segunda-feira, 17 de maio de 2010

Liturgia Diária

7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 16, 29-33


Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” 

COMENTÁRIO
"Experiência de fé e paz"
Jesus termina a narrativa com uma palavra de ânimo. Ele nos encoraja, não nos abandona: Coragem! Eu venci o mundo. A frase mostra o convite e a postura que os discípulos devem ter, como também é um convite a acada um de nós.
O texto - Agora sabemos que vós conheceis todas as coisas. Por isso, cfremos que saístes de Deus - deixa bem claro que não basta entender, compreender intelectualmente, mas é preciso ser solidário com Jesus, ir até as últimas consequências. É o momento de ser como o ramo unido à videira.
Jesus nos diz que a fé deve ser atestada e que precisamos crer em Deus não só nos momentos de alegria, mas também nos tempos de dificuldade, tristeza. Ter fé não significa ficr imune às provações, dificuldades ou lutas. A palavra de ordem para quem crer é CORAGEM.
O texto termina com uma palavra de ânimo. Jesus encoraja, não abandona. Coragem! Eu venci o mundo.

"Reinos da terra, cantai ao Senhor." Salmo 67(68),33a