sábado, 30 de outubro de 2010

Liturgia Diária

30ª Semana Comum 
EVANGELHO 
Lucas 14,1.7-11


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8”Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

COMENTÁRIO
"Quando deres uma ceia, não convides teus amigos, nem os vizinhos, nem os parentes, mas os pobres, os aleijados, os coxos."

A luta por status é um espetáculo cotidiano em nossa sociedade. Por causa disso, quantas intrigas, corrupções, extorsões vemos no mundo. Também nós, muitas vezes, como os comensais observados por Jesus, achamos que a posição é que faz o homem. Orientados por falsos valores que somos capazes de assumir e defender, invertemos posições e significados em nossa vida, o que nos afasta cada vez mais da verdade, da justiça, do amor.
Jesus nos orienta a ir ao encontro dos reais valores, nos ensina a ser audaciosos. Não nos deixemos enganar por padrões de comportamento que dão a ilusão de grandeza, quando, na verdade, nos prendem a etereótipos. No modo de Deus entender tudo, há uma determinada ordem que nem sempre combina com os nossos critérios.