quinta-feira, 22 de julho de 2010

22 de julho: Dia de Santa Maria Madalena



Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:

"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios..." (Lc 8,1-2).

Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d'Ele:

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).

Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:

"Então, Jesus falou: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabûni!' (que quer dizer: Mestre)" (Jo 20,16).

A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.

Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.

O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!



                 
A PARÓQUIA DE SANTA MARIA MADALENA EM TEIXEIRA-PB, ENCERRA HOJE A FESTA RELIGIOSA AS 16:00H NA IGREJA MATRIZ. O PADRE JOSÉ NILDO CONVIDA A TODOS OS FIÉIS E DEVOTOS PARA SE FAZEREM PRESENTES A ESSA CELEBRAÇÃO, QUE SERÁ PRESISIDA PELO BISPO DIOCESANO DOM MANUEL DOS REIS DE FARIAS. AOS MEMBROS DE PASTORAIS, PEDE-SE QUE VÃO COM AS CAMISAS. 

EJC COM A CAMISA BRANCA. 

Liturgia Diária


SANTA MARIA MADALENA
EVANGELHO
João 20, 1-2. 11-18


1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

COMENTÁRIO
"Mulher, por que choras?"
Há no evangelho de hoje a tríplice dimensão das narrativas das aparições de Jesus. Temos uma iniciativa, um reconhecimento e uma missão a ser desempenhada.
O encontro pessoal com Cristo permite experiementar a Ressurreição. MariaMadalena pode significar todo ser humano que vive buscando entre os mortos aquele que é vivo e dá a vida.
Com esse encontro de Maria com Jesus, o evangelista João quer nos levar a compreender o novo modo da presença do Senhor, uma nova maneira de entrar em contato com ele, de "estar como Pai". "Subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus."

"Minha alma está sedenta de vós." Salmo 62(63),2b