terça-feira, 5 de outubro de 2010

Deus quer limpar o jardim do nosso coração

Tudo cresce, mas o mato que o pecado e o mundo semearam dentro de nós cresce muito mais depressa do que as plantinhas de Deus. O Senhor quer tirar desse matagal as suas plantinhas. Infelizmente, a tendência principal de todos é fazer com que o mato cresça, isto é, a carne quer fazer as coisas próprias da carne. Ela é orgulhosa e quer aparecer, gozar e ter prazer; é mentirosa, falsa e injusta, aproveita-se dos outros, tende à concupiscência, aos prazeres do paladar, da comida, da bebida, do sexo. Assim é o nosso homem velho.


Infelizmente, portanto, a coisa que mais cresce em nós é esse mato todo. Jesus, porém, vem dizendo: 
Convertei-vos, mudem tudo isso! Esse mato não deve mais crescer, pelo contrário, é preciso destruí-lo. É preciso que vocês deixem que, pelo meu poder, que recebi no batismo e do Espírito que passo a vocês, deixem-me queimar essas coisas que satisfazem a carne. Convertam-se, mudem radicalmente tudo isso! Deixem-me queimar o orgulho de terem status e dinheiro. Deixem-me queimar inclusive o desejo que existe dentro de vocês, removendo não apenas a gula, mas o gosto pela comida e pela bebida. Dei aos meus um justo prazer na sexualidade que é cooperação com a obra criadora, mas o mundo pôs em vocês a busca desenfreada pelo prazer, portanto, deixem-me queimar tudo o que é pecaminoso nessa busca de prazer que existe dentro de vocês. Não quero apenas tirar a sexualidade desregrada, atos desregrados. Quero tirar o seu gosto por essas coisas, para que vocês fiquem só com o gosto que vem de mim. Creiam no poder do Evangelho e naquilo que ensinei como modelo de vida. Creiam que é o melhor para vocês. Deixem-se mudar interiormente. Deixem-se converter e creiam no Evangelho. 


Evangelho é a vida vivida em novo estilo e que brota em nós com satisfações e gostos novos. Quando passamos pela experiência do encontro com o Espírito Santo, começamos a apreciar coisas que antes nos agradava tanto, como, por exemplo, a Santa Missa, que ganha um novo sentido. O Senhor quer que todas elas cresçam em nosso interior, provocando uma verdadeira conversão. Assim, por um lado, somos mudados e convertidos; por outro, passamos a crer no Evangelho ou no estilo novo de vida, mesmo que ainda não o vivamos plenamente. Uma das primeiras coisas que Jesus pregou foi “convertei-vos e crede no Evangelho”. “Convertei-vos” significa virai-vos no avesso; mudai todas as coisas dentro de vós; é um "virar de pernas para o ar". 


O principal desejo do Senhor é nossa transformação. Para isso, existe a oração, bem como os sacramentos e os grupos de oração. Também os carismas têm o mesmo propósito de nos transformar. São todos poderosos instrumentos do Espírito para que sejamos colaboradores uns dos outros em nossa transformação na luta contra o fim do matagal existente em nós e para que as plantinhas de Deus possam florescer. Os carismas auxiliam nisso. A Palavra de Deus existe para a nossa transformação, para que sejamos o homem novo, a mulher nova à imagem e semelhança de Deus.


[Trecho do livro "Curados para amar", de Mons. Jonas Abib]