sábado, 21 de abril de 2012

Jesus voltará!

O Evangelho de São Mateus traz três grandes parábolas que mostram como devemos nos preparar para a vinda do Senhor. A primeira é a das dez virgens (cf. Mt 25,1-13), segundo a qual devemos nos preparar para a vinda do Senhor enchendo-nos do Espírito Santo e tendo-O em plenitude. A segunda parábola é a dos talentos. E a terceira é a do julgamento final, em que toda a humanidade, de todos os tempos, será julgada pelo amor.
 
O Filho de Deus obedeceu e foi até a morte na cruz para nossa salvação. O Pai, então, O arrebata, retira-O à força! "Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como o vistes partir para o céu" (At 1,11).
 
Na parábola dos talentos, Jesus está falando a esse respeito: "Disse: ‘Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus servos, entregou a cada um uma bolsa de dinheiro e disse: ‘Negociai com isto até que eu volte’” (Lc 19,12-13).
 
O Senhor deu a nós os Seus bens, o Seu Reino, o Seu Espírito e os dons do Seu Espírito, e está dizendo: “Negociai com esses bens que lhes dou. Negociai até a minha volta. Eu vou voltar!”

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lições para hoje


 
1- Escute hoje a voz de Deus.
2- Hoje é o tempo de agir.
3- O amanhã é fruto do que fazemos agora.
4- A semente plantada hoje é o fruto do amanhã.
5- Mexa-se hoje.
6- Tudo continuará como está, se o hoje não for vivido intensamente.
7- O tédio só existe para quem o alimenta.
8- Os passos de hoje reflete-se no amanhã.
9- Inicie hoje sua construção.
10- Dê agora o 1º passo.
11- A vida acontece neste exato momento.
12- Observe agora a linda paisagem.
13- Faça deste instante um momento inesquecível.
14- Não perca tempo...

É como disse Jesus Cristo: "Portanto não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu mal". Viva, portanto o hoje da melhor maneira possível. Lembrando que toda conquista do futuro tem base no que fazemos agora.

Liturgia Diária

2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 3,16-21



16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A determinação de um homem simples que se tornou Papa

 
O Papa Bento XVI completa 85 anos, nesta segunda-feira, 16, dos quais sete são dedicados à cátedra de Pedro até o presente momento. 
 
O alemão tímido que da sacada principal da Basílica de São Pedro se dirigiu ao mundo em seu primeiro pronunciamento como Papa, com a surpreendente expressão: “Sou um humilde servo na vinha do Senhor”, já conquistou o mundo através de seus discursos dotados de precisão, profundidade e espiritualidade. De fato, uma marca deste pontificado é a ‘simplificação da teologia’, ao passo que cada cristão é capaz de compreender verdades profundas através de palavras simples. 
 
“Da coerência e da constância de seus ensinamentos, aprendemos sobretudo que a prioridade de seu serviço à Igreja e à humanidade é orientar nossas vidas a Deus”, disse o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi. 
 
O Papa, as pessoas e algumas curiosidades 
 
Todas as manhãs, logo cedo, Bento XVI inicia suas atividades com a celebração da Santa Missa. Entre os muros do Palácio Apostólico, um Papa que faz suas orações cotidianas sem se esquecer, todavia, das intenções dos fiéis que lhe enviam pedidos de oração. De acordo com um de seus secretários particulares, a sensibilidade do Pontífice diante do sofrimento humano é tamanha, que todas as intenções de oração a ele confiadas pelos fiéis são depositadas no genuflexório onde ele reza todas as manhãs. Ainda como forma de atenção às pessoas, ele repassa, a cada terça-feira, com um gravador na mão, um dia antes da catequese, todas as saudações em várias línguas, as quais ele profere na Praça de São Pedro no dia seguinte. Um Papa que gosta de gatos, de música e que se considera um ‘mendigo diante de Deus’, quando reza: esta é a personalidade de Bento XVI caracterizada pela simplicidade, coerência, gentileza e determinação. 
 
“Desde o início meu irmão sempre foi para mim não somente um companheiro, mas também uma direção confiável. Foi para mim um ponto de orientação e referência com a clareza e a determinação nas suas decisões. Ele me mostrou o caminho a seguir, mesmo em situações difíceis”, disse monsenhor Georg Ratzinger, irmão do Papa, em entrevista ao jornal italiano Il Giornale. 
 
O Papa e os desafios do Pontificado 
 
Bento XVI, cujo nome de batismo é Joseph Ratzinger, jamais imaginou que chegaria à Sé de Pedro. No livro-entrevista “Luz do Mundo”, no qual ele responde a várias perguntas do jornalista alemão Peter Seewald, ele confessa que teve medo após o término do Conclave e não se sentia capaz de assumir a função de Sucessor de Pedro. Mesmo diante da insegurança inicial, Bento XVI trouxe a força de sua personalidade para o Pontificado: com determinação, assumiu como meta combater o relativismo e levar os católicos às bases da fé.

“Com Bento XVI aprendemos que a fé e a razão se ajudam mutuamente na busca da verdade e respondem às expectativas e dúvidas de cada um de nós e de toda a humanidade; que a indiferença a Deus e o relativismo são riscos gravíssimos de nossos tempos”, afirmou Padre Lombardi. 
 
O Papa na ótica do Brasil
 
Os cardeais brasileiros criados nos últimos três Consistórios convocados por ele (ao todo foram quatro) também se surpreendem com a personalidade do Santo Padre. Dom Odilo Pedro Sherer, cardeal arcebispo de São Paulo, expressa quem é a pessoa Bento XVI a partir de sua experiência pessoal.

"É um homem simples, muito educado, cordial, respeitoso, atento às pessoas, alguém preocupado com quem esta com ele à sua frente. Vejo o Papa como um homem simples, humilde, sábio, um homem de Deus", enfatizou.
 
O EJC TEIXEIRA parabeniza o Papa Bento XVI por mais um ano de vida, desejando que o Senhor lhe conceda muita paz e saúde para que possa conduzir firme e forte o seu ministério.

Liturgia Diária

2ª Semana da Páscoa 
EVANGELHO
João 3,1-8


1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.