sábado, 12 de maio de 2012

Feliz aquele que cuida do doente, do carente, do necessitado

A Palavra meditada está no Salmo 41, 2-14
 
O Espírito Santo de Deus vem, nesta manhã, iluminar a nossa mente, dar amor ao nosso coração e saúde ao nosso corpo. Vem sobre nós para que possamos compreender a Sua Palavra, amá-la e proclamá-la, pois ela é uma inspiração para nosso coração. 
 
Como vemos, nessa passagem, Deus nos ensina uma coisa maravilhosa. O Senhor nos diz que, mesmo diante da dor e da doença, no momento em que todas as portas estão fechadas, nós ainda podemos confiar n'Ele. Quando vemos que todos se afastaram de nós, até mesmos os amigos, ainda assim, podemos confiar no Senhor, pois Ele nunca vai nos abandonar e deixar de nos amar. E o que Ele quer de nós, nesta manhã, é que fiquemos de pé. Vamos pedir ao Senhor: “Levanta-me de toda doença, de toda fraqueza. Levanta-me do meu egoísmo, do meu orgulho e da minha soberba, dos sentimentos que mortificam minha alma.”  
 
Devemos pedir a Deus que nos afaste de todas as atitudes e sentimentos ruins que nos separam d’Ele e que só nos prejudicam. Vamos recorrer a Ele de todo coração, pois Ele nunca deixará de nos atender.  
 
A Palavra também nos diz que é feliz o homem que cuida do fraco, porque no dia de sua fraqueza o Senhor o sustentará. Todos nós passamos por momentos difíceis na vida, mas se nos doamos para ajudar o outro, Deus nos atenderá nos momentos difíceis e nas nossas desgraças. E a maior desgraça da nossa vida é quando o mal começa a vir de dentro de nós, e isso acontece quando saímos da graça de Deus. E são duas as coisas que nos tiram da graça de Deus: o pecado e o legalismo. O pecado grave, porque nos faz romper com a comunhão que temos com Deus, levando-nos à escuridão espiritual e à morte. E a legalidade, porque nos achamos melhores que os outros por cumprimos as leis de Deus Pai. A Palavra de Deus é a lei da vida, que nos é dada e é o Espírito Santo quem dá vida a essa Palavra. Mas não é só porque cumprimos essas leis que podemos nos achar melhores do que os outros. Um dia, poderemos errar, então não julguemos o próximo, sejamos misericordiosos em ajudar a quem precisa. Vamos dar amor, colocar o coração, de verdade, na nossa ajuda, repartir o nosso tempo para que o outro conte conosco. Assim seremos felizes!  
 
Feliz aquele que cuida do doente, do carente, do falido, do necessitado...No dia em que essa pessoa errar Deus vai recolocá-la no caminho certo. O Altíssimo sempre cuida de nós, e cuida mais ainda de quem se abre para o amor. Precisamos abrir nosso coração para o amor, assim o Senhor sempre cuidará de nós e nos fará felizes. O sofrimento faz parte da vida de todo ser humano e na hora da dor as bênçãos do Senhor chegam a todos. Quem tem fé e abre o coração para o Pai desfruta melhor dessas bênçãos e reage melhor aos problemas. A fé nos coloca de pé.  
 
É interessante ver a verdade que a Palavra vem nos revelar. Nem toda doença vem do pecado, mas todo pecado leva a uma doença física, emocional ou espiritual. E quando pedimos perdão a Deus, Ele age sobre nós e faz um processo de cura imediata em nossas vidas. Nos momentos mais difíceis vemos como o Senhor age em nós. 
 
Vamos pedir ao Senhor a Sua piedade: “Senhor, levanta-me. O Senhor que vê o meu desejo de acertar, me sustenta na Tua presença, olha minha fé neste momento e levanta-me.”  
 
Quem está feliz peça ao Senhor que mantenha a fé do seu coração para que não se desvie do caminho correto e quem está no fundo do poço, acredite, pois a mão do Senhor pode resgatá-lo. Peça a Ele no dia de hoje: “Resgata-me, Senhor, de toda dor e sofrimento. Levanta-me, hoje, Senhor, queremos pedir que a Tua mão possa entrar com o poder do Espírito Santo em todos os lares, hospitais e presídios. Que o Senhor chegue a todos que se encontram no sofrimento, que essas pessoas possam encontrar forças no Espírito Santo, para se levantarem e se sentirem melhor. Nós cremos que, pelo poder do Teu Espírito e pela força do Teu santo Nome, o Senhor pode nos curar. Pedimos, Senhor, que ponhas a Tua mão sobre nós e que a Tua vontade aconteça. Nós confiamos em Ti".  
 
Peçamos ao Senhor coragem e sabedoria para amar e ajudar o outro. Alegremo-nos em saber que o bem que fazemos hoje vai retornar para nós pelas mãos de Deus. Obrigado, Senhor!  
 
[Márcio Mendes]

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Liturgia Diária

5ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 15,9-11



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Como um jovem manterá pura a sua vida?

 
Juventude à flor da pele, a pressão de determinadas pessoas, a influência da mídia, os novos valores adotados pela sociedade, um mundo com uma mentalidade predominantemente impura. Diante disso, o jovem cristão se pergunta: “Será que é possível ser puro?”. Realmente é difícil, muito difícil. Mas não é impossível!
 
Paul Claudel, filósofo francês, disse, certa vez, que rapazes e moças não foram feitos para o prazer, mas para o desafio. Então, como alcançar a pureza? Há vários caminhos. Um deles é a vivência da castidade, chamada por São Pedro Damião de a “rainha das virtudes”.
 
De acordo com o teólogo Jason Evert, a castidade é uma virtude, é a fortaleza que uma pessoa tem para usar a sexualidade de acordo com o plano de Deus.  
 
Nos programas vulgares de televisão e nos sites pornográficos, há maldade escondida nas palavras. Nessa confusão toda, como ser casto? São Carlos Borromeu afirma: “é impossível que te conserves casto, se não vigiares continuamente sobre ti mesmo, pois a negligência traz consigo muito facilmente a perda da castidade“. 
 
Percebe-se, aqui, a necessidade de dominar-se para ter uma vida casta. Como disse o professor Felipe Aquino, apresentador do programa Escola da Fé, na TV Canção Nova, “ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz”. Para possuir-se a si próprio demandam-se meses, até anos!  
 
Ninguém está imune. Como São Gregório disse, “ainda que expulsemos os maus pensamentos que costumam seguir o olhar voluntário, eles deixam sempre uma mancha na alma”. Sendo assim, precisamos ser limpos, lavados com o Sangue de Cristo, purificados ao olhar para Jesus Sacramentado e aprendendo com o exemplo de Maria. Preenchendo os pensamentos, busquemos as coisas do Alto!  
 
Para se manterem puros e não pecarem, São Francisco revolveu-se na neve e São Bernardo mergulhou num tanque gelado. E você, o que pretende fazer?

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como você tem construído seus planos?

 
Repense o seu modo de ver a vida.
 
Em nossa vida fazemos planos, estabelemos metas e, com isso, visualizamos situações que “podem vir a ser”, que “podem ocorrer”, e nos colocamos numa posição de expectativa e investimento de energia, trabalho e emoção. As expectativas de vida podem, em algum momento, concretizar-se ou não. 
 
O acúmulo de expectativas e situações não resolvidas, bem como problemas cotidianos, profissionais e pessoais podem nos levar ao famoso estresse, que não vem apenas por aquilo que está externo a nós e visível, como problemas, pessoas, falta de dinheiro, desemprego, etc., mas especialmente ao que chamamos de fatores internos, e um em especial: a maneira como interpretamos a vida e seus acontecimentos, as pessoas com as quais convivemos, as situações pelas quais passamos. 
 
Geramos ou pioramos um estado de estresse pela forma como encaramos a vida. Quer um exemplo bem simples de como isso acontece? Por um descuido, você bate seu carro. Não é nada grave, não houve vítimas. Qual a solução mais prática? Buscar um funileiro, avaliar os danos, fazer o orçamento, as formas de pagamento, se você pode ou não pagar agora e decidir por fazer o conserto. Isso é prático, racional e direto (mesmo sabendo que haverá um gasto e que você não poderá pagá-lo agora). 
 
Porém, um modo que gera grande desgaste é olhar para a mesma situação cobrando-se: “Eu fiz tudo errado! Como pude bater este carro! Eu não me perdoo, sou mesmo um idiota”. Todos esses pensamentos estressantes e autopunitivos trouxeram alguma solução? Certamente, não. Percebe agora como nossos pensamentos e crenças pessoais podem influenciar nossa reação diante de um acontecimento?
 
A forma como interpretamos as situações e o modo como nossos pensamentos se desenrolam desencadeiam, portanto, a produção do famoso estresse. Crença é aquilo que dá significado à nossa vida. Se eu creio em Deus, meus atos tendem a ser pautados por essa crença. Se creio que tudo será péssimo, que não sou capaz, que nada dá certo comigo, ou que nunca minhas expectativas darão certo, temos aí um bom caminho para atitudes desfavoráveis e um amontoado de novos pensamentos negativos e um belo caminho para o adoecimento e para um círculo contínuo e vicioso de estresse. 
 
Muitas vezes, quando estamos nesse estado, achamos mil desculpas para justificá-lo: "Estou estressado porque meu carro quebrou". Ou: "Porque meu time perdeu", assim como: "Porque meu namoro acabou", porque ... porque... porque... sempre baseados em fatos externos.  
 
Você já parou para pensar qual é a sua parcela de responsabilidade diante do que não deu certo? Será que não é devido à sua forma de ver o mundo que o estresse acontece e com ele todas as consequências físicas e emocionais em sua vida? 
 
Faço este convite a você: pare e observe como você encara o mundo ao seu redor. Este pode ser um primeiro passo para não ser refém da vida e dar um novo significado à sua história.
 
[Elaine Ribeiro]