sexta-feira, 4 de junho de 2010

Liturgia Diária

9ª Semana Comum
EVANGELHO
Marcos 12, 35-37


35Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?" E uma grande multidão o escutava com prazer.

COMENTÁRIO
"A felicidade plena está no encontro com Cristo."
Jesus ensinava, e a multidão ouvia-o com satisfação. Aqui encontramos três sentenças de Jesus: a primeira é uma oração de louvor, possui o selo da oração de Jesus. Ela é dirigida ao pai como Senhor do céu e da terra.
Na segunda, o Pai conhece o filho em profundidade e o revela em dois  momentos culminantes de sua vida, nos quais, por meio da voz celeste, revela a sua condição de filho único e amado: isso aparece no Batismo e na Transfiguração.
A terçeira éa frase de Jesus "Meu Pai tu me entregou", que está em relação com a designação "Deus está entre nós". Jesus é a presença de Deus na terra.
Esse encontro nas palavras de Cristo manifestava o quanto ele conhecia o ser humano e quanto o amava.
Com isso, Cristo nos manifesta que o centro de noso coração deve ser de Deus. E ele, Cristo, que é o coração do mundo, deve ser o coração do nosso coração de homem. Por isso é que Cristo atrai todos a si. Todo homem encontra em Cristo a realização de seus mais íntimos e amplos anseios.

"Grande paz Têm, Senhor, aqueles que amam vossa lei." Salmo 118(119),165a