segunda-feira, 31 de maio de 2010

Liturgia Diária


VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA
EVANGELHO
Lucas 1, 39-56


39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


COMENTÁRIO
"Seguir o exemplo de Maria."
O mês de maio e dedicado ao culto filial a Maria. A festa de hoje revela um modelo de vida cristã. A grandeza de maria está no fato de ter sido escolhida por Deus, acreditado na sua Palavra e ter dado a resposta através de um sim.
Maria vai até Isabel. Esse encontro é um dos exemplos mais belos do evangelho, de amor recíproco, cada uma se alegra com a legria da outra.
Nesse episódio, pela primeira vez uma pessoa humana, Maria, leva Cristo aos homens e lhe torna possível a sua obra de santificação. É a primeira missão de Maria, é sua nova tarefa em relação a Cristo.
O exemplo de Maria que visita Isabel nos ensina que o amor é um gesto concreto, eficaz, oportuno. Trata-se mais do que um sentimento, de umadecisão de ir ao encontro do outro e compartilharas alegrias e dores.


"É grande no meio de vós o Santo de Israel." Isaías 12,6b


A Paróquia de Santa Maria Madalena celebrará hoje, às 19:00h na Igreja Matriz, o encerramento do mês Mariano. PARTICIPE!!