sexta-feira, 25 de junho de 2010

Liturgia Diária


12ª Semana Comum
EVANGELHO
Mateus 8, 1-4


1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

COMENTÁRIO
"Senhor,se queres, tu tens o poder de purificar-me."
Iniciamos a partir de agora (cap 8-9) uma série de dez milagres de Jesus. O primeiro grupo dos milagres é formado por três e tem como denominador comum a aproximação de Jesus com as pessoas excluídas ou marginalizadas, o leproso, um pagão e uma mulher.
O leproso é figura totalmente marginalizada por motivo religioso. O homem afetado de tal enfermidade não podia ter acesso a Deus. Na cura do leproso podemos destacar estes elementos:
a) Há um evento pessoal dodoente com aquele que cura; o leprosos se aproxima de Jesus com palavras e gestos que revelam a fé nele: "prostou-se" e chamando de "Senhor". E Jesus respondeu com um gesto que era proibido na lei de Moisés: "tocou-o". O portador dessa doença era afastado da comunidade. Era considerado marginalizado. Não podia se aproximar de ninguém. Nesse encontro, Jesus rompe as barreiras, acolhe-o e permite que ele receba a salvação a que tem direito.
b) Vontade e poder, por meio do pedidopor parte do doente: Senhor, se queres, pode curar-me. Poder e vontade andam juntos. Jesus cura porque é um modo pedagógico de manifestar o Reino e a vontade do Pai, que criou tudo para o bem e a felicidade do homem.

"Que minha língua se me apegue ao palato, se eu não me lembrar de ti, Jerusalém!" Salmo 136(137),6a