quinta-feira, 25 de março de 2010

Liturgia Diária


ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
EVANGELHO
Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 

COMENTÁRIO
"Sua vontade será cumprida."
Hoje, exatamente nove meses antes do natal, celebramos a solenidade da Anunciação pelo arcanjo Gabriel à jovem Virgem Maria, convidando-a a ser Mãe do Senhor.
Ante a grandeza do anúncio do anjo a Maria, ela se submete num ato de fé e de humildade. Por ser humilde, crê em coisas humanamente impossíveis.
A Virgem Maria é a primeira a crer em Cristo Filho de Deus que, por inexplicável mistério, está para se tornar, nela, verdadeiro homem. Cristo escolheu ser um homem como nós.
Maria, crendo, aceita. Mas sua humildade não lhepermite oferecer-se a Deus senão em qualidade de serva, de escrava. Deus responde, fazendo dela a Mãe intacta de seu Unigênito. Mistério de misericórdia do Altíssimo, ato de humildade e fé de Maria.

"Fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada." Salmo 39(40),8a.9a