segunda-feira, 12 de abril de 2010

Liturgia diária

2ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 3, 1-8


1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.


COMENTÁRIO
"Com nascer da água e do Espírito?"
No evangelho de João, nos capítulos de 3 a 4, há tres personagens que vão ao encontro de Jesus: Nicodemos, a samaritana e o oficial do rei. O primeiro deles é Nicodemos. O diálogo se desenvolve entre o binômio carne-espírito e de uma má compreensão das expressões "do alto", que é o sentido empregado por Jesus, e "de novo", a forma compreendida por Nicodemos.
Nicodemos vai a Jesus, ele é um fariseu, o grupo religioso mais importante entre os judeus. Ele representa o Judaísmo oficial,membro do Sinédrio, que tinha por missãovigiar a doutrina presente nos seus contemporâneos no território de sua jurisdição.
O que significa "nascer outra vez"? Significa viver e agir conforme os princípios da fé e do amor. Isso quer dizer, em outra dimensão, que Jesus nos transforma por dentro,de modo que podemos viver para eus e para os outros.
Nicodemos simboliza cada um de nós cristãos que, muitas vezes "envergonhados", silenciamos nossa fé porque sua manifestação prejudicaria nossos interesses, nossa situação social e até o peregrinar de nossa vida no dia a dia.

"Felizes, entretanto, todos os que nele confiam". Salmo 2,11d