sexta-feira, 12 de março de 2010

Liturgia diária



3ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
Marcos 12,28b-34


Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

COMENTÁRIO
"O amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis"
Os dois pilares da vida cristã são o amor a Deus e o amor ao próximo. Eles são inseparáveis, mas não devem ser confundidos. E estão unidos porque não podemos dizer que amamos a Deus de todo nosso coração sem amar nosso irmão: o verdadeiro amor por nosso irmão deve estar profundamente enraizado no amor de Deus.
Ambos não devem ser confundidos porque não podem ser intercambiáveis na vida prática. Precisamos nos relacionar com Deus (fé, oração) e com nossos irmãos (envolvimento, fraternidade), como duas realidades independentes, mas que provêm de uma mesma e única fonte.
Nossa vida cristã só tem sentido se for a expressão do amor que se manifesta no próximo como imagem de Deus. Ser cristão significa viver o amor em todas as suas dimensões. O próprio culto de nossa fé é insignificante sem o dinamismo divino do amor.

"Escuta, ó povo, a miha advertência: Sou eu, o Senhor, teu Deus." Salmo 80(81),9a,11