quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Papa Bento XVI fala sobre o Natal



O Papa Bento XVI indicou na Catequese desta quarta-feira, 22, qual é a atitude fundamental do cristão na expectativa para o Natal. 

"A alegre espera, característica dos dias que precedem o Santo Natal, é certamente a atitude fundamental do cristão que deseja viver frutuosamente o renovado encontro com Aquele que vem habitar em meio a nós: Cristo Jesus, o Filho de Deus feito homem", destacou. 

Esta foi a última Audiência Geral ou Catequese antes das festividades natalícias, tema ao qual o Pontífice dedicou suas reflexões. Ele recordou que a liturgia durante o Advento serviu como preparação para acolher com disponibilidade e reconhecimento a vinda do Senhor e contemplar sua entrada no mundo. 

Preparação e presépio 

O Sucessor de Pedro alertou para o risco de essa época do ano contar apenas com a preparação da realidade exterior, convidando que cada um se reveja interiormente com a mesma dedicação destinada a enfeitar as casas e as ruas da cidade. 

"Jesus Menino, chegando a nós, não nos encontre despreparados. [...] Purifiquemos, portanto, a nossa consciência e a nossa vida daquilo que é contrário a essa vinda: pensamentos, palavras, atitudes e ações, dispondo-nos a realizar o bem e contribuir para realizar, neste nosso mundo, a paz e a justiça para todo o homem e a caminhar assim ao encontro do Senhor".

 Por fim, ele lembrou que o presépio é um símbolo característico do tempo natalício. "O presépio é expressão da nossa expectativa, de que Deus se aproxima de nós, de que Jesus se aproxima de nós, mas é também expressão de dar graças Àquele que decidiu partilhar da nossa condição humana, na pobreza e na simplicidade", valorizando a alegria pessoal ao ver que é uma tradição que se redescobre nos lares e locais de trabalho e encontro. 

A audiência 

O encontro do Bispo de Roma com os cerca de 9 mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI aconteceu às 7h30 (horário de Brasília - 10h30 em Roma). Na saudação aos fiéis brasileiros, o Papa salientou: 

"a minha cordial saudação de boas vindas para todos, com votos de um santo Natal, portador das consolações e graças do Deus Menino: nos vossos corações, famílias e comunidades, resplandeça a luz do Salvador, que nos revela o rosto terno e misericordioso do Pai do Céu. Em seu Nome, eu vos abençoo, pedindo a Deus um Ano Novo sereno e feliz para todos".

FONTE: www.cristoatividade.com