sábado, 14 de abril de 2012

CNBB divulga nota sobre a decisão do STF que permite o aborto de anencéfalos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.
 
Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas. 
 
Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!
 
A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe. Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção.
 
Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos, éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.
 
A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.
 
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).
 
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida - Presidente da CNBB

Liturgia Diária

Oitava da Páscoa
EVANGELHO
Marcos 16,9-15



9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
12
Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Reino de Deus precisa acontecer em sua vida

 
Toda a pregação de Jesus é voltada para "O Reino": "O Reino de Deus é semelhante…", "O Reino de Deus é comparado…", "O Reino de Deus…". Trata-se de um Reino onde, naturalmente, há um rei e existem leis. Há ainda um povo, ou seja, pessoas que obedecem e soldados que lutam por esse Reino. Você se lembra da palavra de Jesus? "A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo" (Mt 11,12). São os violentos! Quer dizer: são os fortes que o conquistam. Estamos num período de implantação do Reino. O Reino de Deus acontecerá e mais do que nunca Deus já está separando as águas. De que lado você ficará?
 
Por enquanto, o príncipe deste mundo está reinando. E, sabendo que pouco tempo lhe resta, veio com todo furor e ira contra nós. Por isso nosso sofrimento aumentou – a maldade, a corrupção, a deslealdade, o ódio, a destruição, a violência, a agressividade, os assassinatos, os roubos, os vícios, o despudor. Estamos perdendo nossos filhos, nossas famílias… "É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso [...]" (Jo 12,31).
 
Estamos agora numa batalha decisiva. Ou ficamos de um lado, lutamos e damos de tudo por Deus, ou fatalmente caímos para o outro lado.
 
Deus o abençoe!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Liturgia Diária

Oitava da Páscoa 
EVANGELHO 
Lucas 24,35-48


Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37
Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40
E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45
Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Liturgia Diária

Oitava da Páscoa 
EVANGELHO
Lucas 24,13-35


13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19
Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25
Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31
Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Menina anencéfala de 2 anos surpreende ciência

Vitória de Cristo... Esse é o nome da linda garotinha que, um dia teve sua vida em jogo por uma sociedade que a cada dia deixa de AMAR.  O relato abaixo são dos pais dela, que deixaram CRISTO agir em suas vidas:
 
"Desde que a Vitória nasceu e criamos este blog para contar sua história, tenho buscado mesclar postagens trazendo relatos do seu dia a dia, seus desafios e vitórias, fatos marcantes da nossa história, junto com reflexões sobre tudo que tenho aprendido com sua vida, sobre minha fé, sobre meus pensamentos a respeito de tudo isso que temos vivido. Lembro da primeira Páscoa que ela passou conosco, ainda na UTI. Naquela data, pensar a respeito da vida, da morte e da ressureição de Jesus, agora sendo mãe de uma criança tão especial, estado dentro de um ambiente hospitalar, tendo vivido de perto situações difíceis, com a possibilidade da morte e com grandes desafios da vida, tudo isso trouxe um significado mais profundo para esta data. Compartilhei alguns versículos bíblicos que lembrava a respeito da morte de Jesus, do seu sacrifício em nosso lugar, da esperança que isso nos traz hoje, e algumas fotos da Vitória com um vestido rosa com um coelhinho bordado. Ela ainda usava sonda, curativo na cabeça, e não sabíamos quanto tempo ainda ficaríamos no hospital, se algum dia ela poderia vir conosco para casa.
 
Ano passado ela já estava conosco há vários meses, já tínhamos viajado e passeado bastante. Ela já se alimentava normalmente, comia papinhas, era uma linda bebezinha fofinha, com os cabelinhos crescendo e já podia prender algumas fivelinhas na sua franja para lhe dar um charme de menina. Nunca mais tinha precisado voltar para o hospital desde que recebera alta no ano anterior. Seu blog já era mais conhecido e passei a manter contato com muitas famílias que estavam vivenciando o drama de receber um diagnóstico "incompatível com a vida" durante a gestação. Ela era uma nenê tranquila e saudável e nossa preocupação maior era encontrar locais preparados para lhe oferecer uma boa estimulação multidisciplinar.
 
Este ano, a Vitória já é uma linda mocinha de 2 anos, com cabelos mais volumosos que precisam ser presos em chuquinhas bem firmes para não soltar. Já come melhor, tem vários dentinhos, e tem uma personalidade mais forte e evidente. Ela ficou internada duas vezes em estado grave por conta de infecções urinárias e agora vivemos um pouco mais apreensivos, preocupados em conseguir prevenir estas infecções e não precisar voltar mais para o hospital (ela inclusive está em tratamento de uma infecção com antibiótico intramuscular).
 
Continuamos enfrentando desafios e conquistando vitórias. Continuamos muito felizes e nos sentimos imensamente abençoados por tê-la conosco, em casa e bem. Mantemos contato com muitos outros pais de crianças diagnosticadas com acrania e anencefalia, e outras deficiências neurológicas graves, no intuito de ajudar e receber ajuda, de dividirmos as alegrias e tristezas. Lidamos com todo o preconceito e desinformação da sociedade e dos médicos. Mas também recebemos lindas mensagens de encorajamento, de pessoas que compartilham o quanto a vida da Vitória tem tocado suas vidas, tem feito diferença e lhes ensinado a ver a vida com outros olhos.
 
Nossa fé em Cristo, desde o início, tem sido nosso refúgio e fortaleza em todos os momentos, que norteia nossas decisões, expectativas e esperanças. Ao pensar na Páscoa não penso em uma tradição religiosa, mas fico imaginando como foi para os primeiros seguidores de Jesus aquela manhã que se iniciou triste e se revelou, de forma tão surpreendente, como uma grande alegria ao perceber que Jesus havia ressuscitado e estava entre eles. Que havia um propósito muito maior e grandioso em todo aquele desafio que eles estavam vivendo.
 
Escolhemos o nome da Vitória durante a gestação, demonstrando nosso amor e esperança pela vida dela. Depois que ela nasceu, um dia me dei conta de que, assim como a morte de Cristo se transformou de um momento de tristeza em uma grande alegria, assim ela também havia se tornado numa alegria indescritível para nós. Não simplesmente alegria por ela estar vivendo por mais tempo do que o esperado pela ciência. Alegria por estarmos conseguindo ser felizes em meio às adversidades, aprender algo bom com as surpresas tristes da vida, conseguindo ajudar outras pessoas em vez de simplesmente nos voltarmos para nossos problemas. Somos mais fortes mesmo tendo vivido momentos de fraqueza e dor. Certamente Cristo tem nos fortalecido e nos guiado até aqui.
 
Minha esperança e oração é de que por meio deste blog muitas pessoas possam ter contato com esta realidade de que existem pessoas com deficiência e de que é possível amá-las e sermos felizes amando-as - na verdade o amor e o cuidado é o que mais nos fortalece nestas situações! De que anencefalia não significa ausência de cérebro mas ausência de partes do cérebro, em variados graus, e que uma criança com esta malformação cerebral é plenamente humana, é digna, merece respeito e carinho. Espero também poder influenciar de forma positiva as pessoas ao meu "redor físico e virtual" com minha fé e esperança, de forma simples e sincera. Sem Deus nada somos, se estou aqui de pé escrevendo alguma coisa, se a Vitória está aqui conosco vivendo e respirando, é dádiva dele, e propósito dele, e tudo tem valido muito a pena."

Abaixo segue uma reportagem com a família de Vitória de Cristo.
 
                    
FONTE: http://amadavitoriadecristo.blogspot.com.br e www.cancaonova.com

Aborto de bebês anencéfalos: A morte não pode solucionar o problema

Além das questões polêmicas referentes à reforma do Código Penal brasileiro, como os aspectos relativos ao aborto e à eutanásia, outro ponto entra em discussão. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar em plenário, nesta quarta-feira, 11, a ação que pede a descriminalização do aborto de bebês anencéfalos.

Para o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e presidente da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, se essa medida for aprovada, trará como consequência muitos malefícios sociais, abrindo caminho para outras ações agressivas contra o ser humano.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa, festa da Vida e da Luz

“Exulte o céu, e os Anjos triunfantes, mensageiros de Deus, desçam cantando; façam soar trombetas fulgurantes, a vitória de um Rei anunciando”. 

É assim que a Igreja celebra o anúncio da vitória da Vida sobre a morte, da Luz sobre as trevas: Cristo Ressuscitou, Aleluia! No céu se realiza essa grandiosa festa entre os anjos que, cumprindo a missão a eles confiada, descem para a terra e comunicam aos homens essa linda realidade. A festa do céu chegou até nós! Aquele que estava morto vive! O fogo novo do Círio Pascal entra na igreja ainda escura para mostrar essa vitória da vida sobre a morte.

A luz nova que entra na igreja é o sinal da Luz de Cristo que também chega até os nossos corações. Todos são iluminados, só precisamos deixar que essa Luz Verdadeira penetre o mais profundo em nosso ser, dissipando qualquer sombra e erradicando em nós as raízes da vida velha. A Páscoa é muito mais que a “festa do chocolate”. Para nós, resgatar o verdadeiro sentido desta solenidade é questão de crescimento na nossa identidade de cristãos autênticos.

A ressurreição de Cristo dá o sentido de todas as outras festas cristãs, enche de esperança os sofrimentos e inaugura um tempo novo de crescimento rumo à realização do projeto de Deus também para nós. Aquele que morreu por nós, também por nós ressuscitou, para deixar claro que esse projeto do Pai também se realizará nas nossas vidas.

Desejamos a você, visitante e anunciador fiel do nosso site, uma experiência profunda dessa nossa verdade de fé. Que essa Páscoa se realize em você e em sua família. Que essa Luz Nova do Cristo chegue até as partes mais escuras e difíceis da sua vida. Que a força da luz seja a sua segurança e que, vivenciando a sua fé de uma forma madura, nos encontremos em cada Eucaristia para celebrarmos esse grande mistério da fé.

Contar a cada dia com a sua fidelidade é, para nós, a certeza de que poderemos continuar na missão de levar a muitos esse Cristo Ressuscitado. Você nos ajuda a entrar em muitos lares e corações levando essa autêntica luz do Ressuscitado. Você abraçou a missão de levar a Luz do Cristo para muitos irmãos. Sua fidelidade é um alicerce seguro para nos lançarmos nessa linda missão de evangelizar. Cristo ressuscitou e muitos necessitam saber dessa verdade. Você e eu, e conosco toda a Família EJC assumimos, a cada dia, por meio da nossa fidelidade, alcançar cada vez mais pessoas. 

O SENHOR RESSUSCITOU... ALELUIA!!
FELIZ PÁSCOA!!

domingo, 8 de abril de 2012

Jesus ressuscitou você e lhe deu uma vida nova

Um dia, Maria Madalena teve a coragem de se aproximar de Cristo para ouvi-Lo de perto. Dessa forma, experimentou todo o amor e a misericórdia de Deus. Jesus não a reprovou. Por isso, ela pôde sentir Sua misericórdia e vislumbrar a possibilidade de ser diferente. Deixou tudo para trás porque viu que Jesus era o Messias anunciado pelos profetas desde Moisés.
 
Você também tem essa chance. O seu coração sempre buscou isso. Mesmo na vida errada que andava vivendo, desde as coisas do sexo às da mentira, falsidade, orgulho, vaidade, corrupção, entre outras. Você tem agora a oportunidade de deixar tudo isso e buscar a vida nova em Cristo. Hoje o Senhor está lhe dando a graça de romper com a mediocridade.  
 
Hoje, Jesus Cristo ressuscitou você em primeiro lugar e lhe deu uma vida nova. Agora é o dia da salvação para você! Hoje é o dia favorável. Decida-se! E a decisão é só sua, ninguém pode decidir por você.
 
"Viva Jesus, que não deixa de consolar quem n'Ele confia e espera!" (São Pio de Pietrelcina)
 
Feliz Páscoa!