quinta-feira, 30 de maio de 2013

Paróquia de Sta.Maria Madalena celebrará Solenidade de Corpus Christi.

Na tarde desta quinta-feira (30), a paróquia de Santa Maria Madalena estará celebrando a Solenidade de Corpus Christi. Segue a programação:

15h00 Adoração ao Santíssimo Sacramento.
16h00 Missa Solene, seguida de procissão.

O programa Igreja em Missão de hoje trará o tema sobre Corpus Christi, as 13h30, na rádio Teixeira FM.



Confira abaixo o Texto do nosso Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, sobre a história da Solenidade de Corpus Christi:


Esta semana nos convida a viver com mais intensidade o Mistério da Eucaristia, que é fonte e cume de nossa vida, de nossa espiritualidade. Esta pedagogia da liturgia da Igreja nos ensina a abraçar o mistério de nossa fé, depois de vivermos a tempos atrás o Mistério de Jesus na sua paixão, morte e ressurreição, celebramos a semana retrasada a Festa de Pentecostes e Domingo passado A Santíssima Trindade e na próxima quinta-feira 03 de Junho O Mistério de Cristo presente na Eucaristia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do“Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim” (Cf. Lc 22,19-20). Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.


No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

“Aquele que come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,55).

Setor de Juventude decide por adiamento do ALEGRAI-VOS.

O Alegrai-vos, evento que seria realizado nesse final de semana na forania da serra do Teixeira, na cidade de Imaculada-PB, foi ADIADO para o mês de julho, ainda sem data certa. O setor de juventude da forania, devido a falta de logística para acomodar ao grande número de jovens inscritos, achou mais viável o adiamento do evento para depois das festas juninas. As inscrições continuarão válidas, até ser marcada nova data.

O site ejcteixeira.com, entrará em contato com os coordenadores do evento e, em breve, trará novidades a respeito. Para aqueles que não fizeram as inscrições, essas serão abertas novamente, em tempo oportuno.


terça-feira, 28 de maio de 2013

V Retiro da Juventude: "Senhor, aqui estou!"

Com um tema bem chamativo e um trabalho todo voltado para o chamado de Cristo, o EJC Teixeira realizou, no último final de semana o Retiro da Juventude. A quinta edição desse grande evento foi um sucesso, tanto para os integrantes do grupo, como para os participantes. Muita alegria, louvor e adoração que envolveu os jovens de nossa cidade e, até mesmo, de outras circunvizinhas, que compareceram em peso ao retiro.

A noite de sábado começou logo na presença de Jesus Eucarístico, propiciando aos jovens um lindo momento de adoração. Às 18h houve o momento do anjo, que emocionou a todos, a noite terminou com mais alegria e oração com um festivo louvor.

No domingo o Padre José Nildo, deu as boas vindas aos jovens, mostrou todas as ações que a Igreja planejou para o ano onde os jovens podem se encaixar e falou sobre o momento que Deus o chamou para o serviço. No final do Encontro, ao conhecerem o 13º discípulo, os jovens, fazendo analogia a JMJ 2013, saíram em direção a Igreja Matriz para participarem da Missa, carregando a cruz e cantando: "No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus".

O EJC agradece primeiramente a DEUS pelo sucesso do Retiro, tudo foi feito para honra e glória d'Ele. Ao padre José Nildo por mais uma oportunidade em evangelizar. Aos jovens do EJC pela garra e dedicação com que se dedicaram ao Retiro. Ao prefeito Nego de Guri pela colaboração. Ao Secretário João Batista e as diretoras da Escola José Elias, Fia e Rivandra, pela disponibilidade. A rádio Teixeira FM pela colaboração. A Gineide, a Eliete e a Pequena pelo apoio. A Emerson Produções, Wilson, Rafael, Vitinho, Marcelo e Maria de Fátima pela contribuição. E, também agradecer a cada jovem que deu seu "SIM" e participou do V Retiro da Juventude... A presença de vocês fez o nosso retiro VALER A PENA!!

Confira abaixo algumas imagens do nosso Retiro:

Fotos do V Retiro da Juventude 04































Fotos do V Retiro da Juventude 03