terça-feira, 23 de março de 2010

Liturgia diária

5ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 8, 21-30


Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”.30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.


COMENTÁRIO
"Quando eu for crucificado, eles saberão quem sou."
No texto encontramos uma afirmação forte de Jesus às autoridades religiosas judaicas: morrerei no vosso pecado. Jesus pronunciou essa afirmação forte porque as autoridades religiosas judaicas optaram por opor-se a ele. Essa oposição é decorrência daquilo que Jesus fazia e dizia. Aqui aparece claramente o confronto de dois projetos: Jesus comprometido com o plano do Pai, que é a vida, e os seus adversários com o da morte.
O drama de Jesus é atingido o seu clímax poucos dias antes de sua paixão. Por um lado, Jesus continua a questionar as autoridades, oferecendo-lhes a luz da verdade sem interferências. De outro lado, rejeição e hostilidade constituem a única resposta a tudo isso. Parecia que a escuridão sobrepujaria a luz, que o mal triunfaria sobre o bem. Esse drama termina na cruz. Aqui Jesus revela ao mesmo tempo a sua divindade e a sua dependência ao Pai. E a conclusão é o fato de muitos crerem.


"Senhor, ouvi a minha oração, e chegue até vós o meu clamor." Salmo 101(102),2