bebidas e drogas. Tudo parece valer a pena, desde que seja possível surgir aos olhos alheios como bem-sucedido. Entretanto, a alma permanece carente de paz.

As conquistas materiais cintilam, mas os seus possuidores adoecem, desenvolvem problemas de sono e distúrbios psicológicos os mais diversos. São ricos de coisas e de distrações, mas lamentáveis em seu desequilíbrio. Estão conquistando o mundo, mas perdendo a si próprios.

Nesse contexto turbulento, convém recordar as palavras de Jesus. Ele ofereceu alívio, repouso, suavidade e leveza. São genuínos tesouros, que ninguém pode roubar. Oscilações da Bolsa de Valores, desemprego, doenças e traições, nada consegue afetar o verdadeiro equilíbrio espiritual. Quem adquire paz de espírito jamais a perde.

Mas é importante observar que Jesus não apenas fez o oferecimento. Também recomendou que se aprendesse com ele, que é brando e humilde de coração. Ou seja, é preciso seguir os exemplos do Cristo, a fim de se viver em paz. Ele enfatizou a importância da brandura e da humildade.

Assim, para não se perder nas ilusões mundanas, importa manter-se humilde. Igualmente convém desenvolver brandura, não se imaginar em combate feroz com os semelhantes. Não é preciso vencer ninguém para ser feliz. Instruir-se e trabalhar, pois isso é necessário à vida. Mas não gastar tempo em disputas vãs ou ilusões passageiras.

Jamais admitir corromper a própria essência, mesmo diante das maiores tentações. Havendo dúvida sobre a conduta correta, recordar a figura digna e sábia de Jesus. Ter em mente os sublimes exemplos do Cristo é o melhor antídoto contra ilusões que apenas causam sofrimentos. Seguí-los pode não ser fácil, mas eles constituem um jugo suave, na medida em que propiciam a verdadeira paz.

Pense Nisso JOVEM!!

Liturgia Diária

7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 17, 20-26


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

COMENTÁRIO
"O testemunho do amor fraterno."
Jesus conduz à unidade. Conhecer Deus, anunciar e acolher sua palavra consiste em levar todos à unidade. Foi o que Cristo pediu quando rezou: seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. É preciso construir a unidade.
Desejá-la e anunciá-la é a oração que mais agrada a Deus; é o testemunho que podemos dizer e que Deus espera de nós; é a nova linguagem que evangelizará esse mundo dessacralizado. Para que isso aconteça, é preciso acreditar que todos os homens são candidatos à unidade e que o mundo crerá na proporção de nosso testemunho concreto de unidade.
Depois da ascenção de Jesus ao céu, como puderam os cristãos convencer os outros da mensagem libertadora que ele viveu e que está presente em cada um de nós, para progresso da sociedade?
O testemunho fiel e constante do amor fraternal, com todas as suas exigências evangélicas - igualdade, perdão, serviço, justiça, dedicação, a ponto de dar nossa vida pelo irmão -, não seria possível se Jesus não fosse uma realidade, se seu amor não fosse o primeiro motor desse testemunho.

"Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio." Salmo 15(16),1

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A juventude e a velhice


A juventude não é uma fase da vida. É um estado de espírito, um reflexo de vontade, uma característica de imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória do valor sobre a timidez, um gosto de aventura sobre o amor à comodidade. 

Ninguém envelhece por haver vivido certo número de anos, mas porque desertou do ideal; o tempo enruga a pele enquanto que a renuncia do ideal encarquilha a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e as desesperanças são os inimigos que, lentamente, nos encurvam no sentido da terra, transformando-nos em pó antes que a morte nos abala.

Jovem é aquele que se encanta e se maravilha, repetindo a figura da criança em permanente interrogação. Jovem é aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria nos embates da vida. Posto em prova, galvanizava-se; os fracassos fazem-no mais forte e os triunfos fazem-no ainda melhor. 

Serás tão jovem quanto a tua fé e tão velho quanto a tua dúvida. Tão jovem quanto a confiança que possues em ti mesmo e tão velho quanto o teu desespero e o teu abatimento. Permanecerás jovem enquanto permaneceres generoso, enquanto sentires entusiasmo em dar algo de ti mesmo, pensamentos ou palavras. Permaneceras jovem enquanto a ação de dar te valer mais do que a de receber, dando-te, no entanto, a impressão de que continuas sempre devedor. Permanecerás jovem enquanto fores receptível a tudo quanto é belo, bom e grandioso: as mensagens da natureza, do homem e do infinito. 

E, se um dia, qualquer que seja a tua idade, sentires o coração mordido pelo pessimismo, torturado pelo egoísmo e roído pelo cinismo, que Deus então tenha piedade da tua alma porque nesse dia serás de verdade um velho.

Seja sempre uma criança genial!

Liturgia Diária

7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 17, 11b-19


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. 

COMENTÁRIO
"Cristãos: fermento do mundo."
Na narrativa de hoje encontramos uma série de pedidos de Jesus: a unidade para que sejam um como nós; que os discípulos sejam preservados do mal.
Esse evangelho toca um dos mais difíceis temas do cristianismo: a escolha dos cristãos para viver e levar adiante a missão de Jesus no mundo.
Essa escolha tem sido sempre fonte de tentações e desvios na vida espiritual e na evangelização. Às vezes, o fato de ser colocado à parte no mundo pode formar um "gueto", as comunidades cristãs isolam-se, não exercendo influência na sociedade e na história.
Outras vezes, sua atividade desvia-se, fazendo que percam sua identidade cristã e qualidade de seu testemunho.
Devemos, pois, ser fermento no mundo e, ao mesmo tempo, preservar a identidade de nossa fé.

"Reino da terra, cantai ao Senhor" Salmo 67(68),33a

terça-feira, 18 de maio de 2010

Filhos da Páscoa

Da esperança, a dor; o sentido oculto que move os pés; o desejo incontido de ver as estradas se transformando, aos poucos, em chegadas rebordadas de alegrias.

Ir; um ir sem tréguas, senão as poucas pausas dos descansos virtuosos que nos devolvem a nós mesmos. Idas que não findam e que não esgotam os destinos a serem desbravados. Passagens; páscoas e deslocamentos.

Eu vou. Vou sempre porque não sei ficar. Vou na mesma mística que envolveu os meus pais na fé, os antepassados que viram antes de mim. Vou envolvido pela morfologia da esperança; este lugar simples, prometido por Deus, e que os escritores sagrados chamam de Terra Prometida. Eu quero.

O lugar sugere saciedade e descanso. Sugere ausência de correntes e cativeiros...

Ainda que o caminho seja longo, dele não desisto. Insisto na visão antecipada de seus vislumbres para que o mar não me assuste na hora da travessia. Aquele que sabe antecipar o sabor da vitória, pela força de seu muito querer, certamente terá mais facilidade de enfrentar o momento da luta.

O povo marchava nutrido pela promessa. A terra seria linda. Nela não haveria escravidão. Poderiam desembrulhar as suas cítaras; poderiam cantar os seus cantos; poderiam declamar os seus poemas. A terra prometida seria o lugar da liberdade...

Mas antes dela, o processo. Deus não poderia contradizer a ordem da vida. Uma flor só chega a ser flor depois que viveu o duro processo de morrer para suas antigas condições. O novo nasce é da morte. Caso contrário Deus estaria privando o seu povo de aprender a beleza do significado da páscoa. Nenhuma passagem pode ser sem esforço. É no muito penar que alcançamos o outro lado do rio; o outro lado do mar...

E assim o foi. O desatino das inseguranças não fez barreira às esperanças de quem ia. O mar vermelho não foi capaz de amedrontar os desejantes da Terra, os filhos da promessa. Pés enxutos e corações molhados, homens e mulheres deitaram suas trouxas no chão; choraram o doce choro da vitória, e construíram de forma bela e convincente o significado do que hoje também celebramos.

A vida cresceu generosa. O significado também.
Ainda hoje somos homens e mulheres de passagens; somos filhos da Páscoa.

Os mares existem; os cativeiros também. As ameaças são inúmeras. Mas haverá sempre uma esperança a nos dominar; um sentido oculto que não nos deixa parar; uma terra prometida que nos motiva dizer: Eu não vou desistir!
E assim seguimos. Juntos. Mesmo que não estejamos na mira dos olhos.

O importante é saber, que em algum lugar deste grande mar de ameaças, de alguma forma estamos em travessia...

Fotos da Páscoa Jovem 2010:




Liturgia Diária


7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 17, 1-11a


Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”. 

COMENTÁRIO
"Vida plena"
Nos evangelhos sinóticos - Mateus, Lucas e Marcos - encontraos a oração do Pai-Nosso, que Jesus ensina aos discípulos. No evaneglho de João, não temos essa oração. Mas, por outro lado, temos uma longa prece de Jesus ao Pai.
O início da narrativa converge para o tema da glória, chegou a hor da paixão e morte, que é a hora da glorificação de Jesus ao Pai: Pai, glorifica teu Filho, para que o Filho glorifique a ti.
Jesus reza por si mesmo, pelos que estão ligados a ele por intermédio do Pai, e por aqueles que nele creem, dos quais cuida para que tenham a vida eterna.
Jesus orou pela unidade de seus seguidores durante a última ceia e deixou expresso em seu mandamento a maneira de realizá-la.
Jesus testemunha que a vida eterna se realiza aqui, a partir das experiências concretas de unidade. Essa unidade tão profunda é o sinal da divindade de Cristo.
Há no ser humano um desejo de unidade que garante a paz interna e externa como um ideal que não morre. Há uma tendência à unidade que o leva a se lançar em aventuras, sempre buscando a plenitude.

"Reinos da terra, cantai ao Senhor." Salmo 67(68),33a

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Forania da Serra realiza Páscoa Jovem

 
Durante todo o dia de ontem, domingo (16), aconteceu a Páscoa Jovem 2010 na cidade de Desterro. O evento é promovido há cinco anos pela coordenação do Setor de Juventude da Forania da Serra do Teixeira, e a cada ano é realizado em uma das cidades que a compõem.

A Páscoa Jovem 2010 que teve como tema: “Jovem, economia e vida”, e sub-tema: “Jovem, não podeis servir a Deus e ao dinheiro), teve início às 09h00 com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro. Em seguida todos os jovens se dirigiram para o Ginásio “O Joaozão”, onde durante o decorrer do dia aconteceram palestras, apresentação de peça teatral e danças, louvor, momentos de descontração e para encerrar, a tradicional gincana na qual a nossa cidade ficou com o título de vice-campeã.

Teixeira esteve representada por membos do EJC, Equipe de Dança da Paróquia de Santa Maria Madalena e demais jovens da comunidade.

O evento contou com a participação de jovens de Teixeira, Desterro, São Sebastião, Imaculada, Maturéia, Cacimbas. A animação ficou por conta do Ministério de Música da Paróquia de São Pedro, de Patos-PB.

Liturgia Diária

7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 16, 29-33


Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” 

COMENTÁRIO
"Experiência de fé e paz"
Jesus termina a narrativa com uma palavra de ânimo. Ele nos encoraja, não nos abandona: Coragem! Eu venci o mundo. A frase mostra o convite e a postura que os discípulos devem ter, como também é um convite a acada um de nós.
O texto - Agora sabemos que vós conheceis todas as coisas. Por isso, cfremos que saístes de Deus - deixa bem claro que não basta entender, compreender intelectualmente, mas é preciso ser solidário com Jesus, ir até as últimas consequências. É o momento de ser como o ramo unido à videira.
Jesus nos diz que a fé deve ser atestada e que precisamos crer em Deus não só nos momentos de alegria, mas também nos tempos de dificuldade, tristeza. Ter fé não significa ficr imune às provações, dificuldades ou lutas. A palavra de ordem para quem crer é CORAGEM.
O texto termina com uma palavra de ânimo. Jesus encoraja, não abandona. Coragem! Eu venci o mundo.

"Reinos da terra, cantai ao Senhor." Salmo 67(68),33a