sexta-feira, 21 de maio de 2010

Liturgia Diária

7ª Semana da Páscoa
EVANGELHO
João 21, 15-19


Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

COMENTÁRIO
"Você me ama? Então, siga-me."
No início desse capítulo lemos sobre sete apóstolos pescando numa noite infrutífera. A noite quer indicar, em contraste com o dia, a ausência de Jesus ou do Espírito.
Neste diálogo com Pedro, à margem do lago, Jesus ensina-nos o que é a essência de ser cristão e o significado da vida espiritual:
Pedro, você me ama?
Sim, Senhor.
Então, siga-me.
Amar é servir. Dizer a alguém "Eu o amo" é propor-se a serví-lo com fidelidade. A missão de Pedro é um primado de serviço porque é um primado de amor.
Quem ama mais é o primeiro e portanto está sempre disposto a construir a unidade com todos. Para isso, é preciso adiar seus interesses pessoais em favor e a serviço de Deus no próximo.
A ressureição de Jesus, a garantia de sua presença no meio de nós, que cremos em seu nome, a eficácia da luz e da força do Espírito Santo nascem e acontecem dessa disposição de amar a todos como uma maneira concreta de dizer SIM a Deus.

"Noz céus estabeleceu o Senhor o seu trono." Salmo 102(103),19a