sexta-feira, 26 de março de 2010

Paróquia realiza mutirão de confissões nesta sexta-feira

A Paróquia de Santa Maria Madalena estará realizando hoje (sexta-feira) o mutirão de confissões, em preparação à Semana Santa.


Este ano, as confissões acontecerão nos períodos da tarde e noite. À tarde, a partir das 14:00h e à noite o início será às 19:00h.


Em breve, o www.ejcteixeira.com disponibilizará a programação completa das atividades da Semana Santa na Paróquia.

Liturgia diária

5ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 10, 31-42


Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre¬diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.


COMENTÁRIO
"A opção diante de Jesus."
O texto de hoje nos apresenta dois grupos com duas atitudes opostas diante de Jesus: os que creem e os que não creem.
O grupo que não acredita em Jesus, além de não crer nele, tenta apedrejá-lo porque ele teria blasfemado, ao declarar-se Filho de Deus. Diante dessa atitude, Jesus responde com dois argumentos: a partir da Escritura e na crença de suas obras. Jesus pede que pelo menos acreditem em suas obas, pois é por meio delas que compreenderão a mútua imanência entre ele e o Pai.
As autoridades judaias rejeitam Jesus, as suas obras e, dessa forma, o próprio Pai, que enviara o seu Filho, Jesus Cristo.
O mistério de Cristo não pode ser interpretado nas estreitas medidas de nossa mentalidade, condicionada pelas diversas limitações de nossa realidade humana. É pela fé, atitude de diálogo e busca, que se pode obter o encontro com Cristo.


"Invoquei o Senhor, gritei para meu Deus: do seu templo ele ouviu a minha voz." Salmo 17(18),7

quinta-feira, 25 de março de 2010

EJC fará pronunciamento na sessão da câmara hoje a noite


O ofício 002/2010, que solicitava um espaço para pronunciamento do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) da Paróquia de Sta. Maria Madalena, foi aceito pelos vereadores da câmara municipal de Teixeira. E é com grande expectativa, que os jovens aguardam a noite de hoje para expor aos vereadores daquela Casa, as ações e projetos para o ano de 2010.

"Essa é uma oportunidade para que consigamos expandir, ainda mais, nosso trabalho, que tem um único e exclusivo objetivo: EVANGELIZAR. Agradecemos desde já a todos os vereadores." Declarou um jovem do grupo.

A sessão da Câmara inicia-se as 19:00h de hoje, é aberta ao público, mas você também pode acompanhar pela rádio Teixeira FM 104,9, ou ainda, pelo site www.teixeirapb.com.br, que transmitiram tudo ao vivo.

O EJC convida todos os membros do grupo a participarem da sessão.

”Invocarás o Senhor e Ele te atenderá , pedirás socorro, e Ele dirá: Eis-me aqui.” (Is 58,9a)

Liturgia Diária


ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
EVANGELHO
Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 

COMENTÁRIO
"Sua vontade será cumprida."
Hoje, exatamente nove meses antes do natal, celebramos a solenidade da Anunciação pelo arcanjo Gabriel à jovem Virgem Maria, convidando-a a ser Mãe do Senhor.
Ante a grandeza do anúncio do anjo a Maria, ela se submete num ato de fé e de humildade. Por ser humilde, crê em coisas humanamente impossíveis.
A Virgem Maria é a primeira a crer em Cristo Filho de Deus que, por inexplicável mistério, está para se tornar, nela, verdadeiro homem. Cristo escolheu ser um homem como nós.
Maria, crendo, aceita. Mas sua humildade não lhepermite oferecer-se a Deus senão em qualidade de serva, de escrava. Deus responde, fazendo dela a Mãe intacta de seu Unigênito. Mistério de misericórdia do Altíssimo, ato de humildade e fé de Maria.

"Fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada." Salmo 39(40),8a.9a

quarta-feira, 24 de março de 2010

Jovens se reunirão em Roma para celebrar aniversário das JMJs


Na próxima quinta-feira, 25, os jovens de Roma e das cidades vizinhas se reunirão para celebrar o aniversário do início das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que completa 25 anos no dia 28 de março, Domingo de Ramos.

O convite aos jovens foi feito pelo Papa Bento XVI no último domingo, 21, após a oração do Angelus. O Santo Padre recordou que "estas Jornadas Mundiais da Juventude foram queridas pelo venerável e amado João Paulo II. Por isso o encontro de festa reunirá a milhares de jovens provenientes de Roma e da região do Lácio".

Instituídas por João Paulo II, as Jornadas Mundiais da Juventude têm o objetivo de levar as novas gerações cristãs a entrarem em atitude de escuta da Palavra de Deus, descobrirem a beleza da Igreja e a viverem uma experiência forte de fé.

FONTE: www.cancaonova.com.br

Liturgia diária

5ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 8, 31-42


Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” 
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”. 
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”.42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”. 


COMENTÁRIO
"A verdade nos fará livres."
A narrativa do evangelho de hoje diz: se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Aqui estão interligados dois temas: o da palavra revelada de Jesus, que está no interior de todo fiel, e a libertação que essa palavra traz.
As palavras que Jesus disse antes de sua paixão não foram bem compreendidas por seus discípulos. Mas, depois da Páscoa, eles tiveram luz suficiente para entender tudo, devido ao Espírito que Jesus difundiu sobre eles.
No evangelho de hoje eles não podem compreender por que "a verdade os fará livres" e por que, em si mesmos, não são totalmente livres.
O desejo de ser livre está no íntimo de cada ser humano. O encontro e a aceitação da verdade torna cada pessoa livre e portanto capaz de se libertar.
Jesus apresenta-se como a Verdade que devolverá a cada um de nós a possibilidade de ser livre, que é a condição dos filhos de Deus.
A palavra de Jesus é como uma luz que brilha sobre nossos motivos egoístas, apontando a "escravidão" de nossas obras e atitudes.


"Que seja bendito o vosso santo nome glorioso." Salmo Daniel 3,52b

terça-feira, 23 de março de 2010

Liturgia diária

5ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 8, 21-30


Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”.30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.


COMENTÁRIO
"Quando eu for crucificado, eles saberão quem sou."
No texto encontramos uma afirmação forte de Jesus às autoridades religiosas judaicas: morrerei no vosso pecado. Jesus pronunciou essa afirmação forte porque as autoridades religiosas judaicas optaram por opor-se a ele. Essa oposição é decorrência daquilo que Jesus fazia e dizia. Aqui aparece claramente o confronto de dois projetos: Jesus comprometido com o plano do Pai, que é a vida, e os seus adversários com o da morte.
O drama de Jesus é atingido o seu clímax poucos dias antes de sua paixão. Por um lado, Jesus continua a questionar as autoridades, oferecendo-lhes a luz da verdade sem interferências. De outro lado, rejeição e hostilidade constituem a única resposta a tudo isso. Parecia que a escuridão sobrepujaria a luz, que o mal triunfaria sobre o bem. Esse drama termina na cruz. Aqui Jesus revela ao mesmo tempo a sua divindade e a sua dependência ao Pai. E a conclusão é o fato de muitos crerem.


"Senhor, ouvi a minha oração, e chegue até vós o meu clamor." Salmo 101(102),2

segunda-feira, 22 de março de 2010

Liturgia diária

5ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 8, 12-20


Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. A isso, os fariseus lhe disseram: Tu dás testemunho de ti mesmo; teu testemunho não é digno de fé. Respondeu-lhes Jesus: Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é digno de fé, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho nem para onde vou. Vós julgais segundo a aparência; eu não julgo ninguém. E, se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade, porque não estou sozinho, mas comigo está o Pai que me enviou. Ora, na vossa lei está escrito: O testemunho de duas pessoas é digno de fé (Dt 19,15). Eu dou testemunho de mim mesmo; e meu Pai, que me enviou, o dá também.  Perguntaram-lhe: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não conheceis nem a mim nem a meu Pai; se me conhecêsseis, certamente conheceríeis também a meu Pai.  Estas palavras proferiu Jesus ensinando no templo, junto aos cofres de esmola. Mas ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora.

COMENTÁRIO
"Eu sou a Luz do mundo."
Já no final do sétimo capítulo, João discorre sobre a opinião dos judeus acerca da identidade de Jesus. Eles diziam que Jesus não poderia ser o Messias, porque quando este viesse - conforme era voz corrente entre eles - ninguém conheceria o lugar de onde tinha vindo, ao passo que eles sabiam de onde Jesus viera. Tal indagação é suspensa para dar entrada à narativa do episódio da mulher adúltera, sobre a qual meditamos no evangelho de ontem (5º domingo da Quaresma).
No evangelho de hoje, o autor retoma a discussão entre Jesus e os fariseus. Estes interpretam as palavras de Jesus ao pé da letra. Nesse contexto aparece de novo a figura de Nicodemos que tinha procurado Jesus de noite (cf. João 3, 1-21). Sabemos que naquela oportunidade, Jesus lhe falou da necessidade de renascer para poder ver o Reino de Deus, e Nicodemos também entendeu isso ao pé da letra. Foi preciso Jesus lhe explicar que se tratava de renascer da água e do Espírito Santo.
Nicodemos agora (cf. João 7,50) defende Jesus e lembra que a Lei mosaica não podia condenar ninguém antes de ouvi-lo e conhecer o que ele tinha feito. Não obstante, os fariseus tramaram a morte de Jesus junto a Pilatos (cf. João 13)

"Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo." Salmo 22(23),4a

domingo, 21 de março de 2010

"Não julgar e não condenar o próximo", pede o Papa neste domingo


"Aprendamos do Senhor Jesus a não julgar e a não condenar o próximo", foi o pedido do Papa Bento XVI, antes do Angelus deste domingo, 21, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho deste domingo, da mulher adúltera e as palavras de Jesus: "aquele de vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". "Estas palavras estão cheias da força desarmante da verdade, que abate o muro da hipocrisia e abre as consciências a uma justiça maior: a do amor, em que consiste a realização plena de cada preceito. É a justiça que salvou também Saulo de Tarso, transformando-o em São Paulo".

"Deus deseja para nós somente o bem e a vida; ocupa-se da saúde da nossa alma através dos seus ministros, libertando-nos do mal com o Sacramento da Reconciliação, para que ninguém se perca, mas todos se possam converter",  acrescentou o Papa.

Neste ano sacerdotal, Bento XVI exortou os pastores a imitar São Cura d’Ars no ministério do perdão sacramental, para que os fiéis redescubram o seu significado e beleza e sejam restabelecidos pelo amor misericordioso de Deus, o qual chega ao ponto de esquecer voluntariamente o pecado para nos perdoar.

O Papa concluiu convidando todos a aprender do Senhor Jesus a não julgar e a não condenar o próximo. "Aprendamos a ser intransigentes com o pecado - a partir do nosso – e indulgentes com as pessoas. Que nisto nos ajude a santa Mãe de Deus que, isenta de qualquer culpa, é medianeira de graça para cada pecador arrependido".

Depois da recitação do Angelus o Papa recordou que no próximo domingo - Domingo de Ramos-, ocorre o 25º aniversario do inicio das Jornadas Mundiais da Juventude, uma criação do Venerável João Paulo II. Por isso, Bento XVI convidou os jovens de Roma de do Lacio a se reunirem na próxima quinta feira, 25, a partir das 19 horas, para um encontro especial de festa.

FONTE: www.cancaonova.com

Liturgia Diária


5º Domingo da Quaresma
EVANGELHO
João 8, 1-11

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?”
11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”. 

COMENTÁRIO
"Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra."
Jesus mostra que a comunidade é o lugar de perdão, de misericórdia e não de julgamento e condenação. Jesus está sempre junto ao pecador: sabe compreendê-lo e amá-lo. Ele descobre em meio à miséria moral a capacidade de crer e amar, talvez abafada pela mediocridade daqueles que condenavam a mulher, projetando sobre ela seu próprio pecado. Para Cristo, como para todo cristão, sempre há possibilidade de perdão, de conversão, pois Jesus veio para salvar, não para condenar.
Devemos, assim, entender que não basta observar a lei para ser justo perante Deus. Muitas vezes, habituados com nossa situação de cristãos, não percebemos a necessidade de rever nossas posições e descobrir a novidade revelada por Cristo.
A falsidade, a malícia e a superficialidade de nossas vidas fazem que nos ocultemos sob máscaras de bondade, marginalizando aqueles que classificamos como indignos de conviver conosco. A impressão de que somos melhores desencadeia uma falsa idéia de nós mesmos e o consequente desprezo dos preferidos de Deus.
Lançar pedra nos outros é cômodo: pode dar a sensação de que nada temos a justificar. É preciso olhar para nós mesmos e reconhecer os próprios defeitos para poder entender que a mulher adúltera significa algo de nós, frágeis e pecadores.

"O Senhor fez por nós grandes coisas; ficamos exultantes de alegria!" Salmo 125(126),3