sábado, 19 de maio de 2012

Não tenhas medo, confia no Senhor

Meus irmão e minhas irmãs, estamos às vésperas da solenidade da Ascensão do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele se despede e volta para junto da Pai, mas não nos deixa sós, Ele envia sobre nós o Seu Espírito Santo!

Os apóstolos, cheios do Espírito Santo, vão para todo o mundo anunciando a Boa Nova do Evangelho.

Na primeira leitura vemos que Deus envia São Paulo a Corinto, a um povo cheio de pecado e excessos. Um povo que é tão bom, mas que se deixa contaminar pela sujeira do pecado. E estando no meio dessa gente, o apóstolo dos gentios busca abrigo em uma família: a casa de Áquila e Priscila. Porque Deus quer salvar o Seu povo, que está perdido, a começar das famílias.

Como afirma o beato João Paulo II: 
“A salvação da humanidade passa pela família”.


A leitura começa assim: “Jesus aparece para São Paulo em uma noite, e diz: 
“Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo.”

Quando estamos desanimados, passando por uma noite escura, Deus aparece para cada um de nós e nos diz: Não tenhas medo! 
O medo nos paralisa; esse sentimento é o contrário da fé. Quem tem muito medo tem pouca fé. Se você não quiser ser vencido por esse sentimento, então deverá cultivar a fé.

O Senhor quer dizer a mim e a você o que Ele disse a São Paulo: 
“Não tenha medo, tenha fé, continua a falar e não te cales, porque Eu estou contigo!”

Saiba que muito mais interessado na salvação da nossa família está o Senhor Jesus! Precisamos ter fé, acreditar e lutar pela salvação de nossa casa.
O Senhor quis e quer que participemos da salvação de nossa família. Ele quer contar conosco e, para isso, Ele pede a nossa adesão, nossa fé, a nossa perseverança e fidelidade, para sermos colaboradores d'Ele.

Não tenha medo, acredite no poder de Deus, no poder da oração! Confie no Senhor e reze mais! Não desanime!

No Evangelho Jesus nos diz: 
“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” 


Realmente este acampamento quer ser um grito de esperança para vocês! O Senhor sabe os seus medos e tudo o que você tem passado, o Senhor sabe de suas lágrimas, Ele as tem recolhido e as colocado nos odres da Virgem Maria. O Senhor nos promete que, após a tristeza, chegará a alegria. E essa alegria Deus quer lhe dar neste fim de semana. Deus Pai tem dias de alegria para você que tem enfrentado perdas e sofrimento; e essa graça virá pelas mãos da Virgem Maria!

Frei Josué

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Uma Questão de Escolha

O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. 

A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las. 

Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples... Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. 

Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio. Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar. Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que escolhemos dizer. É simples... 

[Padre Fábio de Melo]

Comissão para a Juventude abre concurso para cartaz do DNJ 2012


O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado todos os anos pelas dioceses brasileiras, geralmente em outubro. Neste ano, o cartaz oficial será escolhido por meio de um concurso convocado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de junho. O resultado será divulgado no dia 25. 

O(a) vencedor(a) do concurso vai ganhar um kit composto por produtos JMJRio2013, uma Bíblia da CNBB, um Youcat e uma camiseta da CF2012.

Então, coloque a criatividade para funcionar e mão à obra! 

Características do Cartaz: 
Tamanho: 60 cm de altura x 40 cm de largura 
Resolução mínima dos arquivos digitais: 300 dpi 

O cartaz deverá expressar a diversidade das expressões jovens a Igreja e estar em sintonia com o tema e lema do DNJ 2012:

Tema: Juventude e Qualidade de Vida 
Lema: "Qual vida vale a pena ser vivida?" 
Iluminação Bíblica: "Eu vim para que todos tenham vida"(Jo 10,10) 
Enfoque: A integralidade do jovem

É importante lembrar que o cartaz vencedor poderá passar por ajustes feitos pela comissão organizadora. A participação no concurso implica na concordância desta regra. 

Inscrições:

- De 17 de maio a 20 de junho de 2012 
- concorrente deverá enviar o cartaz para o e-mail contato@jovensconectados.org.br em dois formatos digitais: JPG e PDF.
- No assunto do e-mail, coloque apenas os dizeres CONCURSO DO CARTAZ DNJ 2012
- No corpo do cartaz, informe os seguintes dados:

Nome completo
Data de Nascimento
CPF
RG
Endereço Completo
Telefone 

Fonte: www.jovensconectados.org.br

domingo, 13 de maio de 2012

Maria Mãe de Jesus, exemplo de MÃE


Oh Maria Mãe de Jesus, exemplo e modelo de maternidade, compromisso, fidelidade e amor incondicional. Mulher corajosa e humilde que ao aceitar sua gravidez, agradeceu e exaltou com alegria o poder e os desígnios de Deus. 

Maria, Mãe de Jesus, sensível, carinhosa, fervorosa, rainha do lar, educadora, conselheira e companheira, que diante da missão do seu Filho, com sabedoria tudo aceitou, tudo compreendeu, tudo suportou com fé, silêncio, oração, contemplação e amor materno sem limites.

O amor verdadeiro que partilha o pão da vida, infinito como o universo, forte como a rocha, suave e perene como a brisa da manhã.

E seguindo o exemplo de Maria, tantas mães de hoje, assumem sua vocação materna, trabalham, sofrem, lutam, resistem, ultrapassam seus próprios limites, acompanhando os desafios, provações e realizações de seus filhos diante das contradições e adversidades de um mundo carente de amor, justiça, fraternidade e paz.

Oh Maria, Mãe de Jesus, ispira todas as mães de Teixeira, do Brasil e do mundo, ilumina todas as mulheres agraciadas pelo amor materno para que sigam seu exemplo, a paz do seu olhar, o aconchego do seu coração, o bálsamo de suas generosas mãos, espalhando o bem e o amor maior em todos os lares, nas famílias e na jornada da vida sob as graças e bençãos de DEUS.

Mamãe, Parabéns pelo seu dia.

Mãe, hoje é o seu dia, minha grande amiga, e grande companheira. Gostaria hoje de ser um poeta para transcrever em versos a história da minha vida, vivendo ao seu lado. 
Eu poderia falar dos seus abraços, do seu não quando algo estava errado, da doçura contida em suas palavras nos momentos mais difíceis da minha vida. 
Mas eu prefiro falar do amor que você plantou em minha vida, e dos ensinamentos que você me deu e que ficaram todos gravados no meu coração.
Obrigado minha mãe querida, por ter me feito assim. Obrigado por hoje eu poder falar assim de você. 
Nós amamos vocês.
Dedicamos essa mensagem a todas as mães dos jovens do EJC, biológicas e adotivas... FELIZ DIA DAS MÃES!!