sexta-feira, 9 de julho de 2010

Liturgia Diária

Santa Paulina
EVANGELHO
Mateus 10, 16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

COMENTÁRIO
"Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos."
As palavras de Jesus nesse texto são proféticas. Ele nos anuncia o que os cristãos de alguns lugares estão passando hoje: incompreensão, contradição, perseguição. A perseguição será tão forte, que se recomenda a fuga como meio para preservar a vida.
O destino do discípulo de Jesus é o mesmo do mestre. Jesus foi rejeitado pelos grupos dos fariseus como inimigos da ordem de Deus (agente do demônio), e o mesmo acontecerá com os discípulos.
Um discípulo de Jesus tem como tarefa testemunhar o Mestre, na pobreza, na simplicidade, na humildade, com toda a coragem e clareza, em todas as circunstâncias.
A força do discípulo, porém, está no Espírito que o inspira e o fortalece até o fim. Como Cristo, todo cristão é um sinal de contradição.

"Minha boca anuncia vossos louvores." Salmo 50(51),17b