sexta-feira, 25 de junho de 2010

Liturgia Diária


12ª Semana Comum
EVANGELHO
Mateus 8, 1-4


1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

COMENTÁRIO
"Senhor,se queres, tu tens o poder de purificar-me."
Iniciamos a partir de agora (cap 8-9) uma série de dez milagres de Jesus. O primeiro grupo dos milagres é formado por três e tem como denominador comum a aproximação de Jesus com as pessoas excluídas ou marginalizadas, o leproso, um pagão e uma mulher.
O leproso é figura totalmente marginalizada por motivo religioso. O homem afetado de tal enfermidade não podia ter acesso a Deus. Na cura do leproso podemos destacar estes elementos:
a) Há um evento pessoal dodoente com aquele que cura; o leprosos se aproxima de Jesus com palavras e gestos que revelam a fé nele: "prostou-se" e chamando de "Senhor". E Jesus respondeu com um gesto que era proibido na lei de Moisés: "tocou-o". O portador dessa doença era afastado da comunidade. Era considerado marginalizado. Não podia se aproximar de ninguém. Nesse encontro, Jesus rompe as barreiras, acolhe-o e permite que ele receba a salvação a que tem direito.
b) Vontade e poder, por meio do pedidopor parte do doente: Senhor, se queres, pode curar-me. Poder e vontade andam juntos. Jesus cura porque é um modo pedagógico de manifestar o Reino e a vontade do Pai, que criou tudo para o bem e a felicidade do homem.

"Que minha língua se me apegue ao palato, se eu não me lembrar de ti, Jerusalém!" Salmo 136(137),6a

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Orar, orar e orar sem cessar.


“Quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, afinal chega. Para mim, perder o caminho é abandonar a Oração” (Santa Teresa D’Ávila).

“Orai sem cessar” (I Ts 5,17) e veremos os grandes benefícios do Senhor na nossa vida. Este é o caminho que nos dá a certeza da chegada ao nosso destino final: O céu.

A intimidade com Deus, por meio do dom da oração, torna-nos cheios do Espírito Santo. Peçamos com fé o Paráclito e deixemos que Ele mesmo nos garanta e nos conduza a todas as outras graças.

Rezemos ao longo do dia: Jesus, dá-nos hoje a fidelidade à nossa vida de oração. Abra-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos neste dia somente Sua voz. Vinde, Espírito Santo!

Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Liturgia Diária


12ª Semana Comum
EVANGELHO
Mateus 7, 6.12-14


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

COMENTÁRIO
"Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você."
Jesus fala continuamente na caridade fraterna, que está no centro de sua lei. No evangelho de hoje, ele resume seu pensamento de modo simples e pedagógico: ninguém pode deixar de entender esta explicaçãorelativa a caridade. Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Essa regra é chamada de "regra do outro" em diversas culturas. E podemos dizer mais: é uma máxima da sabedoria humana, fruto do bom senso. Devemos amar cada pessoa assim, imaginando-nos em sua situação e tratando-a como gostaríamos de ser tratados.
O problema reside no modo prático de aplicar esse ensinamento em cada momento de nossa relação com os outros; precisamos estar sempre atentos ao tratamento que dispensamos aos nossos semelhantes; se for preciso, devemos até nos sacrificar pelos outros. Essa é a parte do "caminho estreito" que inclui a extinção de nosso preóprio egoísmo.

"Deus sustenta sua cidade eternamente!" Salmo 47(48),9d

21/06 - Dia de São Luiz Gonzaga: Patrono da Juventude


Considerado o "Patrono da Juventude", São Luiz Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Recebeu por parte de sua mãe a formação cristã. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses, mas graças ao amor de Deus, Luiz, desde cedo, deixou-se possuir por esse amor.

Deixar-se amar por Deus é fonte de santidade. 

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, tentando fazendo-o desistir da vocação.

Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos.

Com pouco mais de 20 anos, faleceu de uma peste que havia se espalhado em Roma.

Hoje voltamos nossas orações a ele, que sempre intercede por nós jovens. Que em suas orações, você possa pedir por toda a juventude, que tem sede e necessita de DEUS. Que o mundo do pecado seja tomado por aqueles que conseguem fazer a diferença e ser jovem cristão nos dia de hoje. E que nossos jovens tenham cada dia mais consciência do bem que devem fazer.

São Luiz Gonzaga, rogai por nós!