quinta-feira, 20 de maio de 2010

Liturgia Diária

7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 17, 20-26


Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

COMENTÁRIO
"O testemunho do amor fraterno."
Jesus conduz à unidade. Conhecer Deus, anunciar e acolher sua palavra consiste em levar todos à unidade. Foi o que Cristo pediu quando rezou: seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. É preciso construir a unidade.
Desejá-la e anunciá-la é a oração que mais agrada a Deus; é o testemunho que podemos dizer e que Deus espera de nós; é a nova linguagem que evangelizará esse mundo dessacralizado. Para que isso aconteça, é preciso acreditar que todos os homens são candidatos à unidade e que o mundo crerá na proporção de nosso testemunho concreto de unidade.
Depois da ascenção de Jesus ao céu, como puderam os cristãos convencer os outros da mensagem libertadora que ele viveu e que está presente em cada um de nós, para progresso da sociedade?
O testemunho fiel e constante do amor fraternal, com todas as suas exigências evangélicas - igualdade, perdão, serviço, justiça, dedicação, a ponto de dar nossa vida pelo irmão -, não seria possível se Jesus não fosse uma realidade, se seu amor não fosse o primeiro motor desse testemunho.

"Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio." Salmo 15(16),1