sábado, 18 de maio de 2013

Programação para a Festa de Pentecostes

“Vinde, Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei nele o fogo do vosso amor”.

Comunicamos a todos os paroquianos de Santa Maria Madalena, que os ônibus sairão de frente a Igreja Matriz à meia noite. Portanto, pedimos a todos que cheguem com antecedência. Vamos juntos participar desse grande e belo evento com toda a Diocese.


Pentecostes: A Festa da Unidade

Durante cinquenta dias iniciados no Domingo da Ressureição e que se prolongam por sete semanas, a Liturgia nos faz refletir sobre o grande mistério da Páscoa, da Ressureição do Senhor. O calendário de Jesus conosco foi muito intensivo: Nascimento (Encarnação do Verbo), Missão Pública (Formação dos Discípulos e Sinais do Reino), Paixão, Morte e Ressurreição (Mistério Pascal) e Ascensão (Volta ao Pai) com o cumprimento da promessa do Espírito Santo.

Quem é o Espírito Santo para nós? Esta não é uma pergunta de fácil resposta, pois se trata de um tema profundamente Bíblico – Teológico e exige uma profissão de Fé no Deus – Trindade: Pai – Filho – Espírito Santo.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, citando o Evangelho, ‘ó mundo não pode acolhê-lo, porque não o vê nem o conhece “enquanto que os que creem em Cristo o conhecem, porque ele permanece com eles (João, 14,17).

A Igreja é o lugar do conhecimento do Espírito Santo:
Nas Escrituras que ele inspirou;
Na Tradição, da qual os padres da Igreja são as testemunhas sempre atuais;
No Magistério da Igreja, ao qual ele assiste;
Na Liturgia Sacramental, através das suas palavras e dos seus símbolos, onde o Espírito Santo nos coloca em comunhão com Cristo;
Na Oração, na qual ele intercede por nós;
Nos Carismas e nos mistérios, pelos quais a Igreja é edificada;
Nos sinais de vida apostólica e missionária;
No testemunho dos Santos, onde ele manifesta sua santidade e continua a obra da salvação.

A Santíssima Trindade é o Mistério do Amor, a comunidade perfeita onde não há relacionamento de superioridade nem inferioridade, mas uma comunhão de vida: “mas ao adorar a Santíssima Trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé da Igreja professa também a distinção das pessoas. Quando o Pai envia o seu Verbo, envia sempre o seu sopro: Missão conjunta em que o Filho e o Espírito Santo são distintos, mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo que aparece, ele, a imagem visível do Deus invisível, mas é o Espírito Santo que o Revela.

Os símbolos do Espirito Santo: Água, Unção, Fogo, a Nuvem, a Luz, o Selo, a Mão, o Dedo e a Pomba. São imagem e gestos que expressam a ação do Espirito Santo de Deus em nossa vida. Nos sacramentos e na Liturgia estes símbolos são usados para ajudar na interiorização desta força do alto, deste sopro de Deus para a humanidade.

O Pentecostes, a Vinda do Espirito Santo aconteceu depois da Ressurreição de Jesus. Ele disse “recebei o Espirito Santo”, conforme o Evangelista João. No livro dos Atos dos Apóstolos este momento de Pentecostes é narrado um pouco mais tarde para mostrar que as comunidades só poderiam continuar a sua missão com a força do Paráclito, com a instrução do Espirito de Deus que as conduziria por todas as nações evangelizando.

O Espirito Santo para os Cristãos é o sopro da unidade, do entendimento. Por este motivo o CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs), promove a semana de oração pela unidade dos Cristãos. O Ecumenismo é o grande sonho que devemos tornar realidade. Nós não podemos perpetuar o Escândalo” da divisão entre os cristãos. A divisão que gera conflitos e também grandes desentendimentos que podem ser lidos como guerras religiosas. Devemos nos respeitar em nossas diferenças culturais e religiosas, em nossas concepções históricas e doutrinais, mas não podemos dividir a Fé e os seus elementos essenciais que nos fazem “crentes” no mesmo amor, no mesmo Deus.

É o mesmo espírito que nos plenifica com os seus dons: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, temor de Deus e piedade. É o mesmo espírito que ensina a balbuciar o nome de Deus e nos dá a graça de viver em comunidade. É o mesmo espírito que conduziu o povo de Deus, os patriarcas da fé, os profetas de todos os tempos, os discípulos das primeiras comunidades e os discípulos e discípulas de hoje na missão de evangelizar cumprindo o mandato de Jesus: Ide pelo mundo inteiro e pregai o evangelho a toda criatura”.

O Espírito Santo de Deus faça de todas as igrejas instrumentos eloquentes do amor e da unidade, da paz e da reconciliação para que haja um só rebanho e um só pastor como desejou o “Bom Pastor “Jesus.

“Vinde, Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei nele o fogo do vosso amor”.

Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo Diocesano

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Super Buzinaço - V RETIRO DA JUVENTUDE

Amanhã às 08h00, de frete a Igreja Matriz, o EJC Teixeira sairá as ruas fazendo um super buzinaço para divulgar V RETIRO DA JUVENTUDE!! Para você que ainda não fez sua inscrição, corra que dá tempo, elas continuam acontecendo na secretaria da Paróquia, na Rádio Teixeira FM e com os jovens do EJC, ao valor de R$ 5,00... VAGAS LIMITADAS!!

♫♪Eu creio na força do JOVEM que segue o caminho do CRISTO JESUS♫♪


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Continuam abertas as inscrições para o V Retiro da Juventude

As inscrições para o V Retiro da Juventude: "Senhor aqui estou!" estão a todo vapor e você ainda pode garantir a sua. Basta se dirigir a secretaria da paróquia ou a rádio Teixeira fm e realiza-lá.

O EJC Teixeira reforça o convite a toda a juventude. O V Retiro acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, na escola José Elias de Amorim, iniciando no sábado as 17h00. Lembramos ainda àqueles que não fizeram a inscrição, que essas são limitadas, até o número de 150.

Corra que ainda dá tempo.

Uma realização, Paróquia de Santa Maria Madalena e EJC Teixeira.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

EJC Teixeira prorroga prazo de inscrição para o retiro

As inscrições para o V RETIRO DA JUVENTUDE que, a princípio, aconteceriam até o último sábado (11), foram prorrogadas até o dia 18 de maio ou até completar os 150 inscritos. Tendo em vista que a meta é chegar a esse quantitativo de jovens, viu-se a necessidade de estender mais um pouco o prazo de inscrições.

Ainda dá tempo... Corra logo aos nosso postos de inscrições oficiais (Secretaria da Paróquia e Radio Teixeira FM) ou fale com algum jovem do EJC e efetue a sua... Lembrando que as vagas são LIMITADAS, e se encerrarão quando chegarmos ao número de 150 inscritos.


domingo, 12 de maio de 2013

Homenagens às Mães

Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus...
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...

És capaz de doar a própria vida para salva-los.
E muito não te valorizam...
Quando crescem, de te esquecem.
São poucos, os que reconhecem...

Mas, Deus nunca lhe esquecerá. 
E abençoará tudo que fizerdes aos seus...
Peço ao Pai Criador que abençoe você.
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe...
Tudo é cirurgia, mas ela aceita com alegria.
O filho que vai nascer...

Obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
Mas, o reconhecimento, isso! Sim, é pra valer...
Meus sinceros agradecimentos por este momento.
Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar...
Dia das mães, que alegria é todo dia.
 



Oração das Mães

“Oh! Mãe querida, oh doce Virgem Maria, eis-me aqui diante de ti, com meu pobre coração totalmente aberto e voltado para ti.

Olha Senhora para dentro dele e vê toda dor, toda tristeza, preocupações, medos e todos outros sentimentos aí guardados.

Reconheço minhas falhas e faltas como mãe.

Sei também que em ti não tenho me espelhado em frente aos desafios da missão de mãe, que por Deus me foi confiada, pois tenho me deixado levar muitas vezes pelo egoísmo displicência e apelos do mundo, deixando de lado ou em segundo plano a vontade e a verdade de Deus. 

Em tanta pobreza do meu ser, vem Senhora, e me ajude a ser fiel e a missão de mãe que Ele à mim confiou. 

Ensina-me a viver plenamente o amor, um dimensão de doação e acolhimento. Que eu entenda que amar implica doação e renúncias feitas na alegria.

Sei, oh mãe, que mesmo sabendo da condição divina de teu Jesus, não deixavas de transmitir-Lhe a Palavra de Deus, por isso te peço, dá-me a sabedoria para incultir no coração dos meus filhos a fé e a Palavra da Vida, e assim Jesus venha ser verdadeiramente o Salvador de cada um deles. 

Querida mãe, ajuda-me nesta caminhada e me ensina a permanecer na paz e na esperança, mesmo quando não entender os desígnios de Deus em minha vida.

E agora, Senhora, toma em teu coração maternal os filhos que Deus me deu e aí, com teu amor, preservai-os de todo o mal”.

Amém.