sábado, 9 de outubro de 2010

CNBB divulga nota sobre momento eleitoral no país

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota nesta sexta-feira, 8, sobre o momento eleitoral vivido pelo país. Os bispos congratularam-se com o povo brasileiro por sua participação nas votações do primeiro turno, e também pelos "benefícios decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa".

Porém, a CNBB lamentou que o nome da instituição e da própria Igreja Católica "tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação". "Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã", destacou.


A nota conclui incentivando os eleitores a exercerem sua cidadania neste segundo turno e, ressalta que, "a CNBB não indica nenhum candidato", recordando que "a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão". "Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana", enfatiza.


Leia a nota na íntegra


Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.


A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.


Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica - tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito - e, mesmo, dever - de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.


Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que "falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência". Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional , aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.


Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.


Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.


Brasília, 08 de outubro de 2010
P. nº 0849/10


Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB


Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB 




[FONTE: www.cancaonova.com]

Liturgia diária

27ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 11, 27-28


Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muitos mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Liturgia diária

Nossa Senhora do Rosário
EVANGELHO
Lucas 1, 26-38


Naquele tempo, 26o anjo Ga briel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Naza ré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Deus quer limpar o jardim do nosso coração

Tudo cresce, mas o mato que o pecado e o mundo semearam dentro de nós cresce muito mais depressa do que as plantinhas de Deus. O Senhor quer tirar desse matagal as suas plantinhas. Infelizmente, a tendência principal de todos é fazer com que o mato cresça, isto é, a carne quer fazer as coisas próprias da carne. Ela é orgulhosa e quer aparecer, gozar e ter prazer; é mentirosa, falsa e injusta, aproveita-se dos outros, tende à concupiscência, aos prazeres do paladar, da comida, da bebida, do sexo. Assim é o nosso homem velho.


Infelizmente, portanto, a coisa que mais cresce em nós é esse mato todo. Jesus, porém, vem dizendo: 
Convertei-vos, mudem tudo isso! Esse mato não deve mais crescer, pelo contrário, é preciso destruí-lo. É preciso que vocês deixem que, pelo meu poder, que recebi no batismo e do Espírito que passo a vocês, deixem-me queimar essas coisas que satisfazem a carne. Convertam-se, mudem radicalmente tudo isso! Deixem-me queimar o orgulho de terem status e dinheiro. Deixem-me queimar inclusive o desejo que existe dentro de vocês, removendo não apenas a gula, mas o gosto pela comida e pela bebida. Dei aos meus um justo prazer na sexualidade que é cooperação com a obra criadora, mas o mundo pôs em vocês a busca desenfreada pelo prazer, portanto, deixem-me queimar tudo o que é pecaminoso nessa busca de prazer que existe dentro de vocês. Não quero apenas tirar a sexualidade desregrada, atos desregrados. Quero tirar o seu gosto por essas coisas, para que vocês fiquem só com o gosto que vem de mim. Creiam no poder do Evangelho e naquilo que ensinei como modelo de vida. Creiam que é o melhor para vocês. Deixem-se mudar interiormente. Deixem-se converter e creiam no Evangelho. 


Evangelho é a vida vivida em novo estilo e que brota em nós com satisfações e gostos novos. Quando passamos pela experiência do encontro com o Espírito Santo, começamos a apreciar coisas que antes nos agradava tanto, como, por exemplo, a Santa Missa, que ganha um novo sentido. O Senhor quer que todas elas cresçam em nosso interior, provocando uma verdadeira conversão. Assim, por um lado, somos mudados e convertidos; por outro, passamos a crer no Evangelho ou no estilo novo de vida, mesmo que ainda não o vivamos plenamente. Uma das primeiras coisas que Jesus pregou foi “convertei-vos e crede no Evangelho”. “Convertei-vos” significa virai-vos no avesso; mudai todas as coisas dentro de vós; é um "virar de pernas para o ar". 


O principal desejo do Senhor é nossa transformação. Para isso, existe a oração, bem como os sacramentos e os grupos de oração. Também os carismas têm o mesmo propósito de nos transformar. São todos poderosos instrumentos do Espírito para que sejamos colaboradores uns dos outros em nossa transformação na luta contra o fim do matagal existente em nós e para que as plantinhas de Deus possam florescer. Os carismas auxiliam nisso. A Palavra de Deus existe para a nossa transformação, para que sejamos o homem novo, a mulher nova à imagem e semelhança de Deus.


[Trecho do livro "Curados para amar", de Mons. Jonas Abib]

Liturgia diária

São Benedito
EVANGELHO
Lucas 10, 38-42


Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.