sábado, 4 de setembro de 2010

EJC realiza assembléia neste final de semana

O EJC de Teixeira estará realizando sua primeira assembléia durante este final de semana.

Na oportunidade, serão debatidos entre os membros assuntos referentes à caminhada do grupo para o decorrer deste segundo semestre, e início de 2011.

A assembléia acontecerá no Salão Paroquial, e terá início às 19h00 de hoje (sábado). Amanhã (domingo) os trabalhos começarão às 07h30, estendendo-se até o meio-dia.

É indispensável a participação de todos os membros do EJC, uma vez em que o bom andamento do grupo depende do engajamento de todos.

Liturgia diária

22ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 6, 1-5


1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Liturgia Diária


22ª Semana Comum
EVANGELHO
Lucas 4, 38-44


Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

domingo, 29 de agosto de 2010

PARABÉNS TORRÃO QUERIDO


O EJC se alegra nesse dia tão festivo, onde comunga com toda a comunidade essa data tão especial que é o aniversário da nossa pequena Teixeira. Tantos sonhos, tantas realizações... Tanta história. Poder fazer parte de 10 anos dessa história marcada por tanta luta, tanta coragem, de um povo bravo e ao mesmo tempo acolhedor, nos enche de orgulho. PARABÉNS TEIXEIRA... Parabéns também a todos os que amam essa terra. Temos orgulho do nosso torrão. Que JESUS em sua infinita misericórdia, proporcione muitos e muitos anos de vida a essa cidade, como também a cada cidadão. Que cada um possa ser abençoado por DEUS nessa data tão especial. Paz, saúde e felicidade a todas as famílias teixeirenses nesse dia 29 de agosto de 2010, data essa em que comemoramos os 151 anos de emancipação política da cidade de TEIXEIRA!!

PARABÉNS TEIXEIRA - 151 ANOS


PARABÉNS TEIXEIRA - 151 ANOS


Orgulhosamente Teixeirense
Longe do Teixeira


"Você sabe de onde eu sou?
Da terra que Deus plantou
No cume da Borborema
Onde o Cruzeiro Bendito
Apontando o infinito
É o santo diadema
Sou desse vale sereno,
De clima suave e ameno,
Onde venturas sonhei!
Aonde um batalhador,
De Deus ao santo favor
Nos ergueu um Cristo-Rei.

Sabe aonde é minha terra?
No vale "daquela serra
Que inda azula no horizonte".
Aonde, no lar mais rude,
"Brilha chorando a virtude"
Como as estrelas na fonte.
É lá no Riacho Verde,
Aonde a vista se perde
Em deslumbrante miragem;
Onde a voz do bardo chora
E ainda hoje se adora
De Jesus a Santa Imagem.

Você sabe aonde eu moro?
Lá no torrão por quem choro
E que não posso esquecer;
Lá onde os montes se alteiam,
Aonde as aves gorjeiam
Com mais encanto e prazer;
Moro perto do Tendó,
Aonde grita o mocó
Aos tiros do caçador;
Aonde o viajor se prende
À paisagem que se estende
Inspirando um sonhador
 

Você sabe quem sou eu?
Sou um vate que nasceu
Com as musas do Sertão;
Um pobre a sofrer aflito,
Mas que lhe pulsa no peito
Um imenso coração.
Sou, talvez, um beduíno
Que as fúrias do destino
Jogaram ao mar da vida,
Mas que conduz na memória
A esperança da glória
De sua terra querida.

Você sabe onde eu nasci?
No bosque onde a juriti
Tem a plumagem mais bela;
Onde o campo é um paraíso
E se divisa um sorriso
No brilho de cada estrela.
Nasci na terra onde o Jabre
Seus imensos braços abre
Qual segundo Adamastor;
Nasci nas várzeas formosas,
Onde"os jardins tem mais rosas
E as rosas mais odor".

Sabe o meu dessa terra
Que tanta beleza encerra
No seu constante marchar?
É a terra dos rochedos,
Sobre cujos arvoredos
O mocho pia ao luar;
Ande a brisa serena
Beija os pés de Madalena,
Ali Santa Padroeira;
É a terra dos cantores
Dos poetas glosadores
Venho e lendário TEIXEIRA".

[Teodoro Nunues da Costa]

Teixeira-PB: 151 anos de muita história, cultura e beleza

A cidade de Teixeira está localizada há cerca de 320km de João Pessoa, capital do Estado. Com clima agradável, a cidade apresenta enorme potencial turístico seja a partir das suas belezas naturais ou das manifestações culturais existentes.

Apesar do município estar localizado em meio ao sertão semi-árido, o clima é do tipo quente e úmido com chuvas de verão-outono. A temperatura média anual é em torno de 21°C, e o período de inverno vai de janeiro a maio, com uma precipitação média em torno de 800 a 1000mm.




Confira agora alguns pontos turísticos do nosso município:

PEDRA DO TENDÓ
  
Situada às margens da rodovia que liga as cidades de Teixeira e Patos, a Pedra do Tendó é capaz de proporcionar aos turistas uma paisagem deslumbrante de toda a região das Espinharas. O local
faz um verdadeiro convite à reflexão, transmitindo tranquilidade e enchendo de encanto quem desfruta de uma das mais belas visões do alto sertão paraibano.

Além disso, os visitantes podem se deliciar com o melhor da culinária regional em um bar que fica situado ao lado da pedra, bem como praticar esportes radicais a exemplo do rappel.

IGREJA MATRIZ DE SANTA MARIA MADALENA

De fácil localização, situada bem ao centro da cidade de Teixeira,
a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena é um ponto de parada
para quem deseja reavivar sua fé e ficar mais próximo de Deus.

Com fortes traços barrocos, o local deslumbra quem o visita.


MUSEU AGAR NUNES GUEDES

Teixeira tem história! Com isso, foi criado o Museu Agar Nunes Guedes, local digno de receber pessoas que queiram conhecer detalhadamente o passado do município através das famílias, dos filhos ilustres e dos eventos que eram tradição, por exemplo.

Na cidade, o lazer e a educação encontram-se associados!



CRUZEIRO



Bem ao meio da cidade encontra-se o monumento erguido em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus. Com o Cristo de braços abertos abençoando todo o município, o Cruzeiro como é popularmente conhecido, oferece uma belíssima visão da cidade e torna-se um ponto para grupos de pessoas que praticam o rappel.





PRAÇA CASSIANO RODRIGUES

A Praça Cassiano Rodrigues é um dos pontos de referência entre as pessoas que viajam para os municípios que polarizam a região da Serra do Teixeira, por estar situado bem ao centro da cidade e na estrada que dá acesso a tais localidades.

O lugar de bonita aparência é ponto de encontro principalmente para jovens que fazem daquele espaço um palco para conversas entre amigos.

No mês de junho, a praça se transforma em cidade cenográfica durante os festejos juninos.

EVENTOS

Berço de grandes poetas, artistas plásticos, cantores, escritores, artesãos e representantes de diversas manifestações, a cultura é um traço que marca a cidade de Teixeira.

No mês de junho são realizadas as festas juninas, onde a cidade respira forró e transforma-se em um verdadeiro arraial. Já em agosto acontece a Semana de Arte e Cultura, onde por uma semana acontecem apresentações de grupos locais e de cidades vizinhas mostrando habilidades na dança, teatro e outras artes.

Para finalizar o calendário de eventos, no mês de dezembro acontece a Festa Social de Santa Maria Madalena. As comemorações, que geralmente são realizadas no período natalino, tornam-se um meio de confraternização entre os teixeirenses e quem os visita.

CACHOEIRAS E PEDRAS

Um dos maiores motivos de atração turística para Teixeira está na prática de esportes radicais. A zona rural do município apresenta pedras e cachoeiras que encantam os que gostam de sentir adrenalina e estar em contato direto com a natureza, tendo início no acesso para tais localidades onde oferece belas paisagens que se tornam fontes de inspiração.

A cidade dispõe de grupos de expedição e rappel, os quais proporcionam aventura e descontração para quem deseja.




[Informações: Revista Vem Ver Sertão; Fotografias: Arquivo pessoal de José Leudo]