sexta-feira, 9 de julho de 2010

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus


Hoje comemoramos a santidade de vida da naturalizada brasileira Amábile Lúcia Visintainer que nasceu no ano de 1865 e partiu para a Glória em 1942. Nascida em Vigolo Vattaro (Itália), com apenas 10 anos de idade emigrou com seus pais para o Brasil dirigindo-se para o Estado de Santa Catarina, no sul do país.

Santa Paulina, antes de entrar para a vida consagrada, dedicou-se religiosamente em cuidar de uma senhora com câncer e a partir desta experiência caridosa deu-se a descoberta do Carisma que fora reconhecido em 1895 pelo Bispo de Curitiba, Paraná, com o nome de Filhas da Imaculada Conceição.

Na oração litúrgica da Igreja é pedido a Deus para nós fiéis a virtude do serviço, motivado pelo amor, a qual mais brilhou no coração da virgem Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Santa Paulina, rogai por nós!



                   

A Fábula da Borboleta


Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas… Como ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.O homem decidiu ajudar a borboleta:Pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno, e tinha as asas amassadas.  

O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.Nada aconteceu!Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas.Ela nunca foi capaz de voar.
 
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia para que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estivesse pronta para voar, livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, Ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar… Lembre-se: 

Você pediu forças… e Deus te deu dificuldades para te fazer forte. 
Você pediu sabedoria… e Deus te deu problemas para resolver.
Você pediu prosperidade… e Deus te deu cérebro e músculos para trabalhar.
Você pediu coragem… e Deus te deu perigos para enfrentar.
Você pediu amor… e Deus te deu pessoas com problemas para ajudar.
Você pediu Favores… e Deus te deu Oportunidades. Você não recebeu nada do que pediu…
Mas você recebeu tudo de que precisava.


Liturgia Diária

Santa Paulina
EVANGELHO
Mateus 10, 16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

COMENTÁRIO
"Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos."
As palavras de Jesus nesse texto são proféticas. Ele nos anuncia o que os cristãos de alguns lugares estão passando hoje: incompreensão, contradição, perseguição. A perseguição será tão forte, que se recomenda a fuga como meio para preservar a vida.
O destino do discípulo de Jesus é o mesmo do mestre. Jesus foi rejeitado pelos grupos dos fariseus como inimigos da ordem de Deus (agente do demônio), e o mesmo acontecerá com os discípulos.
Um discípulo de Jesus tem como tarefa testemunhar o Mestre, na pobreza, na simplicidade, na humildade, com toda a coragem e clareza, em todas as circunstâncias.
A força do discípulo, porém, está no Espírito que o inspira e o fortalece até o fim. Como Cristo, todo cristão é um sinal de contradição.

"Minha boca anuncia vossos louvores." Salmo 50(51),17b

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Liturgia diária

14ª Semana Comum
EVANGELHO
Mateus 10,7-15


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde en trar des, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hos pedai-vos com ele até a vossa partida.
12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz.14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo. 

segunda-feira, 5 de julho de 2010

EJC realiza bingo em prol do IV EJC de Teixeira

O EJC de Teixeira estará realizando no próximo dia 17 um grande bingo em prol do IV Encontro de Jovens com Cristo, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho.

A cartela custa apenas R$ 1,00, e o prêmio oferecido é uma bicicleta.

Adquira já a sua cartela com um dos membros do EJC e ajude o grupo a dar continuidade aos trabalhos de evangelização!!!

APOIO: Meira Construções, Posto Pedra do Galo e Rádio Teixeira FM
REALIZAÇÃO: EJC-Teixeira


*Fotografia meramente ilustrativa.