sábado, 26 de novembro de 2011

Liturgia Diária

34ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 21, 34-36

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Essa corrente precisa de você. Doe sangue

Em 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Doação de sangue é um ato de solidariedade. Quando uma pessoa precisa de sangue, precisa de mim, precisa de você, pois não há nada que substitua o sangue. Este é um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas. Porque tem sempre alguém esperando sua doação. Basta procurar o hemocentro mais próximo e se tornar um doador. Faça parte dessa corrente. Um grande ato apoiado e incentivado pelo SUS.

Requisitos para ser um doador:

Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos; 
Seu peso deve ser superior a 50 kg; 
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; 
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade; 
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas; 
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; 
Se você não sofre de Epilepsia; 
Se você não tem ou teve Sífilis; 
Se você não é diabético; 
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano); 
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos; 
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação; 
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço; 
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação; 
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como: 
   * não usar preservativos em relações sexuais
   * Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
   * usar drogas injetáveis 

Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:

Tipagem sangüínea ABO e Rh; 
Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares; 
Teste de Coombs Direto; 
Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas; 
Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II;

Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.

Participe. Doe sangue.


O valor maravilhoso da Eucaristia


O Papa João Paulo II, em um discurso aos jovens, disse a seguinte frase: "Ir à Missa quer dizer ir ao Calvário, para nos encontrarmos com Ele, o nosso Redentor".

Por causa da diferença de fuso horário entre os países, sempre há Missas sendo celebradas ao longo do dia em alguma parte do mundo. Pela graça de Deus, a Eucaristia nunca deixa de ser celebrada. Realiza-se aqui na terra, oculto na pobreza do pão e vinho, aquilo que Jesus realiza no Céu.

Daí o valor maravilhoso da Eucaristia! Toda a nossa intercessão se une ao sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo! Parte do sacrifício da Santa Missa e se abre em horizontes cada vez maiores para as nossas necessidades, para as nossas comunidades, paróquias, dioceses. Ela atinge todo o mundo, toda a Igreja e toda a humanidade.

É sempre bom lembrar que não são apenas nossos cantos, nossos instrumentos, nossas procissões que dão valor à Celebração Eucarística. Sem dúvida, isso nos ajuda a entrar no seu mistério, mas o que dá valor a essa celebração é a Eucaristia: é a renovação incruenta, isto é, sem derramamento de Sangue, do único sacrifício redentor, acontecido no Calvário naquela tarde de sexta-feira.

Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
[Fundador da Comunidade Canção Nova]

Liturgia Diária

34ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 21, 29-33

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores.30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração.33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.


-Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Liturgia Diária

34ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 21, 12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!


- Palavra da salvação.
- Glória a vós, senhor.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Apresentação de Nossa Senhora no Templo


A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.

Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:

"Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente". 

A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa SenhoraMãe da Igreja.

NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO, ROGAI POR NÓS!!

Liturgia Diária

Apresentação de Nossa Senhora
EVANGELHO
Mateus 12, 46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.