sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um olhar de otimismo para o futuro


"Deixemos que o Senhor da nossa história, nos atinja com o Seu olhar."

O Senhor se inclina lá dos céus sobre os homens, para ver se existe um homem de bom senso, alguém que procure a Deus (Sl 14, 2)". O Verbo de Deus feito Carne, Nosso Senhor Jesus Cristo, tem sobre as pessoas um olhar feito de profundidade, conhecimento, acolhida e misericórdia. Tendo o Senhor garantido Sua presença conosco até o fim dos tempos, todos os dias ele repete e renova Sua presença amorosa, que lança luz sobre os acontecimentos e sobre o desenrolar de nossos dias. Chegar ao limiar de um novo ano é oportunidade privilegiada para confrontar com o olhar de Jesus os passos dados e projetar o futuro.

Três olhares de Jesus provocam nossa reflexão. O primeiro deles foi dirigido ao jovem rico do Evangelho (cf. Mc 10, 21), sem dúvida, uma pessoa bem comportada. Terá cumprido bem todas as suas obrigações, terminando cada período da vida com as contas pagas, uma pessoa de bem, tanto que Jesus, fitando-o com amor, pediu-lhe o passo da radicalidade, seguimento estrito, no qual Deus é posto em primeiro lugar. O moço abaixou a cabeça e foi-se embora, porque era muito rico.

O segundo olhar é para Judas, o traidor. Tendo abandonado a Ceia, tudo se fez noite (cf. Jo 13, 30)! O Jesus preso no horto, traído por um beijo, preso nos pátios do Sinédrio e do Palácio de Pilatos, viu e foi visto por Judas (cf. Mt 27, 3-9; Lc 22 47-53). O olhar de amor resultou em desespero, pois a luz se fez e o amigo de antes não conseguiu dar o passo de confiança na misericórdia infinita! Recebeu muito, comprometeu-se à custa de um dinheiro sujo, corrompeu-se e não conseguiu voltar atrás.

A terceira figura, não menos pecadora, é nosso amigo Simão Pedro. Negou conhecer seu Senhor, encontrou também o olhar de Jesus e chorou amargamente. Não sabemos medir se foi maior o pecado de Pedro ou de Judas. O que sabemos é que um deles se isolou no desespero e o outro, banhado nas lágrimas, refugiou-se na comunidade dos discípulos. Medroso que era, precisou, depois da Ressurreição de Cristo, da ajuda de Maria Madalena e de João. O que negara tão vergonhosamente veio a ser testemunha qualificada do Ressuscitado! 

Ao terminar o ano de 2010, deixemos que o Senhor da história nos atinja com Seu olhar de amor. Quem cumpriu todos os seus deveres não se encha de orgulho, mas encontre novo apelo à perfeição que vem de Deus. Dê graças a Deus, fonte de todo o bem! Há muito mais por fazer, há generosidade plantada do coração e pronta a florescer. Há um forte convite à partilha, há irmãos e irmãs que sofrem e gritam por maior generosidade.

Com a passagem de ano, haja em nós a ação de graças. É digno saber agradecer e ver o bem que foi feito pelos outros e por nós. Um sadio olhar de otimismo faz bem para o corpo e para a alma. Se identificamos os erros cometidos, acreditar no perdão, chorar, sim, os pecados cometidos, lavá-los na graça do Sacramento da Reconciliação e recomeçar.

O ano novo já é feliz, porque existimos e porque não estamos sós neste mundo.

Um Feliz e abençoado ANO NOVO para você e sua família é o que deseja o EJC de Teixeira.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Chega ao fim a Festa Social de Sta. Mª Madalena


Trabalho, suor, esforço... Mas no coração o sentimento do dever cumprido. Essa é a sensação de todos aqueles que renunciaram os dias de festa para trabalharem na Festa Social de Santa Maria Madalena. "A finalidade de todo o esforço é a evangelização." Revelou um dos jovens.  À todos que se empenharam para mais esse evento da nossa paróquia, os nossos PARABÉNS!! Em especial, aqui no site, os jovens do EJC que se dispuseram a esse serviço. Que DEUS possa abençoar a cada pessoa que dedicou-se para que essa realização se tornasse real.


Gaste bem


Estou convicto de que a maioria de nós queremos fazer alguma coisa grande com as nossas vidas. Mas nós trabalhamos sob a ilusão de que o fazer de grandes coisas está reservado para uma elite. Heróis. Mártires. Santos. Mas não para você e eu.

E se a maior coisa que você pode fazer com a sua vida não for sair em chamas de glória, mas honrar a Deus com uma vida que busca fazer a vontade dEle nas pequenas coisas? Não seria escalar a montanha mais alta, mas ficar no curso rochoso que a vida guardou para você. Não seria morrer por sua fé, mas ficar fiel ao longo de uma vida difícil.

Tente pensar nos blocos de 24 horas da sua vida como maços de cem notas novinhas de R$1. Seu desafio cada dia é "gastar a sua vida." Você não pode colocá-la no banco. Você não pode colocar na poupança até adquirir 500 ou 1000. Você recebe um punhado fresco de moeda corrente de vida a cada manhã, e qualquer valor não gasto evapora antes do amanhecer.

Você gasta seus ativos de vida cada vez que você discipula um empregado novo, escuta um amigo sofrido, ou oferece ajuda a alguém passando por dificuldades.

Você está dando a sua vida quando, com dinheiro que não veio fácil, você é generoso com uma mulher que perdeu o trabalho dela, uma família sofrendo com doença crônica, ou simplesemente ajudando os ministérios de sua igreja.

Você sacrificou um pedaço enorme de sua vida dando à luz, orando através das suas lágrimas por uma criança difícil, e investindo todo o tempo, energia, e paixão que é necessário para preparar uma vida para o que vem pela frente neste mundo difícil.

Você está gastando seu capital de vida pondo seu amor por sua noiva ou cônjuge ou filho acima de carreira, se sacrificando por pessoas que precisam de você mais do que de dinheiro.

A Bíblia diz: 

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? (1 João 3:16-17 NVI)

Será que há pessoas que morrem em momentos heróicos (ou sejam “torram” tudo) que talvez ainda não entendem que precisamos gastar os incrementos menores de nossas vidas em momentos de abnegação, feitos para serivr outros e que honram a Deus servindo às pessoas que ele colocou em nossos caminhos? Que pena seria nunca desenvolver o entendimento de servir a Deus servindo aos homens e mulheres que Ele criou na imagem dEle.

Você tem o capital de um dia inteiro de vida em suas mãos hoje. Gaste sabiamente – em pequenos incrementos de serviço aqui e acolá. Ou perca-o completamente.

[Rubel Shelly]

Um Cristão verdadeiro é diferente em todos os sentidos


"Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu;
Conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver;
Espera ir para o céu pelos méritos de outro;
Esvazia-se para que possa estar cheio;
Admite estar errado para que possa ser declarado certo;
Desce para que possa ir para o alto;
É mais forte quando ele é mais fraco;
É mais rico quando é mais pobre;
Mais feliz quando se sente o pior.
Ele morre para que possa viver;
Renuncia para que possa ter;
Doa para que possa manter;
Vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento"
 

domingo, 26 de dezembro de 2010

Último dia da Festa Social de Sta. Mª Madalena


Como era de se esperar a Festa social da Padroeira da cidade de Teixeira-PB é um grande sucesso. Após a segunda noite de pavilhão, onde as famílias celebraram a Noite de Natal, já fica no coração de cada paroquiano, uma ponta de saudade em saber que essa linda confraternização encerra-se hoje. As duas noites anteriores provaram o sucesso e a grandiosidade que a festa adquiriu com o passar dos anos. Momentos singulares de uma grande confraternização, sem tumultos, sem confusões, ou seja, uma reunião de amigos e familiares que reservam no calendário essa festa que já virou tradição. Nesse último dia do evento, a Festa de Confraternização das Famílias Cristãs abre o seu pavilhão à tarde, com o super bingo de um carro. Confira abaixo toda a programação para o dia de hoje, como também algumas fotos da noite anterior: 

DOMINGO (16/12)  
15h00 – Banda K pra Nós 
16h00 – Bingo preliminar 
17h30 – Bingo de um carro semi-novo 
18h30 – Banda Rubacão com Leite 
20h30 – Banda Agita Samba

Confira algumas fotos:

Abertura da 2ª noite do pavilhão

Equipes de Trabalho:








Demais fotos:











Liturgia Diária


Sagrada Família: Jesus, Maria e José
EVANGELHO
Mateus 2, 13-15. 19-23


13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.
15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.
19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.
21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

COMENTÁRIO
"Apresentação de Jesus."
Na festa da "Sagrada Família de Nazaré" celebramos também a nossa família, que hoje passa por importantes transformações e crises. Tais situações de conflito acabaram por abalar a estrutura e até mesmo o significado do pequeno berço social em que toda pessoa nasce e cresce.
Rezemos, então, essa oração por nossa família e pelas famílias dos nossos irmãos:

"Senhor Jesus Cristo, abençoai nossas famílias, e ficai sempre conosco nessa hora tão difícil de nossa história.
Senhor Jesus Cristo, ensinai-nos a rezar! Abri nossos corações ao perdão e à compreensão, afastai de nossos lares o perigo da separação e do divórcio e fazei-nos viver na unidade e no amor.
Vossa Mãe era 'Serva do Senhor' e sempre guardava Vossa palavra: que assim sejam todas as mães cristãs.
Vosso pai era 'um homem justo', porque vivia de fé e de esperança: que assim sejam todos os pais cristãos.
Vós crecíeis em sabedoria, idade e graça: que assim cresçam todas as crianças cristãs!
Senhor Jesus Cristo, que todos os habitantes da terra se encontrem reunidos na vossa Igreja, formando uma só Família, no amor do único PAI. E assim seja!"