quarta-feira, 17 de março de 2010

Liturgia diária

4ª Semana da Quaresma
EVANGELHO
João 5, 17-30


Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar,23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 
24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida.25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.


COMENTÁRIO
"Libertação: passagem da morte à vida"
Tudo em nossa vida é obra de Deus em nós. Agindo Jesus, Deus age nele e com ele. Também nossa vida é assim; se deixarmos Deus agir, ficaremos admirados das novidades que há em nosso mundo. Ao chamar Deus de Pai, Jesus revela estar unido a ele, realidade que também é nossa. Em Cristo, estamos unidos ao Pai. Esse mistério, acolhido e vivido, pode transformar o rumo de nossa vida.
Como já se aproximava a hora de sua paixão,Jesus ressalta com clareza sua missão de libertação. E, propositadamente, tira vantagem de suas discussões com os judeus.
Na cena narrada pelo texto de hoje, Jesus revela que sua libertação é para uma vida de "ressurreição". Essa salvação, que se repete na história da humanidade em tudo o que "passa da morte à vida", atinge seu objetivo na vida sem fim que terão aqueles que ouvem as Palavras de Jesus.


"O Senhor é clemente e compassivo, generoso e cheio de bondade." Salmo 144(145),8a