sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Eleita a nova coordenação do EJC Teixeira

Na noite de ontem (quinta-feira), o EJC Teixeira realizou a eleição que definiu a nova coordenação do grupo, que conduzirá o mesmo pelos próximos dois anos. Como prevê o estatuto do EJC, a até então coordenação, escolheu dois jovens, dentre aqueles que estavam aptos a ocuparem o cargo, para fazerem parte do seleto grupo. A Escolha foi dos seguintes nomes: 

   ARTHUR BATISTA                     VANESSA MARTINS


Foi feita também a eleição, onde cada integrante do grupo que estava participando da reunião, teve direito ao voto. Depois de toda a apuração, a escolha dos jovens foi a seguinte:

 MORGANA ROCHA        REJANIO LIMA        VAININHA QUEIROZ
Para finalizar, deixamos as palavras de Dasayev Gomes, que estava à frente do grupo nesses últimos dois anos: "Agradeço pela paciência do grupo por me suportar na coordenação por dois anos, mesmo eu não estando sempre presente por motivos de estudo, mas sempre que possível me fazia presente e parabenizando a nova coordenação que tem dois anos pela frente. Me desculpando por qualquer coisa... Morganna voltando para seu cargo né? Devolvendo o cargo pra vc. Rejanio já sabe como caminha, mas sempre tem coisas novas a aprender, e Vanessa, Arthur e Vaininha um nova experiencia pra vcs no EJC, não desanimem lembrem-se que Deus sempre caminha juntos de nós. Boa sorte a nova coordenação que a caminhada levando o nome EJC à frente seja cheia de paz e luz."

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

EJC Teixeira decide nova coordenação amanhã

O Encontro de Jovens com Cristo da cidade de Teixeira, decidirá em eleição, amanhã (quinta-feira), dia 10/01/2013 os novos integrantes da coordenação, que conduzirão o grupo pelos próximos 2 (dois) anos.

A atual coordenação pede o comparecimento de todos os integrantes a reunião que acontecerá às 19h00 no salão paroquial.

Contamos com a presença, a disponibilidade e o voto de todos.

A Coordenação.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Precisamos ir em missão

Cristãos precisam abandonar o egoísmo para ir em missão, diz padre. 

Um novo ano se inicia e, embora sempre existam projetos novos, há também aqueles antigos, que ainda precisam ser trabalhados. A Igreja católica traçou para o período de 2011 a 2015 algumas diretrizes para a ação evangelizadora no Brasil. Dentre essas diretrizes, algumas são urgentes, como é o caso da ação missionária da Igreja. 

Mas por que discutir a Igreja em estado permanente de missão é assunto urgente? De acordo com o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, a essência da Igreja é ser missionária, uma vez que nasce com o mandato do próprio Cristo: “Ide a todos os povos e façam que sejam meus discípulos” (Mt.28,19). 

“Assim, a Igreja no Brasil, em suas diretrizes, assumiu esta urgência missionária. No documento de Aparecida, os bispos manifestam com clareza que devemos colocar nossa Igreja em estado permanente de missão”, lembrou o padre.  

Desafios  

E quem participa ativamente dessa ação missionária da Igreja são os próprios fiéis, de acordo com suas vocações. Porém, padre Camilo acredita que hoje a Igreja sofre com a carência de pessoas que entendam e assumam o espírito missionário. Para ele, essa falta de consciência missionária é o maior desafio para a Igreja. 

“Estamos estagnados, nos falta abertura e disposição para sair de nós mesmos e ir ao encontro dos outros. (...) Precisamos motivar nossos cristãos a sair do seu “eu”, do seu egoísmo, de sua casa, de sua comunidade, paróquia e diocese, para ir em missão a outros lugares. Há carências de testemunhas proféticas, de mártires, referências e modelos de verdadeiros discípulos missionários”, enfatizou. 

E diante dessa realidade, o diretor das POM disse que é trabalho dos bispos, padres, leigos, movimentos, comunidades, enfim, de todos os que amam a Igreja ajudar a despertar vocações missionárias. “Nós procuramos fazer isto, através de cursos de formação, conselhos missionários, congressos, retiros, encontros... auxiliar para suprir esta grande necessidade”.  

Ano da Fé 

Esse trabalho de despertar vocações missionárias pode ser auxiliado pelo Ano da Fé, uma ocasião em que o Papa Bento XVI pede mais reflexão sobre a fé católica, o que acaba levando a uma melhor compreensão do papel de cada cristão católico na Igreja.  
Padre Camilo acredita que este Ano vem ajudar a reevangelizar os “batizados adormecidos”, além de ser um tempo de perceber que o Evangelho exige um testemunho mais radical de vida.

“Temos cristãos só de nome, mas que não vivem a fé cristã, precisam ser despertados. Outros necessitam amadurecer. O que nos ajuda para isto é o serviço, a doação, o despojamento e a gratuidade. Vamos encontrar este valores na missão, na ação concreta”. 

Entre essas ações, o sacerdote citou as santas missões populares, os grupos de infância, adolescência e juventude missionária, os vários conselhos e grupos missionários, projetos de Igrejas Irmãs e a missão ad gentes. “São (estas ações) sinais e caminhos de uma Fé madura. O grande motivador do chamado missionário é o testemunho, o exemplo de vida”. 

Padre Camilo Pauletti 
Diretor das Pontifícias Obras Missionárias

Projeto #TamuJunto movimenta família CN na preparação para JMJ

Quem nunca ouviu um “Tamu Junto”? Uma expressão bastante difundida no meio jovem que invadiu as redes sociais. Mas o sentido dessa expressão vai muito além de uma hashtag do Twitter. No caso da Canção Nova, significa o envolvimento de missionários e colaboradores na grande empreitada da evangelização. A cada transmissão, programa ou qualquer outra inciativa de nossos meios de comunicação, há a disponibilidade de pessoas que se doam no anúncio de Cristo e assumem, juntas, a grande missão da Igreja que é evangelizar.
 
O projeto #TamuJunto
 
Com esse sentimento, o setor de videografismo da Canção Nova produzirá, até a data da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, de 24 a 28 de julho, uma série de teasers (vídeos de expectativa), além de boletins e vídeos informativos sobre a participação e a preparação da Canção Nova para o maior evento da juventude católica do mundo, os quais serão veiculados durante a nossa programação televisiva. 
 
Assista ao vídeo no qual Cynthia Santos, responsável pelo setor de videografismo da TVCN fala sobre o projeto. 
 
 
 
A 30 dias da JMJ
 
A Canção Nova, a partir de seu fundador, monsenhor Jonas Abib, concentrou grande parte de sua missão na evangelização dos jovens. Desde a Jornada Mundial da Juventude do ano 2000, sediada em Roma, Itália, a TVCN é a única emissora católica que transmitiu todas os encontros a partir desta data. 
 
A um mês da JMJ, no Rio de Janeiro, serão feitas chamadas com informações sobre os locais e a programação do evento.
 
Novidades
 
O projeto #TamuJunto também lançará, ainda este ano, uma camiseta que estará vinculada a todas as inciativas do projeto por meio de um QRCode, código que pode ser lido e decodificado por celulares e outros dispositivos móveis.