segunda-feira, 15 de março de 2010

Liturgia diária

4ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 4, 43-54


Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. 
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.


COMENTÁRIO
"Adesão a Cristo pela fé."
O evangeho de São João narra no texto de hoje o terceiro sinal (milagre) de Jesus. E mais ainda este personagem (o oficial de rei) é o terceiro exemplo típico, como Nicodemos e a samaritana, do homem que vai em busca da fé.
A atitude de Cristo nesse evangelho é paradoxal. Por um lado, ele dá um sinal milagroso e sua resposta à fé do oficial. Este crê na Palavra de Jesus. A sua fé é confirmada pelo milagre, anunciado a eles pelos servos que lhe vêm ao encontro. A fé desse oficial passa por toda família.
Por outro lado, Jesus critica aqueles que não acreditam, até verem sinais e maravilhas. Jesus quer ensinar-nos que, embora os sinais visíveis possam, muitas vezes, impulsionar nossa fé, elas nunca devem condicioná-la. A fé deve "firmar-se" mesmo sem sinais visíveis, pois se baseia em nossa sólida adesão à Palavra de Cristo.


"Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes." Salmo 29(30),2a